PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Tradição atualizada

2017-03-17 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] [FOTO2]

O prazer pela culinária foi despertado desde menino. O agora chef Paulo Martins nasceu em Fortaleza e está na cozinha com a mãe aprendendo, observando e, nos finais de semana, fazendo o almoço familiar desde muito jovem. Entrou para o comércio ótico como gerente e ficou nessa área por um período aproximado de 27 anos. Paulo dedicou parte de sua vida a essa atividade, mas a culinária sempre esteve presente ao seu lado, como se estivesse acenando para esse profissional de uma vivência criativa
e corajosa.
 

“Eu conheci uns paulistas que se tornaram meus amigos. Eles perceberam que eu gostava mesmo era de cozinha e me orientaram em como montar uma pizzaria. Segui os conselhos e a Disk Sollo Pizza, na Parquelândia, fez sucesso durante alguns anos até eu partir para novas experiências”, explica. Irrequieto e corajoso, Martins soube pelos amigos paulistas que havia um curso muito bom e completo na Escola de Hotelaria e Turismo, em Algarve, Portugal. A carga horária era de três anos e o aluno começava como cozinheiro de terceira classe. Durante os testes, os professores detectaram que Paulo tinha aprofundamento e experiência em gastronomia e ele foi escalado logo para a primeira classe, o que lhe proporcionou oportunidades de ampliação de seus conhecimentos, já que ele foi imediatamente para a cozinha com oportunidades de aprendizado e de trabalho.
 

“Eu comecei a trabalhar no Restaurante Internacional do Aeroporto de Faro. Fiquei lá sete anos. Foi uma grande experiência de conhecimentos da cozinha internacional que eu já vinha praticando na escola”. Paulo Martins voltou para Fortaleza e montou o Bonne Bouche que, segundo o chef, entrega aos comensais uma culinária autoral com forte tendência da cozinha considerada contemporânea.
 

Serviço

 

BONNE BOUCHE
ONDE: Rua Ana Bilhar, 987 - Varjota
QUANDO: terça a domingo, das 12 às 15 horas/terça a sábado, das 19 horas ao último cliente
MAIS INFORMAÇÕES: 30351996/981871996/ bistrobonnebouche
@yahoo.com.br (e-mail)
FANPAGE E INSTAGRAM: @bistrobonnebouche
CARTÕES: Visa, Mastercard, American Express, Elo
Primeiro piso: 23 lugares/Mezanino: 29 lugares


PRAZER EM CONHECER
Paulo Martins: “Minha mãe Ilma foi acompanhada por mim na cozinha quase todos os dias e nos finais de semana quem cozinhava para a família era eu. Desde essa época, já reinventava algumas receitas caseiras. E sempre soube que um dia seria cozinheiro. Até quando conheci uns paulistas maravilhosos aqui em Fortaleza e ficamos muito amigos. Eles foram para Portugal fazer um curso na tradicional Escola de Hotelaria e Turismo de Algarve. Durante esse período, sedimentei meus conhecimentos. Meu estilo de culinária pode ser considerado como contemporânea, porque eu, além das minhas receitas, recrio e transformo muito. Agora mesmo, já estou lançando mais três novos pratos no cardápio, criados recentemente. Hoje, temos 16 pratos entre saladas, massas, carnes, frutos do mar, risotos e sobremesas”.
 

AMBIENTE
O ambiente teve projeto da arquiteta Marcela Barros. De acordo com Paulo Martins, ele conseguiu fazer uma parceria com Marcela para que ficasse com esse estilo. “Eu considero uma mescla contemporânea devido às peças antigas e os quadros que se entrelaçam”, destaca. As cores são equilibradas permitindo o clima intimista que Paulo tinha em mente. “É muito importante para uma casa de repasto manter esse clima, que produz relaxamento e aconchego”. Existem detalhes muito criativos que permitem ao conviva leituras visuais e descobertas interessantes, como a adega debaixo da escada que conduz ao mezanino. Tudo é muito delicado e singelo dentro do ambiente. O Bonne Bouche é muito simpático e agradável.
 

1. Filé épice: filé ao molho de pimenta verde, arroz branco e arroz selvagem
2. Risoto marítimo: arroz arbóreo, vinho branco, camarão, polvo, mexilhões e lagosta
3. Ciel: sorvete de queijo, calda de frutas vermelhas e amêndoas tostadas  

 

`Por Ivonilo Praciano

TAGS