PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Sebrae e Airbnb: suspensão temporária de convênio

2017-08-11 01:30:00

O Sebrae Nacional encaminhou ontem explicações sobre a suspensão da parceria com o Airbnb (plataforma digital que realiza locação de imóveis de terceiros por temporada). O assunto gerou polêmica e a reação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, forçando em seguida a suspensão do convênio. Ou seja: uma vitória temporária da hotelaria.


A decisão provocou mal-estar e o Airbnb também se posicionou sobre a decisão do Sebrae, estranhando o recuo da entidade, depois de mais de um ano de negociação. Ontem, o Sebrae Nacional se manifestou oficialmente sobre o assunto e encaminhou nota à redação:


“O convênio com a empresa Airbnb está suspenso temporariamente e em processo de análise, visando estabelecer a melhor forma de integração entre o setor turístico tradicional e as inovações digitais. A parceria em análise não prevê o repasse de verba para a plataforma de hospedagem e nem o atendimento aos anfitriões cadastrados pela empresa”.


IDEIA ORIGINAL


TESTE DE MODELO


O Sebrae Nacional explica que a ideia original do convênio era de realizar testes de um modelo de capacitação em alguns bairros no Rio de Janeiro e em Bonito, no Mato Grosso. O programa deveria capacitar 500 empresários de micro e pequenas empresas localizadas no entorno das acomodações vinculadas ao Airbnb. Esses pequenos negócios passariam a divulgar, aos turistas hospedados, a rede de micro e pequenas empresas mapeadas na região.


“Essa não é uma iniciativa isolada do Sebrae para o setor de turismo. Encontram-se em execução ou em negociação projetos e parcerias para o fomento e promoção das micro e pequenas empresas da cadeia do turismo envolvendo a aplicação de mais de R$ 100 milhões até 2018. Essas ações envolvem a capacitação de pequenos negócios nos segmentos de meios de hospedagem, bares e restaurantes, guias e agências de turismo e atrativos turísticos”, informa ainda a nota encaminhada pelo Sebrae.


O fato é que a iniciativa e o recuo acabaram desagradando a ABIH e o Airbnb.


TECNOLOGIA


NEGÓCIOS COM LIMPEZA


O presidente da Ultralimpo Soluções Ambientais, Giuliano Loureiro, está em São Paulo, participando da Higiexpo (considerada uma das maiores feiras do setor de serviços). Antes de viajar, ele adiantou que lançará nas próximas semanas um serviço de “limpeza itinerante”, realizado com equipamentos que estão surgindo no mercado e otimizam o trabalho.


CRC


REFORMA TRABALHISTA


Como será implantada a reforma trabalhista? O Conselho Regional de Contabilidade promoverá palestra sobre o assunto na segunda-feira, às 19 horas, na Fiec. O palestrante é o juiz do trabalho Marlos Augusto Melek, que participou da elaboração do Projeto de Lei Complementar.


Melek ficou conhecido como o pai da reforma trabalhista.


ZPE


GRANDES NEGÓCIOS


Grandes negócios da economia do Ceará são realizados através de sociedades anônimas. Um grande número de investimentos entra no Estado através dessa modalidade de empresas. O capital social dessas companhias somou US$ 10,7 bilhões até dezembro de 2016. Os números são da Junta Comercial do Ceará e organizados pela Câmara Brasil Portugal e pela Câmara de Comércio Exterior.


A tendência é de um crescimento maior desses negócios através do fortalecimento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que articula negócios neste momento com empresas chinesas e coreanas.


CONSULTOR


ORDEM DE MALTA


O advogado e professor cearense Vanilo de Carvalho é agora consultor jurídico da Associação Brasileira dos Cavaleiros da Ordem de Malta, no Rio de Janeiro, para o triênio 2017 a 2020. Vale ressaltar que a Ordem de Malta tem sede em Roma e é uma organização humanitária internacional, que dirige hospitais e centros de reabilitação.


CONTRATAÇÕES


EMPREGO TEMPORÁRIO


O mercado de trabalho apresenta sinais de aquecimento e começam a surgir os empregos temporários. O consultor da Fecomércio, Alex Araújo, informa que algumas lojas estão iniciando as contratações de vendedores e pessoal de apoio neste mês de agosto, devendo essa demanda aumentar em outubro.


Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Nós todos sabemos alguma coisa e ignoramos outras. Por isso estamos sempre aprendendo”

Paulo Freire (1921-1997), educador brasileiro

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS