PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

O dever de casa

2017-07-13 01:30:00

AS FALHAS DO CEARÁ


Num campeonato como este da Série B do Brasileiro, de longa duração e com todos se enfrentando em turno e returno, algumas equipes conseguem em certos momentos da competição resultados melhores jogando fora de casa do que nos seus próprios domínios.


É o caso do Internacional e do Ceará. Dos vinte e um pontos conquistados até agora pelo Inter, que lhe asseguram um 5º lugar na classificação, quatorze deles foram conseguidos fora de casa. O Ceará, em 8º lugar, dos dezoito pontos alcançados fez dez fora de casa.


Os dois se enfrentaram na terça-feira passada e a vitória do Inter, fazendo dois gols antes dos vinte minutos do primeiro tempo, nos convida a uma reflexão.


Se uma equipe ainda não alcançou um padrão para impor seu jogo por que não cuida primeiro da marcação?


O otimismo tinha tomado conta do Ceará. Jogando dentro de casa e empurrado pela sua torcida, seria impossível não tomar as rédeas da partida, e, como se tivesse sido picado por uma mosca azul, o Ceará partiu célere em direção à vitória. Fazer o dever de casa era a palavra de ordem.


A exemplo de suas partidas fora de casa, o Inter se fechou. Que fizeram os colorados? Marcaram o campo inteiro. Um alvinegro pegava na bola e todos se postavam atrás da linha da bola. Quando vinham pelo meio dobravam a marcação. Um no combate e o outro na sobra.


Quando o Ceará tentava os lados do campo, a marcação triplicava, e com um espaço diminuto para criar se embaralhava. Bola retomada, o Internacional saía em alta velocidade, gerando pânico na defesa alvinegra. Aos vinte e cinco do primeiro tempo temi por goleada.


Dizem que o futebol é o mais imprevisível dos esportes coletivos. Nem sempre vence o melhor e uma partida pode ser decidida por um detalhe. Uma contusão inesperada; uma bola que resvala em alguém, engana o goleiro e entra; um erro do juiz; um pênalti e por aí vai.


Nada disso aconteceu. Embora tenha havido uma falha no primeiro gol do Inter, a ânsia precipitada de uma vitória não levou em consideração a excelente campanha do adversário fora de casa.


Tomamos um vareio de bola e graças ao Éverson não tomamos uma goleada.

Adriano Nogueira

TAGS