Logo O POVO+
Escolas da rede estadual terão programa de mediação de conflitos
Cotidiano

Escolas da rede estadual terão programa de mediação de conflitos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Escolas estaduais terão programa de mediação de conflitos acompanhado por profissionais capacitados pela Secretaria da Educação (Seduc). O projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Ceará (MPCE), visa promover ações voltadas para a cultura de paz e a mediação de conflitos no contexto escolar, estimulando o diálogo e a escuta ativa no enfrentamento e na resolução dos conflitos.

 

Cerca de 40 técnicos em educação iniciaram formação sobre o assunto na manhã de ontem, no Hotel Recanto Uirapuru, em Fortaleza. A programação segue até sexta-feira, 17.


“A comunidade escolar traduz todas as dificuldades e oportunidades que a sociedade nos traz. Queremos que os conflitos que surjam na comunidade escolar se autorresolvam, pra que isso seja um laboratório de exemplo para a sociedade”, dimensiona o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), promotor Hugo Mendonça.


De acordo com a secretária adjunta da Educação, Márcia Campos, serão instituídas salas de mediação nas escolas e estabelecidas parcerias com as redes municipais para o desenvolvimento do trabalho pelas prefeituras. Ela conta que, após a formação, será definido cronograma para implementação nas escolas.


“A gente quer que a cultura de paz esteja no DNA das nossas escolas”, resume a gerente da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, Betânia Maria Gomes. Ela explica que serão utilizadas técnicas como práticas circulares e exercícios de escuta qualificada para transmitir uma cultura de paz à comunidade escolar. Entre as lições, está escutar o outro e se colocar no lugar dele, aprender a dialogar e desenvolver empatia. (Ana Rute Ramires/especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?