PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Pescados cearenses serão divulgados no exterior

2017-04-12 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Logo depois da Semana Santa, período em que a venda de pescado aumenta, o Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio) fará uma ação fora do País para promover as exportações.


A divulgação do pescado cearense será intensificada em duas feiras internacionais. A primeira ocorrerá em Boston, nos Estados Unidos, onde empresas locais participarão da Seafood North America. A segunda é o Seafood Expo Global, em Bruxelas, na Bélgica. O evento é considerado o mais representativo no comércio de pescados do mundo, com mais de 1.600 empresas expositoras de 80 países.


A área pesqueira tem um grande potencial exportador. No ano passado, o Brasil exportou US$ 225 milhões de produtos do segmento, pelos números do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Ou seja: aproximadamente 36,8 mil toneladas de pescado.


O Ceará é um estado importante no setor e está em segundo lugar no ranking de venda do País. As empresas pesqueiras locais movimentam US$ 51,2 milhões em exportações, perdendo apenas para o Pará.


No ano passado, foram fechados negócios com 31 países, mas o Sindfrio quer aumentar essa participação do Estado no mercado internacional.

 

CONJUNTURA


QUEM CAI PRIMEIRO?


Os economistas tentam analisar dados concretos do mercado, as empresas fazem esforços para melhorar e os consumidores cortam gastos para equilibrar as contas, mas é difícil traçar uma trajetória para o País, diante de tanta instabilidade política.


Como o Brasil depende de capitais externos para financiar projetos, a situação fica ainda um pouco mais complicada. O clima é de compasso de espera para saber as consequências da abertura de inquérito contra nove ministros do governo Temer e outros políticos da base aliada.


Ontem, no mercado financeiro, analistas do setor já percebiam a cautela dos investidores que voltavam gradativamente, participando não apenas do mercado financeiro, mas de investimentos diretos. É aguardar para ver o que acontece.


ENDIVIDAMENTO


ALÍVIO NAS EMPRESAS


O endividamento das famílias, empresas e governo é considerado o principal ponto de entrave ao crescimento. O presidente da CDL Fortaleza, Severino Neto, explica que o comércio tem tentado negociar dívidas e agora há esperança de alivio com o Refis lançado pelo governo do Estado.


“As empresas vão focar agora na produção”, acrescenta.


NEGÓCIOS


ROTA AMBIENTAL


A Federação das Indústrias apresentou ontem a rota de desenvolvimento da área ambiental. O economista Carlos Manso, que participou do O POVO Economia, ressalta que as atividades apresentam perspectivas de negócios, como é o caso do aproveitamento de resíduos. A partir de agora serão levantadas sugestões de estratégias para a viabilização dos projetos.


INFRAESTUTURA 1


PROJETOS MODULADOS


Entidades da construção civil têm procurado andar de mãos dadas com o Governo Federal e manter canais de diálogo para a aprovação de propostas. Uma das últimas discussões é sobre a modularização dos projetos de infraestrutura.


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou a ideia e defende que a medida seria uma forma de ampliar a participação das pequenas e médias empresas nos projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs).


INFRAESTRUTURA 2


PARTICIPAÇÃO EM LICITAÇÕES


Lideranças do governo e da construção analisam propostas de formação técnica para as empresas participarem das licitações públicas, o que pode puxar o Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja: depois da década do varejo, a ideia seria de retomada da área de estrutura de grandes obras.


SERVNAC


INTEGRANTE DO LIDE


O Grupo Servnac, que trabalha com terceirização de serviços de segurança e limpeza, agora faz parte do Lide (grupo de lideranças empresariais). A adesão pode ser interpretada como um fortalecimento político-empresarial, já que o Lide reúne empresas de diversos países e estimula o debate.


O que distingue uma época econômica de outra é menos o que se produziu do que a forma de produzir”

Karl Marx (1818-1883), filósofo alemão

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS