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Anamnese: fazer as perguntas certas faz toda a diferença

2017-08-06 01:30:00

 

Por Rossman Cavalcante

 

Todos sabem a importância de uma avaliação física inicial antes de prescrever exercícios físicos para qualquer pessoa. Antes de qualquer procedimento que envolva esforço físico, há um momento da avaliação que eu considero absolutamente fundamental para selecionar melhor os testes de aptidão física, para direcionar o programa de treinamento de acordo com os objetivos e até para definir o nível de supervisão profissional necessário para a segurança do praticante. Esse momento é a entrevista inicial, conhecida como anamnese.


A palavra anamnese vem do grego anamnesis que significa “lembrança, ato de trazer à mente”. O avaliador deve considerar que não há como ter um modelo predefinido dos testes que irá aplicar, pois algumas das informações relatadas na anamnese podem contraindicar testes consagrados na literatura.

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Por outro lado, algumas perguntas além de desnecessárias podem constranger o avaliado e reduzir o grau de confiança que ele tem no avaliador. Por exemplo: para que perguntar se o avaliado costuma utilizar bebidas alcoólicas? Isso vai influenciar na sua prescrição de exercícios? Algum dos parâmetros de treinamento será modificado em função da resposta dada? Claro que não! Segue uma sugestão de perguntas realmente importantes e que deveriam fazer parte de uma anamnese consistente:


1 Antecedentes familiares (saúde): Importa conhecer histórico de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer em parentes de primeiro grau.


2 Antecedentes pessoais (saúde): Dificilmente o avaliado lembrará de todo o seu histórico de saúde, então vale à pena realizar um “checklist”, de acordo com os sistemas corporais afetados:


- Sistema cardiovascular: Alguma doença ou limitação desse sistema já diagnosticada? Sinais ou sintomas que, mesmo sendo considerados benignos, devem ser relatados como: taquicardia, palpitação, dor torácica. Caso alguma doença seja relatada é necessário perguntar as especificidades.


- Sistema respiratório: Se o avaliado apresenta ou apresentou as principais doenças que podem influenciar o rendimento nos exercícios: asma, bronquite, transtornos respiratórios, doenças nasais, doenças pleurais, etc.


- Sistema endócrino: Importa saber alterações endócrinas importantes como distúrbios tireoidianos e diabetes.


- Exames laboratoriais recentes: Para o profissional de Educação Física, basta conhecer as taxas básicas que podem ser modificadas por meio dos exercícios regulares: glicemia, colesterol e triglicérides (GCT)


- Sistema musculoesquelético: No caso das lesões musculoesqueléticas, para facilitar a lembrança do avaliado, as perguntas podem ser ordenadas: articulações principais, em seguida possíveis lesões de origem muscular (contraturas, estiramentos, rupturas) e finalmente lesões ou doenças relativas aos ossos.


3 Cirurgias: Procedimentos cirúrgicos recentes e características do pós-operatório.


4 Medicação: Nome e dosagem de todos os medicamentos em uso constante ou eventual. Essa pergunta é muito importante pois alguns medicamentos alteram as respostas de frequência cardíaca e pressão arterial, variáveis utilizadas como parâmetros da intensidade do exercício.


5 Acompanhamento por parte de outros profissionais da saúde: Se o avaliado apresenta condições restritivas de saúde que implicam em adaptações no treinamento, obviamente ele deverá ter um profissional de saúde que o acompanha ou acompanhou no diagnóstico ou no tratamento. Saber quem é e qual o contato desse profissional é importante para quem vai prescrever e supervisionar exercícios físicos, caso sejam necessárias mais informações sobre o quadro de saúde do avaliado ou até para situações emergenciais.


6 Nível atual de atividade física: Saber se o avaliado está sedentário e há quanto tempo. Caso seja um praticante de exercícios físicos, qual a modalidade? Qual a frequência semanal? Qual a duração média por sessão?


7 Registro de atividade física anterior: Importante para conhecer as experiências prévias e preferências por determinadas modalidades de exercício físico.


8 Disponibilidade de tempo para a prática de atividade física: Essa informação é básica e contribui bastante para que o programa de treinamento seja efetivo. Muitas vezes o avaliado está motivado por iniciar um programa de exercícios e diz que gostaria de realizar atividade física todos os dias por até duas horas e, quando for necessário, no fim de semana também. A nossa experiência e as estatísticas demonstram que não é isso que vai acontecer. Uma estimativa real dos dias e horários disponíveis para treino evita perda de tempo e ineficiência do programa pela impossibilidade de manter o treino conforme previsto.


Bons treinos!

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