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Fortaleza cumpre meta para alunos do 5º ano pela 1ª vez
Cotidiano

Fortaleza cumpre meta para alunos do 5º ano pela 1ª vez

A Capital conseguiu pela primeira vez atingir metas de aprendizagem em Língua Portuguesa no 5° ano do ensino fundamental. Para secretário-adjunto, o desafio a seguir é alcançar bons resultados no 9° ano
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Fortaleza conseguiu pela primeira vez atingir a meta de alunos que estão com aprendizagem adequada de Língua Portuguesa na idade certa no 5º ano do ensino fundamental. A Capital, em 2015, alcançou 55,8% de alunos com capacidades na língua materna condizentes com a faixa etária. A meta era de 45,7%. Em Matemática, segunda disciplina analisada, o resultado no mesmo ano de ensino também é satisfatório: 36%, para uma meta de 32,1%.


Os dados foram divulgado como a Meta 3 do movimento Todos Pela Educação (TPE). O levantamento é divulgado considerando-se a aprendizagem na idade certa.


Fortaleza, segundo a pesquisa, apresentou no 9º ano do ensino fundamental 1 a segunda melhor evolução em Português e Matemática dos índices — no comparativo de 2013 e 2015 — entre as capitais, atrás somente de Teresina. Nos dois anos analisados, a capital cearense cresceu 19,8 pontos percentuais em Português e 11,7 em Matemática. A primeira colocada obteve crescimento de 21,7 e 14,8 pontos percentuais, respectivamente.


Os índices positivos, para o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Educação (SME), Jefferson Queiroz Maia, são tecidos por um conjunto de fatores como “formação dos professores, fortalecimento da gestão escolar e processos voltados para resultados de aprendizagem”, explicou. “O foco natural é nos primeiros anos, porque a alfabetização na idade correta é fundamental para a continuidade na aprendizagem”, pontua.


Os bons resultados nas séries iniciais do ensino fundamental, no entanto, não se repetem na análise do TPE dos resultados no 9º ano. O índice de 32,8% em Português para a série está abaixo da meta pela segunda avaliação consecutiva.

 

Em Matemática, o resultado de apenas 11,9% é bem abaixo da meta de 32,7%.


A explicação está, conforme o secretário-adjunto, no tempo em que as políticas públicas estariam sendo implementadas. “É um grande desafio porque não é um processo que se transforma do dia para a noite, ele precisa de foco, tempo e planejamento. Estamos nos estruturando para que daqui a quatro anos se obtenham bons número também no 9º ano”, projeta Maia.


Interior
Diferentemente do que se podia pensar quando se analisam fatores socioeconômicos, algumas cidades do Interior apresentam resultados relevantes no 5º e no 9º anos nas duas disciplinas. Pires Ferreira é o único município do País em que todos os alunos têm capacidades adequadas a sua idade em Matemática.

 

Novo Horizonte, com índices de aprendizagem de 88,8% em Português e de 85,30% em Matemática, também é destaque. Groaíras (88,7% em Português e 92,9% em Matemática) é exemplo nos primeiros anos de ensino. Para a secretária da Educação de Groaíras, Francisca Hianice Maciel, o resultado tem origem no trabalho de qualificação dos professores e nas avaliações internas mensais. (Domitila Andrade)  

 

Números 

32,8% foi o índice de Fortaleza para o 9º ano em Matemática

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