PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará e Rio Grande do Norte disputam fábrica da Chint

2017-03-03 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Não é só o Ceará que tem buscado parceiros na China para realizar investimentos. O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Farias, esteve na segunda-feira de Carnaval em Xangai negociando a produção de placas fotovoltaicas com a Chint Electrics Co. Um protocolo foi assinado para a construção de uma fábrica.


A Chint é considerada uma das empresas mais importantes no cenário global de produção de equipamentos de energia solar e possui unidades na Índia, Alemanha e Estados Unidos.


O investimento também é disputado pelo Ceará. Ontem, empresários e executivos viajaram com destino a Xangai para conversar com executivos da companhia chinesa. A missão já estava planejada e o grupo foi surpreendido com o anúncio do protocolo assinado com o Rio Grande do Norte.


Como a negociação com o governo potiguar ainda está em fase preliminar, acredita-se que o Ceará ainda tem condição de firmar um acordo.


XANGAI 1


NEGOCIAÇÃO COM EMPRESÁRIOS


O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Energias Renováveis do Estado do Ceará (CS Renováveis), Jurandir Picanço, faz parte da comitiva que está indo para Xangai. Antes de embarcar, ele relatou à coluna que o governador do Rio Grande do Norte se adiantou, mas que a missão cearense leva vários empresários que possuem condições de negociar parcerias.


“Prefiro que o investimento venha para o Ceará, mas se for para o Rio Grande do Norte também será muito bom”, acrescentou.


XANGAI 2


PROJETO SOLAR NO VALE DO APODI


O empresário Fernando Cirino, que também integra a comitiva, afirma que o governo do Rio Grande do Norte tem sido muito mais ativo na área de energia renovável e que o Ceará perdeu muito espaço. “Não foi dada a devida atenção ao setor”, acrescenta.


As ações conjuntas realizadas pelo governo e empresários tentam agora recuperar o tempo perdido. Cirino conta que vem mantendo contato com executivos da Chint há algum tempo e que já visitou a fábrica do grupo na Alemanha.


A intenção do empresário cearense é realizar parceria com os chineses para a produção de placas no Vale do Apodi, onde já possui projeto de energia solar. “O Ceará continha com o mesmo potencial e pode ter êxito”, reforça.


MUDANÇAS


ENERGIA RENOVÁVEL NA ARÁBIA


O mercado de energias solar e eólica tem crescido no mundo todo. Recentemente, o governo da Arábia Saudita anunciou investimentos de US$ 50 bilhões em energia renovável. Deve ser feita uma licitação para 700 megawatts de energias solar e eólica até o dia 20 de março. Vale lembrar que a Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo e agora importará tecnologia para criar parques com energia alternativa.


Enquanto isso, o Brasil ainda engatinha nessa área, tendo que comprar equipamentos de outros países, embora algumas fábricas já tenham se instalado no País.


ESTADO 1


PORTFÓLIO PARA PACOTE DE CONCESSÃO

 

O governador Camilo Santana tem este mês dois compromissos importantes na Holanda. O primeiro consiste na sua participação em rodadas de negócios da 12ª edição do Brazil Network Day, no próximo dia 21. O evento é uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Haia e ocorre desde 2011. Este ano, Camilo será o convidado de honra e deve apresentar o portfólio de projetos para concessões e investimentos do Estado.


ESTADO 2


MEMORANDO COM ROTERDÃ


No dia 22, o Estado assinará o memorando de entendimento com o Porto de Roterdã para compartilhar a gestão do Porto do Pecém. Uma comitiva de autoridades locais estará presente - entre eles, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, cuja pasta poderá incluir a Cearáportos.


ERRAMOS


COCHILOS DE MARÇO


1) A coluna de ontem confundiu a data do Congresso Nacional de Hotéis (59º Conotel). O evento ocorrerá entre 17 a 19 de maio, em São Paulo, e não em março, como foi informado.


2) O presidente do Sindipan é Ângelo Márcio Nunes de Oliveira e não Lauro Martins. Martins é vice-presidente da entidade e entregou a presidência a Ângelo no dia 17 de janeiro.


Em política não há nada de novo. Há apenas gente tentando reinventar a roda”

Dick Morris, analista político norte-americano

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, Nazareno Albuquerque.

 

TAGS