PUBLICIDADE

Consulta termina em goleada

01:30 | 04/02/2017

Cearense é bicho exagerado - incomparável nas comparações. Lembra quando tio Joaquim, vendo-me “engurujado” no sofá da sala, disse que eu parecia “um pedaço de toicinho dentro dum saco de farinha”? Pois esse mesmo irmão de mãe foi ao médico tratar duma espinha reincidente no interior da narina e a conversa com o otorrino foi de muitos gols, de um lado e de outro.

Examinado o nariz do incomodado paciente, doutor (torcedor doente do Ceará Sporting Clube) sublinha uma das prováveis causas: defesas baixas.

- Aí o adversário, as bactérias, fazem a festa!

- Explique melhor! – pede tio Joaquim, fanático pelo Tricolor de Aço.

- Digamos que o Vovô meta 6 a 0 no Fortaleza, ainda no primeiro tempo. Ataque fez estragos porquê? Porque a defesa contrária estava fraca...

Tio Joaquim, doído mais da goleada gratuita que da espinha operosa, retruca:

- E se a defesa do Leão tivesse Cícero, Louro, Zé Paulo, Basílio e Carneiro? Não levava um, doutor! Com Hamilton Rocha, Geraldino Saravá, Adilton e Mimi no ataque, era 10 a 0 naquela carniça!!!

Pago quando morrer

 

 

Viúvo, quem diria! Seu Zé agora sozinho no mundo. A amada Maria Anete no Grande Além. Jeito é chorar, velho! Chora, empurra o pau a chorar! Faz bem: irriga os canais lacrimais, desinflama a alma dorida de saudade. Pranteia a ausência do teu bem-querer, que daqui a pouco tem a missa de corpo presente e o enterro.

Ao pé do caixão, por sinal muito bonito, Zé parecia criança a choramingar lapada de mãe enfezada. Agarrado à madeira envernizada, queria uma coisinha mais de vida, da vida que de quem partiu, partindo um coração – tenros 45 aninhos tinha Anete. Seu Zé berra, beija, bafeja, baba, bodeja e birita.

Quinta dose de cana (pra suportar tamanha solidão, só melado) e quem aparece no velório, instalado na sala de visitas da casa do Zé? Protógenes, “rapai véi” rico feito o cão, bodegueiro afamado. Veio cobrar 500 contos do “cônjuge sobrevivente de uma sociedade conjugal desfeita com a morte do outro”; exéquias, só um detalhe.

Potó, alcunha do comerciante, abraça o viúvo por trás, ora esparramado sobre o caixão. Como se buscasse desvencilhar-lhe da dor os braços, conchega Zé ao peito e entoa a oração de Santo Expedito. Sabedor da real intenção do credor no recinto, o desconsolado senhor, apontando pra morta querida,desabafa lacrimoso:

- Bem que podia ser tu aí, nera Potó!?!

 

‘Top de trás pra frente é pot’

 

Sabe o Val, que tocava fogo num tamborete da cozinha sempre que levava chifre da mulher? Não tem mais um tamborete em casa! Todo instante vendo chifre em cabeça de cavalo, deu em vender pote online e quartinha output. Gaba-se de comerciante top; pra mulher, uma “topeira”. Confira no desabafo da Chaguinha:

- Chifre é como assombração, geralmente aparece pra quem tem medo.

- Que mais, Chaguinha? – indago preocupado com Val.

- Caba véi endoido. Onde já se viu botar na loja o nome “Val Divino”, mesmo que fique na padre Valdevino! Tem mais: ele falou pro nosso caçula de 5 anos, depois do almoço, que o menino tinha cinco minutos pra dormir meia

 

hora... Entendeu?!?

Adriano Nogueira

TAGS