Logo O POVO+
OAB valente
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

OAB valente


A ORDEM dos Advogados do Brasil vem valente em cima da não transferência de 3% das loterias federais para o Fundo Nacional de Cultura, medida aprovada desde dezembro de 1991 e até hoje não cumprida. Conselheiros federais, entre eles o cearense Ricardo Bacelar (também membro da Academia Cearense de Cultura) ingressam com ação contra a União exigindo a transferência e as correções nos trâmites do FNC. A Lei divide as fontes de recursos em 12 categorias. A sétima diz “três por cento da arrecadação bruta dos concursos de prognósticos e loterias federais e similares cuja realização estiver sujeita a autorização federal, deduzindo-se este valor do montante destinados aos prêmios”. Essa defesa da OAB à Constituição e ao Estado de Direito só merece aplausos e cobrança de todos nós para que não haja recuo.


O ESPELHO DO JAPÃO


PROFESSORES Nazareno Oliveira e Herbenni Leitão, diretores gerais do Colégio Master, estiveram no Japão e têm muitas coisas para contar. Eles participaram do encontro de escolas brasileiras associadas da Unesco com escolas japonesas. Na programação, visita ao Ministério da Educação, onde assistiram uma palestra sobre o sistema educacional japonês e visitaram as escolas Fuji Kindergarten e Tokyo Kenji Steiner, a Tokyo Gakugei University International e outras. Em todas as visitas mantiveram-se nas salas de aulas, observando as atividades cotidianas dos alunos, lá sabendo muito bem manter as regras de respeito, disciplina e dedicação aos estudos.


Professores Herbenni e Nazareno de Oliveira com o diretor do Planejamento Estratégico do Ministério da Educação Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia do Japão, Seiji Ichaikawa, mais a cordenadora Myriam Tricate, do PEA-Unesco no Brasil


GENERAL TORRES...


...DE MELO, um jovem nascido em 1924, é um colecionador de boas histórias, tal a sua vivência como militar e um ser atuante em muitos outros grupos, como os “Amigos em Ação”, acaba de nos entregar mais um livro: Vamos Rir. Prefaciado por Grecianny Cordeiro, presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (Amlef), a publicação traz narrativas vividas e gravadas por quem realmente sabe colecionar desabafos, afirmações, conceitos e outras boas coisas mais em seu dia a dia. O general lembra que “temos vários motivos para agradecer e sorrir. Rir é a alegria da alma. Para mim, quando estou rindo encontro-me feliz”. O livro é sensacional.


VERDE: EDUCA

E PRESERVA


É POÉTICA e educativa a bonita campanha, assinada pela SG Propag, marcando os 40 anos do Grupo C.Rolim Engenharia. Contemplada ainda com a beleza de cada peça, um dos textos do trabalho revela: “Cuidar do planeta é cuidar da nossa casa. O compromisso verde da C.Rolim Engenharia é de plantar uma muda para cada metro quadrado de terreno construído e vamos às escolas públicas ensinar aos alunos a plantar e cuidar das árvores...” Dá para entender o por que da verdadeira prosperidade do grupo comandado por
Edyr Rolim?


IDOSOS NÃO PAGAM


UM LEMBRETE: pessoas idosas acima de 60 anos não pagam estacionamento nos shoppings. Faça valer o seu direito. Leve o ticket ao balcão juntamente com sua carteira de identidade e peça o carimbo de isenção.


GASTRONOMIA


COZINHAS são reveladas e as receitas também. Depois de quatro anos sendo produzido, será lançado o livro Além da feijoada e da peixada. Mais de 50 mil fotografias foram feitas por Maurício e José Albano, para selecionar aquelas que enriquecerão a publicação criada e produzida via Sesc. Seu objetivo foi mostrar cenários, levantar dados e receitas que caracterizam a culinária cearense, daí a pesquisa ter sido abrangente, de Juazeiro do Norte até Bitupitá.


SÓ BELEZA


O SUCESSO da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) garante aos turistas as coleções ali expostas. O artesanato do Ceará é um dos mais ricos do Brasil nas tipologias: fios e tecidos (renda de bilro, filé, crochê e bordado), madeira, papel, couro, argila e arte popular. O estímulo aos artesãos dado pela primeira dama Onélia, impulsiona a produção e a qualidade de
peças lindas encontradas e apreciadas por muitos.


“Acumule o que clareia a alma, ilumina o sorriso e perfuma a vida”. Papa Francisco


NÚPCIAS


JULIANA e João Paulo, filhos queridos de Zulecir e Ailton Batista Samapio e de Fátima Santiago e Jacinto Moreira Sales oficializaram seu casamento em bonita cerimônia no Espaço L’Ô, decorado por Jaqueline Kato. Entre os convidados: Fabíola e Alcimor Rocha, Camila e Ricardo Magalhães, Croaci Aguiar, Maria Luiza e Marcelo Miranda. Mais: Zezé Santiago, Eveline Martins. Gabriela Castro, sempre elegante estava na companhia de Ranato, Manoel e Daniela de Castro.


QUANDO da festa de aniversário de Adauto e Humberto Bezerra, no espaço bonito do La Maison Dunas, decorado lindamente por Gil Santos, esse trio, formado por Regina e Graça Dias Branco da Escóssia e Lêda Maria Souto, levou o abraço de admiração aos queridos gêmeos.


ROTARIANOS EM FESTA


A FESTA de posse dos clubes de Fortaleza, pertencentes ao Distrito 4490, realizada último dia 30, no La Maison, firmou a solidez da entidade internacional. O novo dirigente do Distrito Ceará, Piauí e Maranhão - 2017-2018 da Represe é José Deusney Rodrigues de Oliveira, RCF Bemfica. O governador é o empresário e companheiro Eduardo Augusto Cortez Campos, associado do RCF Oeste.


ESTUDIOSA


GERMANA Cavalcante Feitosa é uma profissional da odontologia permanentemente estudando, pesquisando e se aperfeiçoando. Ela acaba de regressar da Suécia, berço da ciência da implantodontia mundial. Fez cursos de Cirurgia Avançada nesta especialidade, que domina, na Universidade de Götemburgo. Foi um curso especial para poucos profissionais com o objetivo de discutir as doenças que afetam os implantes e que levam as falhas ou perdas dos mesmos. Germana convidada, aceitou também conhecer a Faculdade de Odontologia daquela universidade demorando-se em seus laboratórios e clínicas de pesquisas.


AS MULHERES...


...PENSANTES, grupo dos mais antigos reunindo mensalmente suas integrantes, no Ideal Clube, ouviram em sua reunião mensal, o dr. Igor Montenegro. Ele palestrou sobre as dores de joelho e quadril, buscando passar informações sobre como combatê-las e evitá-las. Depois, todos participaram do almoço de confraternização.


O grupo das Pensantes


Vânia Canamary


Maria Amoreira


Dr. Igor com grupo de Pensantes


Gabriela Castro


Jozilda Belchior


MOLDURAS


Caetana Macedo respira total felicidade. A filha Georgiana, que mora no Canadá, chegou trazendo os filhos lindos Nina e Tony, para férias em Fortaleza. Samy Akiki, o genro, breve aqui estará.


OFTALMOLOGISTA Abelardo Targino comemora. A primeira sobrinha Maria Clara, filha de Elizabeth e neta de Regina, foi aprovada em 3º lugar, no vestibular de arquitetura, da Unifor. Dia 21 ele e a esposa Aline Góes, comemoram os quatro aninhos da herdeira Laís. E hoje, toda a família festeja o aniversário da pequena Laura, filha de Roberto Junior e Luana.


Permanece ainda para aprovação, o projeto de lei nº 98/17, de autoria do 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tin Gomes (PHS), dispondo sobre afixação de cartazes em revendedoras e concessionárias de veículos informando sobre isenções tributárias específicas, concedidas às pessoas com deficiência e portadoras de enfermidade de caráter irreversível. O projeto tramita desde 27 de abril de 2017.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?