PUBLICIDADE
Notícias

Um País melhor depois da crise, diz Geraldo Luciano

17:00 | 24/06/2017
NULL
NULL

 [FOTO1]

O vice-presidente de Investimentos e Controladoria e de Relações com Investidores de M. Dias Branco S/A, Geraldo Luciano Mattos Júnior, avalia que, passada a crise, haverá nova retomada na abertura de capital no País. “Tem muito investidor lá fora olhando para o Brasil. Eles veem que depois desta tempestade, muito provavelmente, vamos ter um País muito melhor”. Geraldo aponta que investidores estrangeiros estão se antecipando para comprar barato. “As empresas brasileiras estão com preço bom, eles estão vindo e comprando barato para estar bem posicionados no futuro”.

Ele destaca que desde a criação do Novo Mercado, na Bovespa, em 2005, mais de 100 empresas fizeram a abertura, com taxa de insucesso baixa. Entre 5% e 10%. Para ele, a criação foi um exemplo de atitude. Depois de muito tempo tentando criar leis, alterar a então Lei das S/A e convencer deputados para tanto, o mercado optou por fazer algo concreto. No Novo Mercado, as empresas se comprometem, a despeito do que obriga a Lei, a adotar práticas de governança corporativa.

A M. Dias Branco S/A, única empresa cearense com ações na Bolsa - em operação que teve direta participação de Geraldo em 2006- se tornou a primeira sócia-empresa da Apimec Nordeste, a associação que reúne profissionais de investimentos em mercado de capitais. Geraldo recebeu na quarta uma placa do presidente da entidade, Célio Fernando Melo. Ele disse que depois de Fortaleza, a empresa pretende participar também da Apimec na Bahia. 

 

JOGO RÁPIDO

 

COMÉRCIO. Nesta segunda acontece a sanção da Lei que Regulamenta a Diferenciação de preços em função do prazo ou do meio de pagamento utilizado. Será no Palácio do Planalto. O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, vai falar em defesa do setor.

[FOTO2] 

ARENA E CFO 

 

PACOTE. Na sexta, o contrato de concessão da Arena Castelão passou à regulação e fiscalização da Arce. Antes, a Sesporte, fazia sozinha. Segue com as tratativas e o uso. Em tempo: ano que vem acaba a concessão da Arena e a Lagardère, a atual concessionária, quer muito renovar e operar também o Centro de Formação Olímpica (CFO), aquele elefante belo, sedentário e caro. Existe a possibilidade de conceder juntos. Em tempo: o Governo espera finalizar até quarta o modelo do edital a ser usado na concessão do Centro de Eventos, da Setur. Em seguida, a PGE manda para o TCE avaliar. É uma forma de evitar que depois haja alguma recomendação da Corte 

 

n DE VIRADA. A vitória do Governo no embate com o Sinduscon, no impasse sobre a cobrança de ICMS, foi um exemplo de boa tabelinha entre Sefaz e PGE. Após placar de 8 a 0 no TJ, o pedido de vistas do desembargador Abelardo Benevides, fez a bola parar e voltar a rolar para uma virada por 13 a 2. n SABE COMO É...Entrar para uma audiência com o governador Fernando Pimentel (PT) implica deixar celular e carteira fora da sala. Há um novo protocolo que deverá ser copiado n BICICLETAS. A Unimed Fortaleza vai inaugurar dia 2 de julho o Mini Bicicletar, fazendo da Cidade a segunda do País e a primeira do Nordeste. São cinco estações do sistema infantil, que somam 50 bicicletas, em lugares estratégicos. Mira nas crianças até 10 anos, com peso máximo de 50 kg e altura máxima de 1m50. Terá bicicletas com e sem rodinhas. 

 

SAS
 

25 mil querem ser trainees
Ari de Sá Neto diz que o Programa Trainee SAS 2017 alcançou a marca de 25.843 inscritos, um aumento de mais de 100% ante o passado. Brasileiros residentes na Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Japão e Portugal, participaram. As instituições com o maior número de inscritos foram, pela ordem, UFC, USP, UFRJ, FGV e Unifor. Dos inscritos, 1.541 passaram adiante para a fase das dinâmicas em grupo realizadas em Fortaleza, Curitiba, BH e São Paulo. Restaram 250. No 10 de julho, os futuros trainees começam nas bases de Fortaleza, São Paulo e Curitiba. 

 

EXEMPLOS
 

BancoMundial vem tratar de...
O Banco Mundial escolheu o Ceará e São Paulo para serem estados-modelo na captação de investimentos. E começa pelo Ceará. Reunirá na terça, na Fiec, a anfitriã e a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplag). De 10h às 16 horas um evento terá como tema Governança, Investimento e Produtividade. Vão discutir um novo projeto de investimento do Banco, que terá o Ceará como o primeiro estado a recebê-lo. 

 

EVENTO
 

...governança e investimentos
A situação fiscal dos dois estados foi um critério para a escolha. Rio, Minas e Rio Grande do Sul não foram cogitados. O projeto tem dois eixos: Melhoria da Governança Pública e Segurança Hídrica e Saneamento. A agenda tem, dentre outros, Mark Dutz: Integrando a governança pública do investimento com o crescimento da produtividade e a inclusão – pontos destacados no “Brazil productivity growth flagship report”.

TAGS