Logo O POVO+
Saudade
Foto de Socorro Acioli
clique para exibir bio do colunista

Escritora e jornalista com doutorado em estudos da literatura pela Universidade Federal Fluminense. Ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria de Literatura Infantil com o livro

Saudade


Eu não sei de onde você vem nem qual é a língua dos seus sonhos. Mas acredite em mim: a saudade, essa palavra que só existe em português, é a definição perfeita de um pequeno pedaço de sua vida.


Se investigar o canto mais profundo da sua alma, vai encontrar uma caixa cheia de saudades, mesmo que nem saiba o que essa palavra significa.


Todas as coisas que você amou e não pode mais ver nem tocar, estarão lá. Quando abrir essa caixa secreta, o que encontrará é a Saudade.


Talvez o cheiro da mulher que tomou conta de você quando era uma criança. Mãe, avó, tia, o espírito feminino que representa seu primeiro contato com o amor.


Talvez o sabor de algo que você provou de forma inesquecível ou com alguém querido.


Nessa caixa você também pode encontrar um som. Uma música que possa o transportar imediatamente para outro lugar, outro tempo, a embriaguez de uma forte lembrança.


Como será feliz o momento em que a saudade envolver você até que feche seus olhos!


A saudade vem depois de um tempo feliz. Saudades do ontem. Ou de muitos anos antes. Saudades são as cores, o cheiro, o perfume e o sabor da sua história de vida.


Você e eu somos o que somos por causa dessa caixa que guardamos secretamente.


O que nos faz feliz hoje pode ser a nossa saudade mais forte algum dia. É tempo de viver. Lá no final da estrada, seremos felizes ao abrir essa caixa e lembrando do que hoje é o Presente.


Quanto mais saudades você tem, mais bonita foi a sua vida.


Escrevi esse texto para ler em voz alta no lançamento do meu livro Sainte Caboche, em Paris. Li enquanto Manassés tocava violão, uma sorte e honra. Os franceses não entenderam nada, mas disseram que é um idioma bonito de se ouvir. Mas os brasileiros que estavam lá, especialmente os cearenses, sentiram saudades no corpo inteiro.


Foto do Socorro Acioli

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?