Logo O POVO+
Transposição: Ciro Gomes desaparece de cobertura
Foto de
clique para exibir bio do colunista

Transposição: Ciro Gomes desaparece de cobertura

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Na segunda-feira passada (20/3), a editoria Política trouxe como manchete da página 13 notícia com o título: “Lula e Dilma reinauguram transposição na Paraíba”. A partir dela, recebi o seguinte comentário de um leitor, que, por sinal, também faz parte do Conselho de Leitores: “No caso da transposição, o jornal destacara antes a presença de Ciro (Gomes). Deveria ter comentado ausência e motivo
(para a ausência)”.

Ao lembrar o antes, o leitor se referia à edição do último dia 18, quando foi publicada matéria na mesma editoria anunciando a visita que os petistas estavam organizando à cidade de Monteiro (PB) para fazer inauguração informal do trecho da Transposição das Águas do rio São Francisco. No conteúdo publicado, que também foi manchete de página, o título destacava a presença do ex-governador do Ceará. “Lula, Dilma e Ciro reinauguram transposição no domingo” (ver fac-símile das duas notícias publicadas).
[FOTO1]
De fato, ficou estranho. A presença de Ciro Gomes, que havia sido anunciada em manchete na primeira matéria, editada no sábado, desapareceu dois dias depois. O nome do político cearense nem sequer foi citado em todo o conteúdo editado na matéria que cobriu o evento. Vale lembrar que, durante o discurso que proferiu em Monteiro, o ex-presidente Lula chegou a lembrar o ex-governador do Ceará como peça importante para o início das obras, porém nem esta parte do discurso apareceu na matéria publicada no O POVO. É como se a primeira informação não houvesse existido. De lá até a última sexta-feira, não se falou mais no assunto. Por certo também não foi por falta de espaço. A cobertura da inauguração alternativa ganhou mais de meia página na edição com direito a um quadro “Saiba mais”. Pedi explicação aos editores responsáveis pela área. Não recebi resposta.

Deixar de informar ao leitor sobre a presença já anunciada de Ciro Gomes foi uma falha jornalística. Era necessário, sim, dar uma satisfação ao leitor. Era importante dizer o motivo que levou o cearense a não ter presença registrada no evento. Ou, no mínimo, informar que ele não havia comparecido. Essa informação O POVO ficou devendo.

CHUVAS E O JORNAL MOLHADO
Uma das reclamações recorrentes que ouvi de assinantes do O POVO na semana que passou foi em relação à forma de entregar o jornal. Os leitores ligaram para se queixar que o exemplar tem sido entregue molhado, ficando impossível de ser lido. As reclamações vieram de leitores de vários pontos da Cidade, como Bairro de Fátima, Parquelândia, Aldeota, Maraponga e Bairro Ellery. Os assinantes fazem questão de dizer do desejo de receber um jornal envolto em um saquinho de plástico.

Sempre que recebo esse tipo de reclamação, envio para o setor responsável para que alguém entre em contato com o assinante e providencie a reposição do jornal daquele dia. Isso pode acontecer se a reclamação é feita no início da manhã. Na maioria das vezes, o retorno do setor é rápido. Como as reclamações estão se tornando recorrentes e estamos ainda no segundo mês da quadra chuvosa, pedi uma explicação ao setor responsável. O diretor de Mercado Leitor, Victor Chidid, respondeu o seguinte: “Este problema está agravado pela quantidade e intensidade das chuvas que têm acontecido. Em grande parte dos casos, quando a entrega é realizada, não está chovendo, não havendo, portanto, a necessidade do saco plástico. Esta entrega é feita entre 4 horas e 6h30min. E a chuva acontece depois deste horário. Estamos reforçando a colocação dos sacos plásticos durante este período chuvoso, para melhorarmos a satisfação dos nossos assinantes”.

Buscar a satisfação do leitor é um dos princípios que regem o Código de Ética da empresa jornalística O POVO, que expressa: “Nosso compromisso maior é com o leitor. Temos a obrigação e o interesse de bem informar. Quem faz e quem comercializa jornal precisa estar convencido de que buscar a satisfação do leitor é uma atitude de proteção ao próprio negócio”. Fazer a entrega do exemplar cedinho e trabalhar para que ele tenha condições de ser lido deve ser uma obrigação. Pelo menos o caso específico de o jornal não vir ensacado está sendo solucionado. Na sexta-feira passada, quando choveu em Fortaleza desde a madrugada, nenhum assinante entrou em contato com a ouvidoria para reclamar sobre este assunto específico.

NOVO PORTAL

O Portal O POVO estreou no domingo passado (19/3) o novo modelo de navegação. Era uma mudança necessária, pois ele ainda reunia uma infinidade de informações sem escala muito definida. Com o novo visual, ficou mais clara a hierarquia dada à manchete. A mudança também facilitou o acesso às colunas e blogs. As colunas diárias ganharam destaque. As outras que não são publicadas todos os dias estão postas em ordem alfabética a partir de um segundo clique. Um problema, porém, ainda persiste: algumas páginas não foram atualizadas com o design da capa. Ao abrir estas páginas, cria-se um choque entre o novo e o velho. Leitor, por exemplo, sentiu falta de um ajuste na página dos blogs parceiros. Segundo informações da Redação, a modernização virá em um segundo momento. 

 

Por Tânia Alves

Foto do

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?