PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Santo de casa não faz milagre

2017-03-23 01:30:00

VALORES DE GUARAJU E MARANGUAPE
 

Gosto dos estaduais. Além da rivalidade entre as equipes, sempre aparecem bons valores. Os dirigentes dos grandes clubes do nosso futebol já entram medindo o prejuízo que irão tomar. Torcem para que Ceará e Fortaleza se enfrentem na final e que sobre algum para as despesas.
 

Tem gente querendo extingui-los, mas isso seria como dar um tiro no próprio pé, porque nos estaduais está presente a base do futebol brasileiro. Não é por acaso que dois times médios como Guarani de Juazeiro e Maranguape tenham feito as duas melhores partidas até agora.
 

O Guarani é o primeiro classificado para disputar as semifinais. Venceu ontem à noite em Juazeiro por 5 a 1. Não pensem que o jogo foi fácil como o placar sinaliza. É que o Guarani virou um jogo que estava perdendo. O Maranguape foi atrás do empate e tome contra-ataque.
 

Essa arma do Guarani é mortal. Já tinha escrito sobre o arco e a flecha. Adenilson, o melhor meia do campeonato, lança bolas em profundidade de olhos fechados. Leilson, artilheiro do campeonato, ou Ronda abertos pelas pontas completam a jogada.
 

Alguns jogadores dessas duas equipes não fariam feio se tivessem chances nos dois grandes do nosso futebol. Os do Guarani eu já citei e no Maranguape Adilson, Paulinho e Gugu fizeram um excelente campeonato. O problema é que santo de casa não faz milagre.
 

Quem abordou este tema com arte foi a carnavalesca Rosa Magalhães no seu famoso Mais vale um jegue que me leve que um camelo que me derrube. O enredo tratava de uma expedição idealizada por D. Pedro II com o fim de encontrar ouro no Ceará. Os organizadores mandaram buscar 14 camelos na Argélia. À medida que se aprofundavam nos areais cearenses os camelos quebravam as patas, não podiam mais sair do lugar, e, aos poucos, iam sendo substituídos pelos jegues que andavam soltos pelo caminho.
 

O samba puxado por Preto Joia tinha letra primorosa e na última estrofe o poeta da Imperatriz dizia: “Mais vale a simplicidade a buscar mil novidades e criar complicação”. Esquecendo o bom e o útil, renegar o que é nosso gera insatisfação.  

 

Não pensem que o jogo foi fácil como o placar sinaliza. É que o Guarani virou um jogo que estava perdendo. O Maranguape foi atrás do empate e tome contra-ataque

Sérgio Redes

TAGS