PUBLICIDADE
Notícias

TIM aposta em mais serviço para compensar preços

17:00 | 04/03/2017
NULL
NULL

[FOTO1]

O COO (diretor de operações) da TIM no Brasil, Pietro Labriola, aposta que a companhia vai conseguir compensar o impacto do aumento de preços ao adicionar serviços, como música e banca de revistas. Para ele, o caminho para reter clientes é aumentar o uso dos serviços. Hoje, a TIM é líder em participação de mercado no Ceará, com 36,3% de share e mais de 3,5 milhões de clientes. Dos 184 municípios cearenses, 36 têm tecnologia 4G. Desses, a TIM está em 30. Ele conversou com a Coluna por telefone.

VERTICAL S/A - O que significa o investimento da TIM em tecnologia 4G neste momento do mercado?
Pietro Labriola - Muito simples. Todo o desenvolvimento de serviço no futuro e também no presente, o futuro é hoje, necessita de mais qualidade de rede de dados do que no passado. Também como performance. Você nunca poderia aceitar o nível de qualidade que estava no passado. As principais alavancas para deixar o cliente satisfeito com o uso do aparelho móvel é a qualidade da rede. Neste assunto, a velocidade, tem um nível muito melhor no 4G do que no 3G.

VSA - Estes investimentos se pagam neste momento ruim da economia?
Pietro - No passado, a telefonia móvel era um modelo de negócio baseado no custo. O custo era a linha e também o custo das ligações de interconexão.

VSA - Que caiu muito.
Pietro – Isso. O que acontece agora no modelo que muda da voz para o dado, você vai ter tarifa de interconexão com custo variável, enquanto a rede que estamos fazendo para dados você não tem custo variável. Mais e mais cabem investimento em construção de rede. Depois quando você fala corretamente que seria insustentável este modelo, penso que o que acontece no mercado do Brasil é que é preciso chegar a nível de maior racionalidade entre operadoras. O modelo de competição tem de garantir o correto nível de preço, mas também nível de remuneração do investimento para a operadora.

VSA - Há menos promoções no mercado. A meta é garantir rentabilidade. O consumidor vai demorar a ver promoções?
Pietro - Eu acho que não é completamente correto falar em incremento de preço. Parte desse incremento é para adequação da inflação e para mudança de ICMS. Se pegar o que aconteceu entre o início do ano passado e agora março de 2017, muitos estados aumentaram o ICMS entre 2% e 5%. Hoje o que aconteceu, a TIM não repassou para o pré-pago, que é a classe mais baixa. Ao mesmo tempo, nossa estratégia foi deixar o cliente satisfeito. Nós incrementamos o valor, mas fizemos novas ofertas de serviços que podem garantir economia para outras atividades. Exemplo: incluímos no pacote controle de nível mais baixo R$ 39,90, o serviço para ler até 40 revistas semanais. Se fizer o cálculo de cada revista, vai recuperar todo o aumento de preço. E você pode ouvir músicas sem gastar franquia dos dados.

VSA - Como a TIM está compensando a queda de receita com voz.
Pietro - A TIM está compensando parte da redução no pré pago com crescimento do pós-pago. Porque hoje o maior problema do pré-pago é o cliente que escolhe a modalidade sem compromisso. Muitas vezes usa dois chip. Tentamos convencer o cliente a migrar para oferta pré-pago com compromisso. Assim consolidamos o gasto com uma operadora apenas. Até o ano passado, ele escolhia TIM e quando ligava para amigos da Oi era muito caro.

VSA - O SMS morreu?
Pietro - Está morrendo, não só no Brasil. No Brasil, temos de considerar que para alguns níveis sociais, escrever é muito mais difícil do que gravar mensagem. Isto está ainda se acelerando com o Whastapp.

VSA – A que vocês atribuem a perda de imagem da companhia?
Pietro – Trabalhamos para recuperar no cliente a imagem de uma operadora confiável. Perdemos em 2012. O problema é que até hoje alguns têm a lembrança. Mas já começamos a ser alternativa para Vivo e Claro. No lançamento de alguns serviços, na oferta da música e das revistas. Isto ajuda ver isto. Não é só publicidade. Mas fato.

 

CRISE


Parou de piorar, mas ainda é muito pouco
A leitura de um importante empresário cearense com tráfego em empresas nacionais e multinacionais é de que esta crise, de tão forte, deixa a todos sem saber ainda quando sairão. “Entraram endividados e sem caixa. Estamos todos sofrendo e os setores econômicos estão tontos”. Mas não parou de piorar? Ele responde: “Muito tímidas as reações, excetuando-se o a queda da inflação e o câmbio sob controle”. 

 

WHATSAPP


Sobre juízes que bloqueiam

O diretor da Morphus Segurança da Informação, Renato Marinho (foto), fala sobre bloqueio judicial do aplicativo WhatsApp no dia 8 próximo, quarta-feira. Será no evento TecnoCoffee às 17 horas, no Instituto de Direito da Tecnologia da Informação (IDTI). E se antecipa à audiência pública convocada, mas ainda não datada, pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o assunto.  

 

ALÉM DA FEIRA


DRAGÃO DO MAR.
Em boa hora, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou que a feira da José Avelino terá sua despedida da rua no Dia das Mães. Intolerável o jeito que aquilo funciona em solo tombado pelo Patrimônio Histórico. Mas ainda que seja motivo de alegria para os comerciantes do entorno do Centro Dragão do Mar, isto não basta. A feira agravou algo já bem ruim. Leiam-se comércio irregular, a desordem do trânsito e outras mumunhas mais. Vigoroso (e o Carnaval mostrou isso), o Dragão do Mar resiste. Assim como casas privadas, como o Órbita. Mas sobreviver no setor privado é muito mais difícil.  

 

PRAIA DO FUTURO

 

Sem barracas, risco de barracos
Um dos grandes riscos da saída das barracas da Praia do Futuro, na hipótese de a Ação impetrada pelo Ministério Público Federal ser vencedora no próximo dia 15, é a favelização da Praia do Futuro. Isso aconteceu em Salvador, onde a decisão da Justiça foi pela demolição. Aliás, a ocupação por famílias em barracas desativadas ou mesmo barracos já ocorre na PF. Em tempo: dos 15 desembargadores federais que irão julgar no TRF-5, três são cearenses: José Maria Lucen, Cid Marconi e Roberto Machado. Os barraqueiros estão acompanhando um tanto aflitos e se mobilizam por meio da associação. A hastag é #salvemasbarracasdapraiadofuturo.  

 

AMBEV
A aposta é sem álcool
Em ano de bebida quente, com lucro menor, a Ambev listou como agenda positiva o segmento de não alcoólicos. Consolidou Fusion como a segunda marca de energético mais consumida, ampliou o portfólio ao se unir à fabricante de sucos Do Bem e agora vai trazer ao mercado a água mineral Ama. Anuncia que 100% do lucro do produto é destinado para projetos que ampliem o acesso à água potável no semi-árido brasileiro.  

 

ILÍCITOS
Cigarros ainda piores
O comércio ilícito representa quase 10% do mercado mundial de cigarros. Em países de baixa e média renda, até 50% de cigarros são de fontes ilícitas. No Brasil, seriam ilegais mais de 30% dos cigarros consumidos. Ou seja, estes fazem mais mal ainda, por gerarem sonegação.Há um Protocolo na OMS para eliminar a prática. Só 25 países aderiram, de um total de 180. O Brasil ainda não.  

 

LIVRO
Panorama do Ceará
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará ( Ipece) lança nesta quarta-feira, 8, às 15 horas, o livro Panorama Socioeconômico das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará. O diretor geral, Flávio Ataliba, diz que o trabalho é inédito. Reúne as principais características geográficas e socioeconômicas dos municípios do Ceará, divididos
em 14 regiões de planejamento do Estado.  

 

n UBER. O LIDE CEARÁ - Grupo de Lideres Empresariais, com o patrocínio do Grupo Servnac, faz almoço-debate com Gui Telles, diretor Geral da Uber no Brasil. Fala sobre "O Futuro da Mobilidade Urbana". Dia 17 (uma sexta-feira), no Hotel Gran Marquise n FRANÇA-INGLATERRA. Frédéric Drouin assumiu como presidente da Jaguar Land Rover para América Latina. O executivo franco-suíço já ocupou a presidência da operação brasileira da Peugeot entre 2012 e 2014 n RÁDIO. De segunda a sexta-feira tem Vertical S/A a qualquer momento nas rádios O POVO-CBN (95.5) e Mucuripe FM (106.5)
n À FRANCESA. A AccorHotels comprou o controle da BHG Hoteis. Em Fortaleza, agrega duas unidades: Tulip Inn, no Meireles, e Golden Tulip, no Mucuripe.   

 

Jogo Rápido

IVAN MARTINS. A missa de 7º dia do empresário Ivan Martins será nesta segunda-feira, 6, às 19h30min, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, nas Dunas.  

 

TAGS