PUBLICIDADE
Notícias

Crédito direcionado está mudando. FNE em alerta

17:00 | 18/02/2017

 

Jocélio Leal

 

Em março haverá uma nova possível alteração do retrato atual do FNE. Será a próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), na qual existe a real possibilidade de os juros do FNE se tornarem menos atraentes. O risco está, se não em um aumento, mas na diminuição da diferença entre a Selic e as taxas do Fundo, principal motor para o crédito de longo prazo na região. Na prática, muito ruim para o Nordeste e para o BNB. Em verdade, as mudanças no crédito direcionado já estão a ocorrer. Por exemplo, no BNDES não há mais nenhuma linha com funding 100% TJLP.


Por direcionamento, entendam-se os recursos que o BNDES e o BNB, por exemplo, emprestam para determinados setores. O ceticismo habita o Banco Central – naturalmente ressabiado pelos exageros da Era Dilma. Na lógica dominante do Bacen, não ter crédito direcionado é o ideal para o País, em nome da Política Monetária. Mas na lógica da vida real do Nordeste, com suas peculiaridades – não de favor, mas de política de desenvolvimento regional – mexer no direcionamento exige um profunda discussão. A propósito, para ser politicamente viável, a taxa de juros de equilíbrio da economia brasileira tem de cair.


A Coluna apurou que há estudo para nova fórmula para a TJLP. Passaria a ser baseada na taxa de juros da NTN-B, os títulos de mais longo prazo no Brasil. Este ano, a TJLP não mudaria e poderia até cair um pouco.


TOYOTA


NewlAnd

Luiz Teixeira festeja. A Newland (Toyota) obteve em 2016 o melhor desempenho de sua história quanto à qualidade. Todas as concessionárias conquistaram a graduação “A” no programa Dealer Evaluation da montadora japonesa. A Toyota é rigorosa. Classifica de “D” à “A”. O grupo está no Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco.

 

UBER

 

Ele não vai de táxi

Guilherme Telles, gerente-geral da Uber no Brasil, vem a Fortaleza em março. É convidado do Lide, o grupo que reúne empresários e altos executivos. O serviço aqui tem a antipatia da Prefeitura e dos taxistas. Apenas deles.


RETOMADA


Giannetti na Fiec

Dia 20, 18h30min, a Fiec recebe no Fórum Ideias em Debate o economista Eduardo Giannetti da Fonseca. O principal assessor econômico de Martina Silva em 2014 fala sobre “A perspectiva realista da retomada do crescimento econômico”.

 

JOGO RÁPIDO

 

NOVA TJLP. Pelo estudo em curso na Fazenda, em cinco anos, a TJLP mudaria para taxa de juros da NTN-B. Na prática, estaríamos diante de uma grande mudança no crédito subsidiado no País. São estudos. Não foram ainda para a mesa de Michel Temer.

 

HORIZONTAIS

* CASE. Sobral é hoje uma referência nacional em escola pública. O prefeito Ivo Gomes (PDT) almoçou esta semana com um grupo de peso pesados da economia. Jorge Paulo Lemann (Ambev e muito mais), Guilherme Leal (Natura), Neca Setúbal (Itaú) vão investir na educação do município * TI. ”É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um gestor de TI propor uma mudança de sistema” . De um fornecedor da área. Sabe como é. Ninguém quer correr riscos...

 

TAGS