PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Governo expõe suas fragilidades

2017-04-18 01:30:00

O presidente Michel Temer procura seguir com as reformas propostas pelo seu governo, mesmo afundando em um mar de denúncias provocadas pelas delações Odebrecht. O fato é que as fragilidades estão expostas.


Não é possível manter um discurso de limpeza contra a corrupção com tantos escândalos e realizar reformas profundas, que mudam leis consolidadas durante décadas, sem uma discussão com todas as camadas da sociedade.


Ontem, fez um ano da votação do afastamento da presidente Dilma Rousseff na Câmara. Muitos erros da sua gestão estão comprovados e são indiscutíveis, mas não é possível presidir um País com as dimensões do Brasil com tantos escândalos e apoiado apenas em um grupo social.


A economia do País sofre as consequências. Importantes textos que estão no Congresso estão sendo votados sem discussões devidas e agora foi aberta a possibilidade de negociação, mas também por motivos duvidosos: a fragilidade da equipe de Temer.


O governo abre a possibilidade de alterar a proposta de idade para se aposentar: para as mulheres pode começar com 50 anos e para os homens com 55. Mas será que essa idade estabelecida resolve o problema? Será que 54 anos seria um tempo suficiente?


É difícil entender como uma crise grave será resolvida com reformas que terão efeitos futuros e não imediatos; mas os problemas poderão ser agravados pelo efeito de propostas desastrosas, que comprovam apenas a balburdia nacional.


Esse é o caso da reforma da previdência. Se for necessária uma reforma, as discussões terão que ser centradas nos pontos que geram mais efeitos para a sociedade, tanto financeiro, quanto social.


Afinal, o que está em jogo?


ROBERTO RODRIGUES 1


COOPERATIVISMO E AGRONEGÓCIO


O ex-ministro Roberto Rodrigues estará em Fortaleza na próxima semana para os 45 anos do sistema OCB no Ceará. Com uma longa carreira na área de cooperativismo, Rodrigues é considerado o grande pensador do tema no Brasil e uma referência no agronegócio brasileiro.


No Ceará, ele aproveitará a oportunidade para falar sobre as duas áreas. Depois das festividades do sistema OCB, participará de jantar-debate do Lide (Grupo de Líderes Empresariais).


ROBERTO RODRIGUES 2


PONTOS POLÊMICOS PARA O DEBATE


Pelos dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio foi responsável por 21,35% do PIB do País em 2016. Atualmente, as atividades no campo contam com 19 milhões de trabalhadores e há vários pontos que podem mudar com a reforma trabalhista.


Segundo representante do Lide Ceará, existem questões importantes para conversar com Rodrigues, que foi ministro na época do governo Lula. Há vários pontos polêmicos para o debate, como a disponibilidade e utilização de produtos fitossanitários para as pequenas culturas (minor crops). Essa questão divide opiniões, principalmente quando se fala em frutas e hortaliças.


Também deve ser posta em pauta a carcinicultura, que pode enfrentar a concorrência de produtos do Equador.


NEGÓCIOS


CASAMENTOS EM ALTA


Quem trabalha na área de organização de eventos afirma que a crise pode ter reduzido o volume de gastos, mas o mercado de casamentos continua em expansão. Esse segmento tem chamado a atenção e fez com que construtoras fechassem acordo com blogs da área. A jornalista Natália Teixeira, do Blog Casamento 2.0, por exemplo, fechou contrato com a Porto Freire Engenharia para reunir dicas para os eventos.


PÁSCOA 1


MENOS PÃO DE COCO


O Sindicato da Indústria de Panificação do Ceará (Sindipães) informa que nesta Páscoa as padarias venderam menos pão de coco (quase 10% menos do que em 2016). Esse percentual mostra como as pessoas tentam economizar, já que o pão de coco é considerado uma alternativa mais barata de lembrança em relação ao ovo de Páscoa.


O vice-presidente do Sindipães, Lauro Martins, explica que o setor tem andado bem pressionado: de um lado, o consumidor tentando reduzir gastos; do outro, os reajustes dos insumos.


PÁSCOA 2


RESULTADOS MELHORES


Apesar da área de panificação local não ter conseguido um bom resultado, outras áreas confirmaram uma reação. Pesquisa do SPC Brasil e CNDL mostrou uma estabilidade dos indicadores, com alta de 0,93%. Ou seja: pelo menos outras atividades não fecharam no vermelho como vinha acontecendo.


AJE FORTALEZA


“LEÃO DA CIDADANIA”


Você sabia que é possível doar parte do seu imposto de renda? A Associação dos Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza realiza quinta-feira, a partir das 8h30, no auditório Raimundo Cabral, na Faculdade CDL, palestra para mostrar que isso é possível. Está sendo feito um trabalho, chamado de “Leão da Cidadania – Faça seu imposto valer a pena”, que pretende mostrar que 6% da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017 pode ser destinado a causas sociais.


“O passado é o nosso maior tesouro, não porque nos dirá o que fazer, mas precisamente pelo contrário: sempre mostrará o que evitar”

Carlos Chagas, jornalista

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS