PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Confaz renovará incentivos que se vencem em abril

2017-04-25 01:30:00

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) pretende renovar todos os convênios de incentivos fiscais que se vencem este mês. Isso deve acontecer até o próximo dia 30, com uma ressalva sobre a decisão judicial que impede o Rio de Janeiro de assinar este acordo e conceder novos benefícios.


O secretário da Fazenda, Mauro Filho, informou que os secretários chegaram a esta decisão para evitar que benefícios que barateiam produtos da indústria e da área de serviços sofram aumentos. “Essa é a melhor decisão para o Brasil”, acrescenta.


No pacote de isenções do ICMS que se vencem este mês estão desde operações de veículos novos faturados a medicamentos destinados a hospitais públicos e componentes para aproveitamento de energia solar e eólica.


Rio de Janeiro


REALIDADE DIFERENTE DO CEARÁ


A situação do Rio de Janeiro, segundo o secretário Mauro Filho, é bem diferente do Ceará. “Eles estavam sem lei, trabalhando só com portarias. Até a concessão de incentivos estava sendo interpretada de modo errado. Aqui tem lei e tem suporte do Confaz”, diz.


As decisões do Confaz são tomadas através de votação da qual participam todos os secretários da Fazenda dos estados e representantes do Ministério da Fazenda. Para a aprovação das propostas é preciso unanimidade, o que vem travando muitas decisões.


Para resolver esse problema, pode ser votado ainda esta semana o PLP 54/15, que permite a aprovação dos projetos com dois terços da votação.


FRAPORT


LEIS DE BENEFÍCIOS


Ontem, na reunião com representantes da Fraport (empresa alemã que ganhou a concessão do Aeroporto Pinto Martins), uma boa surpresa para os investidores: Estado e Prefeitura de Fortaleza possuem legislação para os incentivos. Este fato deve facilitar os investimentos. Resultado: foi confirmada a aplicação de R$ 1,7 bilhão no projeto cearense.


TAXISTAS X 99


CLIENTE BOICOTADO


A briga entre taxistas e o aplicativo 99 tem se agravado e provocado problemas para os usuários do serviço. Alguns taxistas tornam claro o boicote e afirmam que deixam o cliente propositalmente esperando para que ele desista do serviço através do aplicativo.


As insatisfações são muitas: a cobrança de R$ 2 sobre as corridas; demora nos repasses dos pagamentos; e a não utilização da bandeira 2. Até aí tudo é bastante compreensível, mas boicotar o cliente é outra questão.


Os taxistas ainda não entenderam que a negociação deve ocorrer com o aplicativo e não com o usuário final. Se o taxista quer boicotar o aplicativo não deve aceitar a corrida e, portanto, sair do sistema.


TAXISTAS X UBER


DISPUTA PELA QUALIDADE


Não foi à toa que as manifestações de 2014 começaram pelas reivindicações de passagens de ônibus mais baratas. Na verdade, essa questão, além de um peso financeiro, tem também um valor simbólico: trata-se do direito de ir e vir, que é muito precário nas grandes cidades.


Além de um serviço de ônibus deficiente e que facilmente se torna alvo de ações de criminosos, existem poucas alternativas de transporte, forçando o uso do carro particular. O Uber parecia uma alternativa interessante para minimizar o problema, gerando concorrência no mercado. A esperança de muitos usuários era que a disputa passasse pela qualidade do serviço e mais oferta de preço.


Infelizmente, a realidade ainda não é essa. Alguns taxistas até começaram a se preocupar com o serviço, oferecendo também água e doces para os clientes; mas o que mais tem aparecido é a violência com a qual vem sendo tratada essa disputa, com agressões a motoristas e clientes.


Ou seja: definitivamente não é dessa forma que se resolvem as coisas, principalmente em um País em que as pessoas deveriam ter seus direitos de escolha garantidos.


VIAGEM EM FAMÍLIA


FORTALEZA ENTRE OS MELHORES DESTINOS


Fortaleza ficou na nona posição entre os melhores destinos de viagem em família classificados pelo Airbnb. As regiões de praia foram consideradas as mais interessantes por 75% dos usuários do serviço, principalmente no caso de viagens de carro.


SERVNAC


30 ANOS NO MERCADO DE TERCEIRIZAÇÃO


O Grupo Servnac Segurança completa 30 anos. Com uma atuação forte no mercado de terceirização de mão de obra, o grupo resolveu apostar no estado. “Hoje somos a líder no mercado em número de postos de trabalho terceirizados e optamos em trabalhar somente no Ceará para contribuir para o desenvolvimento do Estado”, explica Francisco Moraes, diretor comercial do grupo.


REELEIÇÃO


MAIS QUATRO ANOS


A diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística do Estado do Ceará (Setcarce) foi reeleita para mais quatro anos e não dois anos, como afirmou a coluna de sábado.


O que os governos latino-americanos desejam é um capitalismo sem lucros, um socialismo sem disciplina e investimento sem investidores estrangeiros”

Roberto Campos (1917-2001), economista brasileiro

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS