PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Menos inflação, mas com aperto

2017-05-11 01:30:00

Mais um mês em que a inflação é domada pela recessão. O IPCA (índice oficial calculado pelo IBGE) registrou variação de 0,14% em abril (0,11 pontos percentuais abaixo do de março) e queda de 4,08% em 12 meses, considera essa a menor taxa desde 2007.


O governo avalia o resultado como efeito do ajuste fiscal e da redução da taxa de juros básica, mas não são necessários grandes aprofundamentos teóricos para analisar o que está acontecendo: as pessoas estão comprando menos e fica cada vez mais difícil repassar para o consumidor qualquer tipo de elevação de insumos.


Embora o ministro Henrique Meirelles veja uma melhora na economia e uma saída do País da recessão, para o setor produtivo faltam incentivos e alívio no cenário real. Ou seja: um Refis para diminuir o endividamento e uma redução maior da taxa de juros. Sem isso, tudo ainda fica no plano da esperança.


O governo reclama das perdas de R$ 18 bilhões nos programas de renegociação de dívidas, mas, sem essa alternativa, provavelmente os indicadores do desemprego seriam bem maiores.


MEI


BOAS E MÁS NOTÍCIAS


O número de microempreendedores Individuais ultrapassou a marca de sete milhões de negócios no País. Pelas pesquisas realizadas pelo Sebrae, o aumento médio foi de 19% nos últimos cinco anos. Esse processo de formalização, segundo os levantamentos, ocorre normalmente quando há crescimento nas vendas.


Em contrapartida a esses números, vêm os dados sobre a inadimplência no setor, que ultrapassa 50%. Ainda falta a consciência de que a formalização possui o ônus do pagamento de impostos, mesmo que eles sejam baixos.


PROJETO


CIDADE INTELIGENTE EM CROATÁ


A localidade de Croatá, distrito de São Gonçalo do Amarante, pode ser transformada na primeira cidade inteligente social. Esse é um conceito que alia tecnologia, planejamento urbano e sustentabilidade para os moradores da região e localidades vizinhas.


O projeto é idealizado pelo grupo italiano Planet, que promoverá no próximo dia 18, às 15 horas, no Hotel Vila Galé, um workshop de apresentação da proposta, chamada de Smart City Laguna.


PAULO PORTO


DESAFIOS PARA IR E VIR


O empresário Paulo Porto Lima, do grupo Guanabara, fará uma apresentação para executivos cearenses sobre como trafegar nas ruas e estradas do nosso País. Esse é um grande desafio logístico, principalmente diante das condições das estradas e dos problemas com segurança. O evento é promovido pelo Ibef-CE e será realizado no dia 29 deste mês, no restaurante Cabaña del Primo.


SINDGRÁFICA


BUSCA DE NOVAS TECNOLOGIAS NA CHINA


Empresários do setor gráfico participam da China Print para conhecer as tecnologias e equipamentos mais recentes e realizar investimentos novos. A feira é realizada a cada quatro anos na China.


DISCUSSÃO


REGULARIZAÇÃO DO COCÓ


A regularização do Parque do Cocó volta a pauta de discussão. O deputado estadual Renato Roseno (Psol) convocou audiência pública para amanhã, às 14h30min, no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.


O governo do Estado vem adiando uma solução sobre o assunto, mesmo com muitas promessas de finalização de estudos; seria um bom momento para apresentar uma resposta.


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia continua com a série de programas especiais sobre cooperativismo. Hoje será mostrada a história do movimento. Os entrevistados são: Nires Romero, presidente da cooperativa de dentistas Unidental; Nazareno Sampaio, presidente do Sicredi-CE; e Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB/Sescoop-CE. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24).


Ouro, pai dos aduladores, filho da aflição e do cuidado, não te possuir dá medo e possuir-te, aflição”

Paladas de Alexandria (século IV d.C), poeta grego

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS