Logo O POVO+
Para a família
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Para a família

NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Atraindo uma plateia de mais de 250 pessoas, aconteceu último dia 21, no Auditório Waldyr Diogo, da Fiec, o Seminário Geração Família, mais uma realização do O POVO e concretização de um sonho da colunista. Muitos ali foram estimulados a aprender mais sobre o diálogo sincero e o relacionamento amoroso com os membros familiares. Amadurecer ideias para desenvolver projetos e atividades entre pessoas e grupos. A educação, as dores do mundo, a violência, as práticas espirituais, a saúde emocional, a alimentação saudável, a crise do afeto, mais a instituição familiar, o perigo das redes sociais, a presença de Deus na família, as manifestações de carinho e a crise do afeto, foram temas que desfilaram na grande passarela de informações e orientações armada pelo grande evento.


Pais, educadores (diretores do Colégio Master, Herbenni e Nazareno de Oliveira, compareceram), funcionários públicos, grupos de amigos, voluntários, artistas, integrantes da Alfe e BPW, e estudiosos do tema Família disseram presente e foram privilegiados em ter no mesmo lugar palestrantes de alto nível como a procuradora de Justiça, Socorro França; o pastor Mário Sérgio Levy; o professor e especialista em Planejamento Estratégico, Daniel Hakin.


Completando a listagem de expositores e irradiadores do conhecimento, o seminário reuniu o psicólogo clínico Marco Aurélio de Patrício Ribeiro; a médica e jornalista Erotildes Honório; o padre e médico Fernando Pontes e o professor e advogado Marcus Fernandes.


Primeira dama Onélia Santana


Diretor do O POVO Edson Barbosa, saudou os participantes destacando os objetivos do seminário

PRIMEIRA-DAMA...


...Onélia Santana compareceu ao Seminário Geração Família, assim com a primeira –dama de Fortaleza Carol Bezerra, ambas apoiando o evento e reconhecendo sua importância junto aos pais e educadores. Onélia apresentou aos participantes o seu projeto de amor “Mais Infância Ceará” (atingindo todos os municípios)favorecendo ações diferenciadas como o Arte na Praça, Lazer e Esportes (reunindo filhos e pais), Brinquedocreches, além de centros de orientação e assistência de saúde aos pequeninos.


HOJE É DIA...


...de manter a tradição e incentivar, participar e mesmo programar junto aos amigos os festejos homenageando São João e São Pedro. Marilza Pessoa atraída pela culinária junina está em seu Bom Bocado com todas as comidas típicas e cestas de presentes saborosos.


MÚSICA E BELEZA


Médico Cabeto Martins Rodrigues dá continuidade, dia 30, ao Programa Clássicos na Lagoa. Ali em Porangabussu, às últimas sextas-feiras de cada mês, músicos talentosos se encontram oferecendo um espetáculo beneficiado pela beleza do pôr do sol e do silêncio da natureza e dos apreciadores. Imperdível!


LETRAS


Nesta manhã a presidente da Academia Metropolitana de Letras, Grecianne Cordeiro faz mais uma reunião da entidade, no Palácio da Luz. Uma pauta marcada por realizações e projetos, um deles ligado a participação no suplemento literário “Pai, Beleza e Poesia”, editado pela colunista, mais a antologia bilíngue e a elaboração do livro sobre os patronos de cada acadêmico.


ARENA


O presidente da Fiec, Beto Studart, recebeu esta semana em sua residência, reitores e representantes das universidades cearenses, para um café da manhã tendo como cardápio a relação entre a academia e o setor produtivo. Participou também do encontro o secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda.


QUE VENHA JULHO!


Zezinho Albuquerque, deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, mesmo entre as fogueiras juninas, vivencia duas comemorações que aquecem de entusiasmo seu mês de junho: a inauguração hoje do Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, em Jericoacoara, obra que ele foi articulador dedicado e a reativação do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, que ele foi um dos que soube mobilizar os Poderes para não deixar afundar. Julho virá para novos plantios e colheitas.


DOR DE JOELHO...


...e quadril já tem um basta. O Dr. Igor Montenegro, especialista, é o palestrante do almoço – reunião, das Mulheres Pensantes, próxima terça, dia 27, no Ideal Clube. Falará sobre menisco, artrose, tendinite, entorse, bursite e outros mostrando como combate as dores e devolve a saúde aos sofredores.


PARA SACIAR A SEDE


Água Innovation, que aconteceu na quarta e quinta-feira desta semana, reuniu importantes especialistas do setor de água para discutir as melhores e mais viáveis soluções para a segurança hídrica no Ceará.


Lá estavam entre outros: Ângelo José de Negreiros, presidente do Dnocs; Helvécio Mattana Saturnino, presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem; Marlon Cambraia, secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração; professor Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC e Carlos Matos, deputado estadual e presidente do Comitê Técnico do Seminário Água Innovation, todos reunidos nesta foto.


UM ADEUS


Fortaleza em um só dia assistiu a partida para a Casa do Pai de duas pessoas pródigas em suas missões específicas junto à sociedade. A jornalista Wanda Palhano, presidindo desde 1996 o jornal O Estado, símbolo de sua união com o jornalista Wenelouis Xavier Pereira. Era também procuradora-geral do Dnocs e conselheira da OAB/Ceará. Mas do lado esquerdo do peito de seus amigos a sua recordação é marcada pela alegria e a serenidade. Na caminhada, sua voz era vibrante de entusiasmo, acolhendo os amigos, os filhos e os netos para com eles colorir de azul o seu viver.


O outro que partiu foi Aroldo Mota, aquele que construiu sua história como um inteligente e lutador, como um homem do direito prestando relevantes serviços, principalmente à Justiça Eleitoral. Era um ser entusiasta, aclamado e reverenciado, mas jamais vaidoso, por isso, preferindo a toga da simplicidade e da seriedade. Aroldo e Wanda hoje estão no cenário celeste, quem sabe apreciando os dons de luz, projetados por conta de seus feitos na terra, agora servindo para musicalizar a cantoria alegre dos anjos dando-lhes boas-vindas. Saudades!


MARIANA FURLANI...


... traz outro lindo presente para a cidade. Esta tarde, em sua galeria de Arte Contemporânea (R. Canuto de Aguiar, 1401) a exposição do artista plástico Wilson Neto. São 50 pinturas criadas sobre pesquisas e passagens do autor, ora produzidas durante exercícios com seus alunos, ora a quatro mãos junto com a artista Alexia Brasil. O resultado de tudo permite aos apreciadores o prazer de contemplar cada trabalho e ampliar seu imaginário visual e poético.


ROTARIANOS


Quando a entidade tem uma noite inesquecível. A festa de posse da Represe- representação dos presidentes e secretários, dos clubes de Rotary da grande Fortaleza, será realizada dia 30, sexta-feira, no La Maison, salão Cidades, com início às 20 horas. O ponto alto ocorrerá com a cerimônia de posse dos novos presidentes e conselhos diretores dos Clubes de Rotary, e do governador do Distrito 4490 para o ano rotário 2017-2018, o empresário Eduardo Augusto Campos. Para presidir o Rotary Club Fortaleza Planalto foi escolhido o diretor do Departamento de Engenharia da Unifor, Prof. Jackson Sávio Vasconcelos Silva.


Eduardo Augusto Campos, governador e sua amada Leninha.


GRAND OPENING


O empresário Marcus Pessoa (ao centro) recebeu o gerente comercial e o diretor geral da AGP Glass Brasil, Alexandre Rocha e Rodrigo Cardoso, para a inauguração de um dos três maiores complexos de blindagens do País, a nova sede da Prestige, antiga Piquet Blindagens Ceará. O evento, fechado para imprensa e diretores de concessionárias parceiras, contou ainda com a presença ilustre de Cacá Bueno, piloto destaque da Stock Car.


TEM


Amanhã, dia 25, às 14 horas, uma belíssima apresentação do espetáculo Duas Estações, reunindo a turma do balé da Edisca. Será na Praça de Eventos, piso L1 no Shopping Riomar. Entrada livre.


Hoje e amanhã, das 12h às 19 horas, a exposição Dali: a Divina Comédia. São gravuras produzidas, sob encomenda, entre 1950 e 1960, ilustrando uma edição comemorativa aos 700 anos de seu nascimento


A Kryolan, a linha robusta de maquilagem alemã, é a nova paixão de Thomasia Carapeba, em sua loja World Makeup, funcionando no Shopping RioMar, e mantendo outros produtos de multimarcas para abastecer a clientela feminina.


DE OLHO NO MUNDO


Foi na Fiec, último dia 21, a reunião de 25 entidades internacionais participando do encontro da CTCOmex. O objetivo foi dar o primeiro passo para formar uma rede em prol da internacionalização do Ceará e mais: aproximar a economia do Estado com cada um dos países presentes, procurando ampliar as exportações e atrair investimentos estrangeiros. Um grupo especial foi formado pelos membros da Sociedade Consular do Ceará, cujo presidente é Ednilton Soàrez, representando a Holanda.


Eduardo Bezerra, Javier Yugar (dia 27 tomando posse no consulado do Peru e inaugurando a sede), Ednilton Soàrez, Marta Campelo e Rômulo Alexandre


HISTÓRIAS DE AMOR


Jornalista Natália Teixeira vem inspirando as noivas e contribuindo em muito na realização de sonhos para quem vai casar. Novidades e tendências do mercado de casamento acompanham seus projetos, atraindo mais de 50 fornecedores, que também vão estar com ela, dia 28. Naquela noite, Natália comemorará no L’Ô 142 seus sete anos de trabalho, através do blog “casamento 2.0”, oferecendo mil atrações através dos serviços como música, decoração, identidade visual, vestidos e buffets. Ela tem também histórias de amor para contar colhidas através de suas ideias para os nubentes e grupos que também adoram festejar seu aniversário de casamento.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?