PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Reformas: apoio do varejo e indústria

2017-04-28 01:30:00

Varejo e indústria estão juntos no apoio ao Congresso Nacional pela aprovação das reformas propostas pelo governo.


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) publicou nota reafirmando o seu apoio às reformas votadas no Congresso. A entidade considera as medidas aprovadas fundamentais para o Brasil e para a retomada do desenvolvimento. Para a indústria, a reforma trabalhista já deveria ter ocorrido há mais tempo, mas vem sendo protelada em função da reação negativa.


A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também através de nota, reiterou o seu apoio, afirmando que a reforma trabalhista beneficia o varejo e a geração de emprego. O empresário Honório Pinheiro, que preside a CNDL, diz que as mudanças trarão modernidade.


A aposta das entidades está na classe trabalhadora que está na informalidade. O Brasil é dividido em muitas realidades, principalmente quando se fala em esfera econômica e social. E um número agrava a situação nacional: 13 milhões de desempregados.


Na avaliação de representantes do varejo e indústria, será retirado agora o peso de alguns “penduricalhos” legais que oneram as contratações e tornam os salários baixos para quem recebe e caros para quem paga.


Mas a grande pergunta que fica é se essas reformas irão realmente motivar novas contratações. Há uma desconfiança de que as aprovações representam apenas mais um embate entre capital e trabalho.


Independente da questão ideológica, um efeito é certo: as medidas, certas ou erradas, retornarão para todos. Se houver um aumento do “precariado”, isso também será sentido pela indústria e varejo.


O Brasil é um país gigante, mas ainda nanico quando se fala em exportações. As empresas nacionais dependem quase totalmente do mercado interno e, se a massa de consumidores/trabalhadores é enfraquecida, as companhias também serão.


Paralisação


APOSTA NA NORMALIDADE

Em São Paulo, o presidente da Federação da Indústria de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, anunciou que vai reembolsar os trabalhadores da indústria que precisarem hoje de transporte alternativo para se deslocar ao trabalho. No Ceará, no final da tarde de ontem, representantes da Fiec apostavam na circulação normal de ônibus e táxi, e que não seria necessário esse tipo de medida.

Bradesco


APOIO AO CUSTEIO DO CFO

O governador Camilo Santana recebeu ontem o vice-presidente executivo do Bradesco, Josué Augusto Pancini. Durante o encontro, Camilo pediu apoio do banco para o custeio do Centro de Formação Olímpica (CFO). Pancini pareceu receptivo à ideia e mandará equipe para estudar a viabilidade do negócio (na foto, o governador Camilo Santana e os secretários Mauro Filho e Élcio Batista, com a direção do Bradesco).

Dia das Mães


PRIORIDADE PARA ROUPAS

Os artigos de vestuário são os itens mais procurados para o Dia das Mães na Região Metropolitana de Fortaleza. Essa foi uma das constatações da pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), que será divulgada na íntegra no próximo dia dois.

Junta


TREINAMENTO MERCANTIL

A Junta Comercial do Estado do Ceará fará capacitação sobre o novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, para os contadores e empresários do interior do estado. O treinamento ocorrerá no próximo dia três, às 9 horas, e será realizado em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE).

 

Com o treinamento, ficará mais fácil a possibilidade de emissão de certidões online e do registro digital.


Senai


CONVÊNIO COM MOÇAMBIQUE

O Senai Ceará dará capacitação de professores de Moçambique em novas tecnologias nas áreas de eletroeletrônica e mecânica industrial. A entidade foi escolhida pela Confederação Nacional da Indústria, através do Senai Nacional.

 

Uma comitiva do governo moçambicano virá no próximo dia três para a assinatura do convênio. O grupo será liderado pelo representante da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) deste país, Anísio Matias José Matangala. O diretor-regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, mostrará ao grupo moçambicano as unidades do Senai Maracanaú e Jacarecanga.


HSM


FAMILY BUSINESS


O presidente do Grupo HSM, Guilherme Soarez, estará em Fortaleza no próximo dia quatro. A HSM prepara evento especial, que ocorrerá no dia 29 de setembro, para discutir processos de sucessão.


O evento, chamado “Family Business de alta performance”, terá a participação do especialista e empresário David C Bentall, fundador da Next Step Advisors. Bentall é formado pela Harvard Business School e responsável por duplicar o tamanho da empresa de sua família.


A visão do governo sobre economia poderia ser resumida em umas poucas frases curtas: se ela se movimenta, taxe-a. Se ela continua se movimentando, regule-a. E se ela para de se mover, subsidie-a”

Ronald Reagan (1911-2004), ex-presidente dos Estados Unidos


Rádio


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS