PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Expansão da ZPE deve ser iniciada em 2017

2017-03-30 01:30:00

O Ceará sedia as discussões sobre a implantação das Zonas de Processamento de Exportações no País. O exemplo local é modelo no Brasil. A ZPE do Ceará nasceu grávida de uma grande empresa: a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), e já tem um projeto de expansão com mais 30 empresas que deve ser iniciado ainda este ano.


Esse pacote de novos negócios é composto por empresas nacionais da área de granito e de outras atividades, segundo o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior. Os prognósticos para o Estado são animadores: é esperado que a parceria com o Porto de Roterdã ajude a atrair mais investidores.


A experiência de mil anos em relações internacionais de Roterdã deve contribuir para a viabilização de novos modelos empresariais. A parceria é estratégica e pode seguir sem a necessidade de licitação por se tratar de acordo entre governos.


EXPORTAÇÃO 1


MODELO CEARENSE


Infelizmente, esse modelo tão promissor não ocorre em outros estados. Hoje e amanhã, haverá a V Reunião dos Administradores de ZPEs, que será realizada na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Eis uma boa oportunidade para discutir as razões que travam o processo.


Ontem, durante a gravação do O POVO Economia para TV O POVO, a secretária executiva do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Thaíse Dutra, se mostrou animada com os acordos fechados pelo Ceará. Ela diz que o Estado sairá na frente não só no Brasil, mas também na América Latina.


EXPORTAÇÃO 2


MULTA OU COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA?


A diferença do modelo cearense para os demais, na avaliação de Thaíse Dutra, está na parceria com a iniciativa privada. Ela diz que o governo tem o papel de promover, fiscalizar e arrecadar, mas não pode produzir, cabendo essa parte às empresas.


A secretária destaca a necessidade de ajustes na legislação para favorecer a atração de negócios, mas defende que isso deva ser feito com cautela. No caso da multa para as companhias instaladas na ZPE, ela diz que o termo é inadequado. “Há uma compensação tributária para essas empresas, já que elas não estavam contribuindo”, acrescenta.


CSP


HOMENAGEM A VIRGÍLIO TÁVORA


A Companhia Siderúrgica do Pecém informa à coluna que o ex-governador Virgílio Távora também será homenageado na cerimônia que celebrará as operações da companhia no próximo dia 4. Haverá uma placa com seu nome, como também para as demais autoridades homenageadas. Segundo a CSP, a placa já está pronta, mas será entregue posteriormente, uma vez que seus familiares não poderão estar presentes à cerimônia.


PROVOCAÇÃO


CASO DAS TUNELADORAS


Ontem, o jornalista Nazareno Albuquerque fez uma provocação na rádio O POVO/CBN sobre o caso da compra das tuneladoras adquiridas por R$ 128 milhões para as obras do Metrô de Fortaleza. O fato realmente precisa de explicações.


O equipamento foi adquirido durante o governo Cid Gomes e ainda está sem uso. Eis um caso que seria melhor terceirizar o serviço no momento da necessidade, ao invés de adquirir o equipamento e deixá-lo enferrujar, como acontece atualmente.


INVESTIMENTO


ESPOSENDE AMPLIA MARCAS PRÓPRIAS


A rede de lojas Esposende aposta nos investimentos em marcas próprias. Para 2017, a previsão é de um aumento de 20% do faturamento total da empresa com esses produtos. A preocupação é com uma maior oferta de itens e preços mais competitivos, o que é possível com o controle sobre a produção.


MERCADO


PROBLEMAS NA CARNE E CAMARÃO


O deputado Danilo Forte informou ontem à coluna que espera uma resposta rápida do governo sobre a importação de camarão do Equador. Os criadores nacionais alegam que a possibilidade de compra do mercado externo representa risco sanitário e prometem entrar na Justiça contra a medida.


O parlamentar afirma que se procura uma solução definitiva para o problema. “Isso representa uma loucura; além de acabar com o boi, pode-se acabar com o camarão”, ressalta


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia recebe o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior; a secretária executiva do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Thaíse Dutra; e Allan Sankey, empresário da marca Ferrovia. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24)


A esperança, embora enganadora, serve ao menos para nos levar até o fim da vida por caminhos agradáveis”

La Rochefoucauld (1613-1680), escritor francês

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.

 

TAGS