PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Guerra contra o custo Brasil

2017-03-15 01:30:00

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado promete iniciar uma guerra para diminuir a burocracia nacional. O senador Tasso Jereissati, ontem, ao ser eleito por aclamação para a presidência da CAE, declarou suas prioridades e deixou clara a meta de reduzir o custo Brasil, a burocracia e os spreads bancários (lucro dos bancos).


Esses três pontos destacados por Tasso representam o sonho de todos os tipos de empresários brasileiros, dos presidentes de grandes corporações aos microempreendedores individuais. As diferenças começam a aparecer, entretanto, quando se iniciam as discussões sobre as estratégias para atingir esses objetivos.


Na próxima terça-feira serão criadas duas subcomissões temáticas na CAE: uma analisará o conjunto dos entraves estruturais, burocráticos e econômicos para os investimentos, tratando da possibilidade de reformas microeconômicas que diminuam o custo Brasil; a outra analisará a tributação, juros e spread bancário.


A esperança de Tasso consiste em tentar garantir uma contribuição do Senado para a geração de um ambiente de negócios menos hostil.


CONTRIBUIÇÃO


CONDUÇÃO DA ECONOMIA


Dentro dessa perspectiva de reformas, a lua de mel com o governo corre sérios riscos. Até o momento, Senado e Câmara estão atuando em uníssono, afinando o discurso corporativo e governamental, mas há pontos de choque, principalmente quando se fala de reforma tributária.


Tasso também deixou claro que a CAE não se limitará em votar os projetos apresentados pela equipe econômica, mas pretende contribuir com as propostas, com uma posição menos passiva. Ou seja: deverá exercer realmente um poder paralelo.


CONTABILIDADE


ACOMPANHAMENTO DAS LEIS


Os contadores andam preocupados com as mudanças e o impacto das decisões políticas e resolveram acompanhar de perto as propostas apresentadas no Congresso Nacional e também nas assembleias legislativas e câmara dos vereadores. Um projeto piloto da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) começa por Fortaleza.


Esta semana, o diretor político-parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon, esteve acompanhando as propostas apresentadas para a implantação da Redesimples, que também pretende diminuir a burocracia.


IMÓVEIS


PRÊMIO


A entrega do Prêmio O POVO Mercado Imobiliário ocorrerá amanhã (16), às 19 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte. A proposta da premiação é reconhecer as construtoras e as pessoas que mais se destacaram e contribuíram com o setor imobiliário em 2016.


EXPANSÃO 1


Mercado de ensino


Mesmo com as reduções dos financiamentos da área de educação através do Fies e Prouni, o mercado de faculdades continua crescendo em Fortaleza. O setor se ajustou, ganhou sócios estrangeiros, buscou formas para viabilizar crédito para os alunos e novos cursos estão surgindo.


No caso da Devry Fanor, o diretor-geral Kenneth Tavares de Almeida explica que o grupo continua com seu projeto de expansão, ampliando o número de cursos nas áreas voltadas para as engenharias e tecnologia.


EXPANSÃO 2


FAMETRO CONSTRUIRÁ NOVO CAMPUS

 

Outra faculdade que está ampliando o número de cursos e até construindo um campus novo é a Fametro. O investimento é de R$ 40 milhões em um prédio de 21 mil metros quadrados, com 80 salas de aula.


A diretora-geral e acadêmica, Christianne Melo, diz que ainda há um grande mercado para ser atendido, havendo demanda de alunos e do mercado por novos cursos.


AGRICULTURA


ESTABILIDADE NOS INDICADORES


As atividades agrícolas surpreenderam no ano passado. O crescimento foi de 0,9% pelos dados da Serasa Experian. As empresas do setor conseguiram, mesmo com as dificuldades, um indicador estável, sem o registro de queda, como vinha ocorrendo desde 2014.


No caso do Ceará, entretanto, a seca e o racionamento de água para irrigação geraram a migração de plantios de melão para fazendas no Rio Grande do Norte e Bahia, interrompendo um ciclo de expansão do agronegócio no estado.

 

As revoluções são a locomotiva da história”

Karl Marx (1818-1883), filósofo alemão


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

TAGS