PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Distribuidoras querem licenças, mesmo que provisórias

2017-09-06 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O incômodo com a falta de diálogo entre as distribuidoras de combustível instaladas no Porto do Mucuripe e o Governo de Estado permanece. Enquanto há esforços para fechar os acordos com o Porto de Roterdã para administrar o Pecém, os planos para o Mucuripe parecem esquecidos e permanecem as dificuldades para se estocar combustível.


A presidente da Comissão de Direito Marítimo da OAB, Rachel Philomeno, afirma que a última audiência representou apenas uma exposição dos interesses do governo, mas não houve espaço para a participação da sociedade.


Ela explica que as distribuidoras querem, pelo menos, licenças provisórias para manter suas operações nesse período de transição para o Pecém. A situação do abastecimento de combustível de Fortaleza, segundo a advogada, está comprometida em função da falta de um acordo.


Outro problema que surge com a falta de um plano de transição diz respeito ao trato com os investidores. Empresas passaram a migrar com seus investimentos para outros estados devido à falta de mediação.


IRRITAÇÃO


DE OLHO APENAS NOS INVESTIDORES EXTERNOS


A forma como o Governo do Estado tem conduzido o processo de transferência da tancagem de combustível do Mucuripe para o Pecém tem deixado nas entrelinhas o interesse apenas na participação de investidores externos. Essa tem sido a leitura de empresas locais, que reclamam nos bastidores da forma de tratamento e condução dos trabalhos.


CRISE 1


PREJUÍZO NA OFERTA DE VAGAS


Funcionários do Sine/IDT reforçam o quanto quem precisa de trabalho vem sendo prejudicado pela falta de recursos do órgão. Devido à ausência de carros e telefones para a realização de contato com empresas, o volume de ofertas caiu. Até ontem, o número disponível era de 465 vagas. Nesse período, tradicionalmente, o volume chegava a 1.000 vagas.


Detalhe: o Ceará acumulou até julho 221.594 admissões e 233.994 desligamentos; portanto, um saldo negativo de 12.400 empregos, pelos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mais da metade das vagas perdidas estavam no comércio, que este ano tem sentido mais a crise.


CRISE 2


EMPURRÃO PARA A INFORMALIDADE


Embora haja um esforço para mostrar indicadores que sinalizem uma perspectiva positiva, a situação não está fácil. Os dados divulgados pelo IBGE em agosto refletem bem essa situação: 10,7 milhões de trabalhadores no Brasil não têm carteira assinada.


Com a reforma trabalhista que passa a vigorar no dia 11 de novembro, esses números podem piorar. A Organização Internacional do Trabalho tem feito estudos sobre as mudanças nas legislações em alguns países e os efeitos da “flexibilização” ou “precarização”.


No caso de Fortaleza, estudiosos do assunto também andam preocupados, já que 27,4% dos trabalhadores são autônomos. Percebe-se a elevação do número de profissionais com menor proteção ao risco. Nessa categoria entrariam trabalhadores do comércio ambulante, motoristas de Uber e mototaxistas, que também deixam de ter renda se não estiverem em atividade.


AMBEV


CONSUMO CONSCIENTE


A Ambev, através da Cervejaria Aquiraz, está envolvendo seus funcionários e centros de distribuição no Dia de Responsa, que será realizado no próximo dia 15. No Ceará, 900 pessoas participarão da campanha pelo consumo consciente. Ou seja: vão mostrar os riscos do consumo indevido de bebidas associados à direção ou por menores de 18 anos.


IMÓVEIS


PROJETO EM AQUIRAZ


O fundador da Terra Brasilis, Eduardo Ponte, prepara o lançamento, este mês, de um novo empreendimento horizontal. O projeto será instalado em Aquiraz. A estratégia tenta driblar a crise no setor imobiliário através de parcerias.


IBEF


TRANSPARÊNCIA NOS NEGÓCIOS

 

O Grupo Dias Branco vai apresentar, durante encontro do Instituto Brasileiro de Finanças (IBEF), dados sobre o trabalho de transparência nos negócios. O vice-presidente de Investimentos, Geraldo Luciano, e a diretora de Controladoria, Vera Ponte, mostrarão os caminhos percorridos nesse processo e que resultaram em prêmio ganho recentemente. O mediador do evento será o CEO do Sistema Ari de Sá, Ari de Sá Neto. O evento será dia 19, às 19 horas, no Hotel Gran Marquise.


A economia não é guiada apenas pela busca do ganho, mas também pela do poder”

François Perroux (1903-1987), economista francês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS