PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Data da produção do ovo estará na casca

2017-08-19 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A Avine investiu aproximadamente R$ 500 mil em uma máquina que introduzirá uma inovação no Ceará: a partir de setembro, devem começar a chegar, aos supermercados, ovos com a data de produção impressa na casca.


O CEO do grupo, Airton Carneiro, explica que inicialmente haverá uma negociação com os clientes em função do custo do processo mas que, até o final do ano, a tecnologia deve chegar a toda a produção. Atualmente, a Avine produz 1,3 milhão de ovos/dia.


O registro da data de produção no ovo já é obrigatório em vários países da Europa. No Brasil, normalmente as granjas utilizam essa tecnologia apenas no caso de exportação. A Avine deve ser a primeira a aplicar a tecnologia em larga escala..


EM CAMPANHA 1


LANÇAMENTO DE CANDIDATURA


Quem esteve ontem no Fórum Empresarial de Gestão, com palestra do prefeito de São Paulo, João Doria, saiu com a visão de que tinha sido iniciada a corrida presidencial de 2018. O discurso de Doria foi puramente político, ficou longe de quem esperava alguma fala sobre gestão.


O presidente da Fiec, Beto Studart, e o presidente da CDL de Fortaleza, Severino Ramalho Neto, ainda tentaram resgatar o tema do fórum: falaram dos encaminhamentos em conjunto realizados por Estado, Prefeitura, comércio e indústria, dentro de uma proposta de desenvolvimento realizada a várias mãos.


EM CAMPANHA 2


SEM PALAVRAS


O silêncio de Doria sobre alguns assuntos chamou a atenção. Não houve comentário sobre o trabalho de parceria entre estado e empresários no Ceará, nem sobre o equilíbrio fiscal no Estado, construído dentro de uma trajetória de 30 anos. O silêncio foi interpretado como uma escolha política. Ou seja: evitou falar dos governos locais e dos resultados do petista Camilo Santana.


AUDIÊNCIA


FUNDO DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE


O deputado Danilo Forte (PSB-CE) convocou ontem audiência na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) para discutir o Fundo de Financiamento do Nordeste. O requerimento solicita a presença do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho; do presidente da Sudene, Marcelo Neves; do presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda; e do presidente do TCU, Raimundo Carreiro. Objetivo: avaliar o desempenho operacional do Fundo e saber se ele pode ser aprimorado.


PECÉM 1


NAVIO CHEGA COM 885 CONTÊINERES VAZIOS


O Porto do Pecém recebeu ontem um navio da empresa CMA CGM Rio Grande, com 10.034 TEUs. Esse foi o maior navio que já atracou no porto e pode iniciar uma nova rota para o Ceará, encurtando o percurso para a China de 60 para 38 dias.


Ontem, a empresa APM Terminais descarregou 885 contêineres vazios que estavam na embarcação e que atenderá a safra de frutas. A proposta é de criação de uma nova rota para a exportação de frutas para a China. Esse navio, segundo Roberto Araújo, membro do Corin/Fiec, vem da África e depois seguirá pelo Canal do Panamá direto para a Ásia.

 

PECÉM 2


NOVAS ROTAS PARA FRUTAS


Além do tamanho do navio da CMA CGM Rio Grande, outra grande vantagem da nova rota é que o Pecém não será o último porto por onde passa a embarcação no País. Com isso, será possível levar mais mercadorias para a China.


Detalhe: com essa embarcação e a rota instalada ontem pela MSC, o Pecém pode ganhar dois navios disponíveis para embarcar fruta.


SOLAR


MERCADO EM AMPLIAÇÃO


O Ceará responde sozinho por 67,24% do total da potência solar outorgada no Brasil e tem condição de ampliar os serviços em Fortaleza e no interior. O diretor da Fênix Solar, Clayton Medeiros, explica que entre os atrativos do setor estão o aumento do rendimento da energia nas residências e a redução dos valores da conta.


Quanto à possibilidade de monopólio no setor, com a aprovação do projeto de lei que permite às distribuidoras também se transformarem em geradoras de energia solar, ele não acredita na aprovação da proposta no Senado.


Se controlarmos a nossa riqueza, seremos ricos e livres; se a nossa riqueza nos controlar, seremos na verdade pobres”

Edmund Burke (1729-1797), político anglo-irlandês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

TAGS