PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará: alianças entre o público e o privado

2017-03-22 01:30:00

Os resultados concretos da apresentação do governador Camilo Santana no Brazil Network Day, em Haag, na Holanda, só o tempo dirá, mas há um efeito psicológico: o engajamento da classe empresarial.


A missão na Holanda conta com a participação de 43 empresários e manteve no mesmo auditório, da comitiva do Ceará, os discursos do governador Camilo Santana; do secretário de Desenvolvimento, César Ribeiro; do presidente da Fiec, Beto Studart; e da diretora do CIN, Veridiana Grotti. Dois discursos políticos e dois discursos técnicos; dois em português e dois em inglês.


Somente no início da década de 1990, com o Pacto de Cooperação, houve trabalho tão intenso de aproximação do setor público e privado em busca de desenvolvimento. Há claramente uma preparação política para a atração de novos investimentos, mas também de alianças futuras para novos governos.


A esperança é que a empolgação gerada pela missão na Holanda permaneça e gere possibilidade de novos negócios, inclusive para a área imobiliária. Segundo fontes, durante o evento, investidores demonstraram interesse em condomínios em regiões praianas.


Outra expectativa é de que a união entre setores público e privado ajude a desatar nós de projetos de infraestrutura que não saem do papel, bem como de micos, como é o caso da Linha Leste do metrô e do Acquario, que viraram vexames pelos valores investidos sem perspectiva de conclusão das obras.


PORTUGAL 1


ESTADO BENEFICIADO PELO MUNDO DIGITAL


O Ceará deve ser beneficiado pela necessidade de conectividade da Europa. Empresários e executivos que participam de missão em Portugal foram surpreendidos pelo posicionamento de parlamentares europeus que estavam otimistas com a concretização de mais um projeto de cabo submarino entre a América Latina e a União Europeia. Esse cabo ligaria Fortaleza, no Brasil, a Sines, em Portugal.


O projeto foi anunciado no ano passado e tem a perspectiva de ser concluído em 2017. Em entrevista a sites portugueses, o eurodeputado Carlos Zorrinho destacou a importância do reforço da conectividade da Europa com outras zonas do globo, através deste cabo submarino, sublinhando a necessidade da obra terminar no prazo.

 

PORTUGAL 2


GARIMPO DE NEGÓCIOS


O Ceará vem garimpando negócios em várias áreas no exterior. O diretor de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sílvio Carlos Ribeiro, ministrou palestra na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa para apresentar as oportunidades. Sílvio participa de missão empresarial que passa por Lisboa e Setúbal, em Portugal, que divulga a Expolog 2017. O evento vai ocorrer em novembro, em Fortaleza.


UNIMED BRASIL


DIRETORIA DE MARKETING


O presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel, vai assumir a diretoria de Mercado e Marketing da Unimed Brasil, com sede em São Paulo. Ficará responsável por toda a área de pesquisa de mercado, divulgação, gestão de marcas, inclusive dos hospitais e clínicas. A assembleia de posse ocorrerá no próximo dia 29 e a festa da nova diretoria, no dia 12, em São Paulo.


MUDANÇA


SICREDI NO CEARÁ


A Unicred Central Norte/Nordeste agora é Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Ontem, foi apresentada a programação visual da marca a funcionários e cooperados, além dos efeitos da mudança.


O presidente do Sicredi-CE, José Nazareno de Paula Sampaio, diz que há vários ganhos com a mudança. O Sicredi tem uma história antiga, foi fundado em 1902, no Rio Grande do Sul, e atua em 11 estados. Com a nova marca, será possível o fortalecimento das atividades de crédito na região.


TECNOLOGIA


MÁQUINA TRANSFORMA AR EM ÁGUA


O deputado federal Odorico Monteiro (Pros-CE), que coordena o Programa de Desenvolvimento e Inovação, levará um projeto inusitado para Quixadá: uma máquina que transforma o ar em água.


O equipamento foi criado por um engenheiro brasileiro e funciona sugando o ar do meio ambiente. As moléculas de água passam por três filtragens para desinfecção e mineralização. O parlamentar diz que a água sai puríssima para o consumo humano.


A tecnologia será usada para abastecer o sistema de agricultura hidropônica, com o cultivo de espécies de tomates melhoradas geneticamente. Também será usada energia solar na unidade experimental.


O projeto será apresentado sexta-feira, às 14 horas, para professores, estudantes e lideranças da região do Sertão Central, no auditório do IFCE.


No final de contas, o valor de um Estado é o valor dos indivíduos que o compõem”

Stuart Mill (1806-1873), economista britânico

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

TAGS