PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Governo de PT e PDT respalda reforma de Temer

2017-03-29 01:30:00

Curioso que venha de governo do PT, com hegemonia do PDT, a primeira manifestação que vi de um Estado de adesão à reforma da Previdência federal. Em momento no qual até aliados criticam e fazem ponderações, o Ceará está pronto para adotar o que vier de lá. Verdade que o tom adotado pelo secretário Maia Júnior (PSDB) é quase de resignação. Ele afirma que não haverá escapatória aos estados além de seguir a regra nacional. E isso se mostrou particularmente verdadeiro com a notícia de que os governos estaduais terão prazo para se adequarem à mudança, período após o qual estarão submetidos à regra federal.


Ainda assim, é curioso que o governo petista se torne pioneiro no anúncio de que implantará aquilo que vier de Brasília. Por exemplo, aliado do Palácio do Planalto, o prefeito paulistano João Dória (PSDB) se queixou que o problema estava sendo empurrado para prefeitos e governadores. Ainda que, no caso cearense, haja a se ponderar que o anúncio veio pela voz do tucano Maia Júnior. Com o gesto, ele atrai desgaste que poderia evitar. Todavia, desgaste nunca foi algo de que Maia tenha fugido, pelo contrário. Ele trata do assunto com franqueza, e isso é certamente uma virtude. É melhor para o debate público, ainda que possa não ser o melhor para o governo.


De todo modo, o desgaste seria particularmente evitável uma vez que nem se sabe qual reforma será aprovada. Dificilmente será como está, como ressaltou o próprio governador Camilo Santana (PT), em visita ontem à rádio O POVO/CBN. Então, o governo acaba assumindo publicamente uma pauta impopular e polêmica que nem se sabe em que termos irá sair.


REAÇÃO DAS BANCADAS

Engraçado mesmo será observar o malabarismo partidário para equilibrar os discursos. Porque o PT comanda a oposição à reforma da Previdência. O PDT fechou questão contra. Já o governo estadual, sob guarda compartilhada de ambos, implanta as medidas. O que farão as bancadas?

Camilo Santana deu pistas sobre a saída possível. Criticou, por exemplo, as restrições impostas às aposentadorias rurais. E fez bem-vindo questionamento à falta de debate. Viva! Sinalização positiva sobre o método de discussão a ser adotado na reforma local. A conferir e cobrar.


Mas, afora esse ponto da aposentadoria rural, como fica o resto da reforma? Os petistas cearenses votarão contra a idade mínima enquanto a adotarão no Ceará? Votarão contra o tempo de contribuição de 49 anos para aposentadoria integral?


AUTONOMIA COISA NENHUMA

Michel Temer (PMDB) anunciou semana passada que deixaria para os estados a decisão sobre a previdência dos respectivos servidores, mas ficou claro que isso não ocorrerá coisa nenhuma. Se não fizerem as mudanças dentro do prazo estipulado, as regras federais passam a valer. Não é princípio federativo, não é respeito a autonomia. É apenas forma de confundir, driblar as insatisfações e enfraquecer os naturais protestos. Resta saber se os atingidos serão bobos para caírem nessa.

CASUÍSMO TUCANO

O PSDB pediu a cassação da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer, mas agora quer deixar Temer fora disso. Deseja cassar Dilma, mas preservar Temer. Isso ocorre, obviamente, porque Temer é aliado. Se fosse adversário, os tucanos também iam querer que caísse fora. Uma vergonha tamanho casuísmo.

O DESMONTE DA CGD

Durante o governo Cid Gomes (PDT), as expulsões de policiais ficaram na casa das dezenas. Foram 61 em 2011, 39 em 2012, 73 em 2013 e 48 em 2014. No governo Camilo, conforme mostrou o jornalista Thiago Paiva no O POVO de segunda-feira, os números são bem mais modestos: um policial em 2015, três em 2016 e três em 2017. O que aconteceu?

 

Talvez haja ótima notícia: os policiais deixaram de infringir as leis. Que bom! Mas pode ser sintoma de outra situação: quem sabe não foram cometidas injustiças nos anos anteriores? Porém, não acredito plenamente nem em uma nem em outra. Creio haver algo que apontei em 1º de fevereiro: a Controladoria Geral de Disciplina (CGD) está sendo esvaziada, enfraquecida. Desde janeiro o órgão não tem secretário e está sob comando interino.

 

Para ler o que comentei na época, acesse este link: http://bit.ly/sspdscgd

 

Érico Firmo

TAGS