Logo O POVO+
Centro das Rendeiras
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Centro das Rendeiras


Após 16 anos tendo sido demolido, o Centro das Rendeiras da Prainha/Aquiraz está sendo reerguido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Naquela área, há quase um século, as mulheres vocacionadas para o labirinto e crochê desenvolveram produção valiosa, abastecendo o mercado local e mesmo nacional. Com a Prainha saindo do roteiro turístico o principal ponto de vendas se acabou, gerando o sofrimento e o desemprego.


Esperanças são lançadas agora. Feliz com esta notícia o grupo Mulheres do Brasil, representado por Ethel Whitehurst (entendida do assunto), Rosângela Cavalcante e Norma Zélia Andrade, foi ao local, e em uma rápida pesquisa sobre a nova geração de jovens ainda dedicada ao mesmo trabalho das mães e avós, projetam criar ali a Escola de Rendeiras, única forma de estimular e preparar novas criadoras para dar continuidade à produção artesanal, anos passados pródiga no lugar. Por que também o grupo não cria um capítulo para a orientação do processo de produção?


Só uma observação. Reconstrução do Centro das Rendeiras e fundação de uma escola precisam do incremento de outros órgãos do governo, como secretarias de Turismo incentivando a rota de ônibus com os visitantes somente pelo local e de Segurança garantindo para a área melhores dias e melhores noites.


MOLDURAS


- Os 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil, serão comemorados dia 13, às 15 horas, no plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. Presidente Zezinho Albuquerque e deputado Manoel Duca convidam para a sessão solene.


- Ontem, cedinho da manhã presidente do Náutico, conduziu a solenidade cívica dos 88 anos do tradicional clube do Meireles.


MULHER NO COMANDO

Governador Camilo Santana e presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, entre as autoridades que prestigiaram a posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral-CE Nailde Pinheiro Nogueira, presidente, e Haroldo Máximo, vice, último dia 5. Na foto, os dois estão com a grande mulher e profissional empossada e o ex-presidente do TRE Gladson Pontes, que fez uma administração sem tempestades


FAMÍLIA ATRAI SEMINÁRIO


- O seminário Geração Família, novos tempos, novos desafios e novos vínculos afetivos, direcionado aos pais, educadores, orientadores, religiosos e estudiosos dessas transformações registradas na sociedade, envolvendo a criança e o adolescente, os casais e mesmo grupos de amigos vivenciando as dificuldades do relacionamento e da aceitação da nova idade, será um evento de grande valia para analisar tudo isso. As inscrições estão abertas via site: especiais.opovo.com.br/geracaofamilia


Também na programação um capítulo onde dois religiosos farão exposição de temas importantes. O pastor Sérgio Levy abordará “A importância da presença Deus, uma presença ou uma ausência na família?”. Além do pastor, formam o grupo de palestrantes e debatedores: Daniel Hakin, Socorro França, Marcus Fernandes, pe. Fernando Ponte, Marco Aurélio Ribeiro e Erotilde Honório. Primeira Dama Onélia Santana abrirá o seminário que ela considera importantíssimo para a compreensão da criança e do adolescente.


PORTUGAL JUNTINHO


- O vice consulado de Portugal em Fortaleza, com o apoio da Câmara Brasil Portugal no Ceará, do Hotel Dom Pedro Laguna, do Conselho das Comunidades Portuguesas e outras entidades, reunirá a comunidade portuguesa e convidados especiais, em almoço, dia 13, com o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Dias Cabral, seu chefe de gabinete, Ricardo Victória e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. Na ocasião será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da Câmara Brasil Portugal no Ceará, que permanece sendo comandada por Armando Abreu, da Braselco.


Hoje, 10 de junho é o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, e o Brasil tem o privilégio de receber em São Paulo o presidente do país irmão, Marcelo Rebelo de Souza.


JAPÃO


-Acontece em Tóquio o encontro mundial das escolas associadas à Unesco, com uma agenda de palestras, visitas e conhecimento do processo educacional do “país do sol”. A caravana de 35 pessoas tem na representação brasileira a presença de dois educadores cearenses: Nazareno de Oliveira, Colégio Master, e Tales de Sá Cavalcante, Colégio Farias Brito.


DESTAQUE


- Roberto Santos, ou Bob , o herdeiro de Assis Santos, o grande nome da história da propaganda no Ceará eleito presidente do Sindicato das Agência de Publicidade do Ceará. O segmento será fortalecido com quem sabe dominar grandes projetos.


Pio Rodrigues leva a família para alguns dias em Miami.

 

Da noite toda em luz, recriando o romantismo e firmando amizades, os queridos aniversariantes Adauto e Humberto Bezerra, mais felizes que nunca, comemoraram seus “182 anos”. A festa aconteceu no La Maison, com decoração primorosa de Gil Santos e música e poesia de Paulo José Benevides e sua orquestra.


A primeira dama Onélia e o governador Camilo Santana chegaram à festa acompanhados de Zezinho Albuquerque (presidente da AL) e Rita; Roberto Cláudio Bezerra (prefeito) e Carol e mais o ex-governador Cid Gomes e o prefeito de Juazeiro Arnon Bezerra, sobrinho dos aniversariantes.


Entre outras autoridades o comandante da 10ª Região Militar, gen. DV. Estevan Cals Theóphilo e Liane; e os ex-comandantes: gen. Gomes de Matos e Sandra; gen. Théo Basto e Regina. Ministro do STJ, Raul Araújo e Marietinha. Dos amigos médicos: Cabeto Martins Rodrigues e Rita; Boutala Salomão, Gláura Férrer (acompanhada do filho Luiz Dias); José Wilson Meireles e Isabele; Huygens Garcia e Regina, e Cocisfran Milfont (Rio) com Maria Amélia Bezerra.


FOTOS AUSTON COELHO


Aniversariantes, comemorando os 91 jovens anos, acompanhados das amadas Norma e Silvana


Troca de carinho: Regina e Graça, as herdeiras queridas de Ivens Dias Branco e Consuelo, receberam emocionadas a homenagem feita por Adauto Bezerra ao seu pai


Carol e Roberto Claudio


Onélia e Camilo Santana


Adauto e Humberto com Roberto Cláudio, Camilo Santana e Cid Gomes


Ivana Bezerra e Alexandre Rangel


Binho Bezerra, Lêda Maria, Norma, Denise e Humberto Bezerra



O muiltitalentoso Jeff Peixoto comemora com o recheio maior de carinho a troca de idade da amada Melissa Quesado, dia 13. O casal oficializa suas núpcias quando setembro chegar


ELES E ELAS


Germana Guimarães cercou-se das muitas amigas, por todo o dia de ontem, na Praia do Presídio. Ali a festa comemorativa de seu aniversário.


Gabriella de Castro, Beatriz Philomeno, Constança Távora, Cleusa Ponte, Daisy Machado, Ana Flávia Vasconcelos, representavam o Consócio Harmonia, na festa de aniversário de Adauto e Humberto Bezerra. Norma faz parte .


Parabéns para José Valdo Silva, aniversariante de ontem ; Isabel Barroso, hoje e Elenir Liberato próximo dia 14.


O bolo lindo e saboroso da festa dos irmãos gêmeos Adauto e Humberto Bezerra teve a assinatura de Marilza Pessoa (Bom Bocado).


Igor Montenegro escolhido por muitos para aplicar sua experiência no tratamento e cura das dores de joelho e quadril. O Instituto Trata é hoje uma referência de saúde e todos lá rezam a máxima: chega de viver com dor. Amém!


Hoje na Praia das Fleixeiras, Alessandra e Fred Pinto reúnem familiares e os amigos na festa de casamento da filha Mariana com André Ximenes. Sandra Pereira leva sua equipe para produzir o new look da família


ESSÊNCIA


Vice governadora Isolda Cela fez uma de suas mais importantes palestras junto ao grupo das Mulheres do Brasil. Firmou ali seu perfil de mulher inteligente, serena e atuante. Comprometeu-se em colaborar para um dos projetos da entidade: um centro de recuperação de detentas mantido por elas mesmas, experiência já vitoriosa em Belo Horizonte.


TEM...


Esta manhã a exposição de carros antigos no bonito hotel Santuário das Águias, ali no Porto das Dunas. O grupo colecionador e mais muitos amigos e apreciadores podem participar também de uma feijoada animadíssima.


Beatriz Gurgel e Luiz Carlos Sabadia, ela coordenadora de Projetos do Sesi e ele gerente do Museu da Indústria, da Fiec, falam manhã do dia 14 sobre a Lei de Incentivos Fiscais e Empresas. Informações e inscrições: 3094 0169.


VI Bazar da Edisca. Doações de roupas, calçados, acessórios e outras coisas bem conservadas. Mais uma campanha para tentar manter uma unidade artística educacional que só merece ser ajudada. Entregar até o dia 23 na própria sede da Edisca. Fone: 3278 1515.


Na Praça da Imprensa, aulas de Tai Chi com o professor Marcelo Zen, a partir das 18 horas, em dias uteis. É uma atividade para a circulação de muita energia e saúde. Começa sempre no comecinho da noite, reunindo pessoas de todas as idades. Só aplausos!


Curso de Justiça Juvenil Restaurativa para magistrados, promotores de Justiça, advogados, servidores e demais interessados. Dias 22, 23 e 30. Local:Esmec. Mais informações: 3218 6168


CORES


Priscila Cavalcante, presidente nacional do Skal Club, festejou com danças portuguesas, músicas do São João brasileiro e muita animação, no Bosque do Marina’s, sua troca de idade. Abraços e beijos acompanharam as saudações a quem merece.


Selma Cabral garantiu, como presidente da Alfe, a festa junina da entidade reunindo alfeanas, integrantes da BPW, CDL e familiares. Mantém assim a tradição que bem merecia ser imitada por outras entidades e grupos. Viva Santo Antônio, São João e São Pedro.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?