PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará tem mais de 4 mil empresas estrangeiras

2017-07-27 01:30:00
NULL
NULL

O Ceará tem feito um esforço para se internacionalizar com a implantação da ZPE e a tentativa de atrair investidores externos. Certamente este é o melhor caminho para a indústria depender menos dos resultados da economia local e dos efeitos dos ciclos de expansão e queda do consumo.


A barreira mais difícil deste processo é cultural: as empresas locais são habituadas a colocar seus produtos apenas no mercado interno e não costumam trabalhar em sociedades, com a participação de agentes externos.


No dia 10 de agosto, a Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, a Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará farão um novo esforço na tentativa de ampliar os horizontes de negociação.

[FOTO1]

Nessa data será lançado o evento Ceará Global, cuja pauta estará focada na expansão das exportações e na atração de investimento externo direto.


Há também um levantamento desta evolução, com informações disponibilizadas pela Junta Comercial e organizadas pela Câmara Brasil Portugal no Ceará. Pelos dados fornecidos pela entidade, com números de 2013, existem mais de 4 mil empresas no Ceará com sócios estrangeiros. As atividades ligadas ao turismo e ao segmento imobiliário concentraram a atração de negócios, mas ainda falta muito para destravar os processos.


CEARÁ GLOBAL 1


AGENDA PERMANENTE


O presidente da Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rômulo Alexandre Soares, explica que o Ceará Global pretende manter uma agenda permanente e multilateral.


A ideia do projeto é mostrar como nos últimos anos o Ceará passou por profundas transformações devido ao trabalho de consolidação e de inserção de novas atividades exportadoras e ao ingresso de capitais estrangeiros.


CEARÁ GLOBAL 2


PRIORIDADES DA INDÚSTRIA

 

O lançamento do Ceará Global também marcará a apresentação da agenda internacional da indústria cearense para 2017. A Fiec pretende indicar as prioridades de atuação para a inserção internacional das empresas e suas estratégias política e comercial.


CEARÁ GLOBAL 3


MUDANÇA NO PERFIL DE EXPORTAÇÃO

 

Quem visitou a área de Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP) deve ter constatado o impacto das operações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Talvez este seja o maior exemplo de mudança do perfil das exportações cearenses e de impacto na balança comercial nordestina. Somente as exportações de aço já renderam US$ 482,3 milhões, no primeiro semestre deste ano.


Pelos estudos do Banco do Nordeste, de janeiro a junho, as vendas para o exterior na região totalizaram US$ 8 bilhões. O resultado representa uma elevação de 30,8% em relação a 2016.


Estes números, para muitos, parecem circular apenas no mundo corporativo, sem grande impacto social, mas certamente têm ajudado a manter os empregos locais.


AGROPECUÁRIA


AUTORIZADA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS


Os produtores rurais do semiárido começaram a semana com uma boa notícia: o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a renegociação das dívidas dos agricultores no período entre 2012 e 2016. Pela legislação anterior, o benefício era permitido somente até 2011.


O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), autor da audiência pública que ajudou a encaminhar a proposta de prorrogação, comemorou o resultado. O parlamentar informa que os bancos já estavam executando estes débitos porque, pela regra anterior, os agricultores estavam impedidos de negociar.


R&S TUR


DE OLHO NO MUNDO CORPORATIVO


A agência cearense de turismo R&S Tur pretende intensificar seus contatos com grandes executivos no mercado francês que buscam expandir a importação de GNL.


A companhia pertence ao Grupo ASA Brasil, com atuação na área de logística para a indústria de óleo e gás, e participará da feira internacional “LNG Solutions: Fueling the Future”, que ocorrerá em outubro, em Nice, na França.


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia de hoje recebe o presidente da Novaes Engenharia, Marcos Novaes; o consultor de petróleo e energia Bruno Iughetti; o diretor da Atitude Terceirização, Paulo Aragão Filho; e a diretora de operações da Plataforma Teams Lux, Marília Teófilo. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24).


A economia é uma virtude distributiva e consiste não em poupar, mas em escolher”

Edmund Burke (1729-1797), político anglo-irlandês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS