PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Deflação de 0,25%: sazonalidade e efeitos da crise

2017-07-20 01:30:00

O Banco Central vem comemorando os indicadores que mostram a queda da inflação e a perspectiva de se fechar o ano com taxas abaixo da meta de 4,5%, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional; mas esse é um ponto a ser refletido com calma, principalmente nos casos onde se aponta para deflação.


Projeções do mercado indicam um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,29% em 2017, o que permitiria uma redução dos juros básicos da economia. Os dados são positivos, embora não mostrem o custo social embutido neles e o retrato das dificuldades da iniciativa privada.


Ontem, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) publicou o Relatório Inflação. O documento revela a situação da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), cujo IPCA registrou deflação de 0,25% em junho.


O Ipece atribui a queda da inflação na RMF a razões sazonais, apesar de em junho de 2016 o índice ter apresentado alta de 0,35%. Nacionalmente, este ano, o IPCA recuou 0,23%. Não há como negar que os números também refletem a dimensão da crise. Pelos dados do IBGE, este é o resultado mais baixo para o mês de junho no Brasil, desde o início do Plano Real.


Como alertam alguns analistas, comemorar deflação é quase a mesma coisa que festejar não ter cáries depois de perder todos os dentes...


2017


INFLAÇÃO ACUMULADA DE 4,31%


Com a deflação de junho, as projeções para a inflação na RMF devem ficar abaixo da meta. A taxa acumulada até o mês passado foi de 4,31%, com redução nos preços de importantes grupos de consumo, como alimentação, bebidas, habitação e transporte.


COMÉRCIO


LIÇÕES DA CRISE


As liberações dos recursos do FGTS que estavam em contas inativas não ajudaram o comércio, como se pensava, impulsionando as vendas. O economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, explica que a grande contribuição da injeção de recurso foi no alívio das dívidas com o cartão.


Levantamento da entidade mostrou que 38% dos trabalhadores utilizaram os saques do FGTS para este propósito. Apesar disso, 47% das pessoas inadimplentes, com o nome “sujo”, ainda estão bastante endividadas.


Ontem, em entrevista ao O POVO Economia, Calife destacou que o comércio entra em uma fase de recuperação gradativa, com tendência de redução das dívidas dos consumidores e de melhora paulatina nas vendas.


A avaliação que se faz é de que a crise tem dado as aulas mais duras sobre educação financeira, forçando boa parte da população a entender melhor os seus limites orçamentários.


ESTABILIDADE


MERCADO DE LOCAÇÃO


Os preços dos aluguéis em Fortaleza continuam estáveis. O novo presidente da Associação das Administradoras de Imóveis do Ceará (AADIC-CE), Everardo Moisés Ferreira, diz que a perspectiva é de melhora, embora os reflexos de qualquer crise ou a sua recuperação não surjam de imediato.


ESPECIAL RAIO X


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia Especial Raio X recebe hoje o vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Antônio de Souza; o secretário de Planejamento, Maia Júnior; e o presidente do Sinduscon, André Montenegro. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24).


TECNOLOGIA


DESTAQUE EM CIBERSEGURANÇA


O chefe de pesquisa da empresa cearense Morphus Labs, Renato Marinho, descobridor do Mamba (código malicioso que comprometeu servidores em várias partes do mundo), participará do Sansfire, em Washington (EUA). O evento é organizado pela Sans (instituto formado por organizações de ensino e pesquisa para melhorar a segurança).


Essa é a primeira vez que um pesquisador brasileiro, com atuação no País, é convidado a participar do Sansfire.


Eu estou tão orgulhoso das coisas que não fiz quanto das coisas que fiz. Inovar é dizer ‘não’ para mil coisas”.

Steve Jobs (1955-2011), inventor e empresário

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS