PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Agricultura: recuperação da estrutura

2017-07-14 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A recuperação da agropecuária puxou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará no primeiro trimestre. O setor registrou crescimento de 10,59% no início do ano, contribuindo para a melhora dos indicadores.


Este crescimento, entretanto, deve ser analisado com cautela. Ontem, durante o Projeto Raio X, da Rádio O POVO CBN, um dos questionamentos era a base de comparação do segmento, considerada muito baixa em função dos últimos cinco anos de seca. Ou seja, houve uma melhora, mas seria necessário comparar com os resultados obtidos antes do período de estiagem.


As projeções de safra ainda dependem muito das chuvas, embora uma infraestrutura muito interessante em poços tenha sido criada, como também trabalhos para a formação de uma reserva alimentar para os animais.


Portanto, o segundo semestre e as previsões para 2018 ainda são uma incógnita.


NOVOS PASTOS


EVOLUÇÃO DA PECUÁRIA


Mesmo diante das dificuldades, Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), e Euvaldo Bringel, secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, e que estiveram no Projeto Raio X, ressaltaram que é inegável que houve uma evolução em alguns segmentos.


As atividades pecuárias são exemplo: as chuvas ocorridas neste semestre ajudaram na formação de pasto para os animais e melhoraram o desempenho. Flávio Saboya explica que atualmente há atividades predominantes, como a pecuária de leite, avicultura e caprinocultura, com grandes possibilidades de negócios. “Esses setores tiveram melhoras significativas porque as pastagens conseguiram se recuperar e esperam as chuvas de 2018”.


A produção de leite, segundo ele, atende a mais de 70% do consumo do Ceará, enquanto o restante vem de fora. Os problemas estariam atualmente em nichos como a produção de milho.


GOVERNO 1


PROJETOS HÍDRICOS


O governo do Estado tem procurado desenvolver estruturas hídricas e projetos de agricultura e de pecuária que necessitem de menos água. Euvaldo Bringel destaca que essa foi uma recomendação do governador Camilo Santana. Por essa razão, foram priorizados a criação de poços no Pecém, a compra de máquinas perfuratrizes, a dessalinização e o reúso de água em algumas cidades, além da espera da chegada das águas do Rio São Francisco em 2018.


GOVERNO 2


USO DE POUCA ÁGUA


Na área da produção, estudos da Secretaria da Agricultura, junto com a Adece, pretendem melhorar culturas que utilizem pouca água e que gerem mais empregos. As apostas são nos desenvolvimentos da palma forrageira e da carcinicultura em poços e com água do mar, e no incentivo ao plantio de mogno africano.


GOVERNO 3


LICITAÇÃO PARA PARQUE AQUÍFERO


Até o início de 2018 deve sair a licitação para a criação do primeiro parque aquífero do Ceará. A ideia da Secretaria da Agricultura é de implantação de uma fazenda marinha na região de Amontada, com aproximadamente cinco hectares para a produção de bijupirá. A proposta é de criação de sete ou oito parques; de desenvolvimento da pesca do atum, que possui uma cadeia produtiva importante em Itarema e Camocim; e de exportação de lagosta viva.


IBEF MULHER


SHOPPING: ESPAÇO DE MAIOR COMPETIÇÃO


Ela já foi chamada de “Margaret Thatcher do Ceará” pela firmeza nas suas ações como gestora, mas prefere fugir das comparações. Ilia Freitas, executiva que comandou com mão de ferro o Grupo Jereissati, onde passou 48 anos da sua carreira, mostrou quarta-feira, durante participação em evento do Ibef Mulher, que o critério básico para se conseguir bons resultados é competência e compromisso com o trabalho, sem abrir mão da vida pessoal e do lazer. “Mulher não precisa ser valente, precisa ser competente”, acrescenta.


A executiva iniciou sua carreira como contadora, comandou o Shopping Iguatemi e aposta na reinvenção deste mercado em função das comodidades para compras criadas pelo mundo digital. Na sua avaliação, cada vez mais o comércio terá de dividir os espaços com as ferramentas tecnológicas de venda, e o mercado de shopping terá uma competição mais acirrada. Nessa corrida, na opinião de Ilia, vencerá quem estiver mais próximo do cliente e desenvolver o hábito de frequência no espaço. (Na foto, Ilia Freitas e Renata Paula).


Construir pode ser fruto de um trabalho longo e espinhoso, destruir pode ser a obra de um único dia”

Winston Churchill (1874-1965), ex-primeiro ministro britânico

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você ode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS