PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

A Vitória do Fortaleza

2017-05-25 01:30:00

As vitórias são sempre festejadas, mas essa do Fortaleza sobre o Botafogo-PB apresentou um comportamento novo dos torcedores leoninos, que não reclamaram nem um minuto de uma equipe ainda em formação, com falhas coletivas e individuais.  

A torcida apoiou e incentivou o jogo inteiro. Essa atitude foi fundamental para os jogadores ,que vinham massacrados pelos resultados anteriores, readquirirem a confiança necessária e se sentirem comprometidos e engajados na campanha para voltar à Série B.  

Postura totalmente diferente das partidas anteriores. Lembro-me que mal começava as partidas tome vaia. Um passe errado e tome mais vaia. Torcedor tomando satisfações e brigando com técnico e jogador. Na arquibancada, a faixa “Queremos voltar para a Série B”. Proliferavam as acusações: os jogadores estão fazendo corpo mole e não estão dando o melhor deles. Não é assim que a banda toca.  

 

Num mundo em que o mercado é a estrela-guia e todo jogador tem seu empresário, bastam umas insatisfações para o jogador querer mudar de ares.  

Engana-se quem pensa que jogadores com uma história vitoriosa vão se encaixar de um momento para outro. Não existe pesquisa sobre o assunto, mas a olho nu percebo que a maioria das contratações dá errado. Gente não é como planta, que você aduba, joga água e colhe.  

Tem gente que acha o elenco fraco. Discordo em parte. Fiz um levantamento e vi que alguns deles jogaram em grandes equipes e foram campeões, mas guardam consigo a tradição de marcação do futebol do Sul. É necessário contratar jogadores de meio criativos. Por outro lado, a mudança de direção parece ter feito bem ao Leão.  

 

O emocional melhorou. O Mestre, meu guru da Beira Mar, é taxativo: o sujeito abalado emocionalmente não deve sair de casa, imagine jogar futebol, que além da técnica exige coordenação.  

Embora não seja um comentarista de resultados, sei que é muito melhor ir arrumando a casa com o time ganhando do que ter que se organizar com sucessivas derrotas. A torcida promete paciência! Volto a insistir: o Fortaleza precisa de jogadores criativos pelo meio.

TAGS