Logo O POVO+
Confinamento
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Confinamento


DESDE ONTEM estão confinados em hotel praiano o governador Camilo Santana, secretários de Estado e dirigentes de unidades vinculadas. A agenda é pesada. Envolve apresentação de temas ligados ao processo de gestão e produtividade; apresentação de metas e soluções para os problemas registrados no Estado. Entre os objetivos, a aceleração e aperfeiçoamento dos trabalhos, sem erros, buscando eficácia.


PALESTRANTES são todos de fora. Os melhores para o contexto, entre eles Marcus Lisboa, economista e diretor do Banco Mundial. Não haverá lugar para choro, nem reza. Governador quer ação, compromisso e integração de toda a equipe.


ÁGUA JÁ JÁ


NÃO FOI SÓ O governador Camilo Santana que bebeu a água de Israel e quer resolver o problema do Ceará, copiando o que lá se realiza há anos. O dínamo Maia Júnior, secretário de Planejamento e Gestão, foi, viu, testou e trouxe o projeto na cabeça com as cores do otimismo para sua concretização. Interrogado sobre o assunto pela colunista garantiu: “ninguém se preocupa com seca em Israel. A ciência e a tecnologia permitiram o reaproveitamento da água consumida e a dessalinização. De cada dez litros de água, oito vem do processo de dessalinização. Assim 90% do consumo das usinas, do comércio, da agricultura está garantido”.


A META agora é o governo informar e estimular os empreendedores para o projeto “Água Já”, próprio para beneficiar a todos e tirar o Estado do flagelo da seca, firmar estas parcerias, inclusive com as universidades pontes para execução de muitas ações e o fortalecimento da aliança com o governo de Israel. Maia Júnior no seu otimismo característico julga que tudo sairá para festejar a chegada de 2018.


DIA DAS MÃES


DEPOIS do Natal, é a melhor data do comércio e as vendas crescem, multiplicando desejos de presentear bem e, por que não o faturamento do varejo. A declaração é do empresário Severino Neto, presidente da CDL. O tempo de divulgação das sugestões de presente facilita a motivação, pena assistirmos campanhas publicitárias pouco criativas e bonitas.


CLÁSSICOS NA LAGOA


ONTEM, primeira sexta-feira do mês, aconteceu o programa Clássicos na Lagoa, impulsionado pelo médico Cabeto Martins Rodrigues e amigos. Ali se apresentou o Trio Nepomuceno apurando as emoções e ressuscitando alegrias quando da interpretação de cada música registrada no repertório do grupo.

Tudo muito lindo!


Programando viagem de estudos e também de lazer, o professor e dentista Manoel Mello desfrutou de uma linda viagem. Ao lado da amada Reângela o casal participou de um almoço recepção em Hong Kong , oferecido pelo reitor dr. Duangorn Duangthip, The University of Hong Kong Faculty of Dentistry.


NOVAS MISSÕES


ADRIANO MUNIZ assumiu a superintendência da TV Ceará, veículo do Governo do Estado há muito precisando alcançar a velocidade do sucesso quer de programação, quer de audiência. E o governador Camilo Santana quer essa transformação já, quem sabe começando por modernizar os equipamentos da Casa, totalmente obsoletos.


ILO SANTIAGO foi escolhido para ocupar o lugar de Adriano Muniz, na diretoria de comunicação da Assembleia Legislativa. Sabe que tem muito a realizar, mas garante: “encontrar uma Casa bem organizada como esta faz-nos acreditar em bons caminhos para desenvolver a grande jornada, apoiada pelo presidente Zezinho Albuquerque.


SÓ APLAUSOS


HERBENNE e Nazareno de Oliveira mais felizes. Somente este mês duas vitórias: Vinicius, aluno do Master Bezerra de Menezes foi selecionado para integrar a equipe de quatro brasileiros para representar o País na Olimpíada Internacional de Física na Indonésia.


O MASTER também ganhou o prêmio de Melhor Comercial do Brasil, categoria regional do SBT. Estimulando o trabalho realizado no campo da publicidade o diretor Matheus de Oliveira participará do Festival da Propaganda, em Cannes.


PELA SEGURANÇA


SECRETÁRIO Ferruccio Feitosa, que soube colocar uma equipe da SER II para limpar o Jardim Japonês, bem que poderia ampliar a equipe de policiais, no local, evitando o roubo, a droga e a vadiagem. Também deveria fechar os portões às 21 horas, pedindo a PM dar incertas no local, atualmente perigoso, apesar de ser o segundo ponto mais visitado pelos turistas quando chegam a Fortaleza.


ALEGRIA, ALEGRIA

 

DIA 8, SEGUNDA, a celebração de uma Missa de Ação de Graças marcará o encerramento das festividades de aniversário seguindo-se viagem ao Chile na companhia dos filhos, noras e irmãos. Por toda a semana que termina a troca de idade de Auricélia foi comemorada. Em sua residência decorada pelo verde dos mares de Iracema, repleta de fores acolhidas em jarros de cristal e uma música ambiente dosada pelo romantismo, as recepções aos grupos que a aniversariante pertence foram perfeitas. Destaque para o bolo confeitado e saboroso do Bom Bocado, onde Marilza Pessoa armou prateleiras desenhadas com muguets, mini-rosas e lírios, contendo cada uma um sabor diferente, para agradar a todos. E as velinhas não faltaram apagadas entre cânticos religiosos e belas saudações.


TESTEMUNHANDO sempre o entusiasmo pela vida, Auricélia encerrará os festejos dia 24 em Portugal. E no dia 27, ela e Deusmar Queirós pedirão a bênção à Virgem de Fátima, no grande santuário. Lá duas comemorações a dela e mais um aniversário do amado marido.


Auricélia com o bonito e saboroso bolo do Bom Bocado


Com o grupo “As Anjas”


Auricélia com as integrantes do seu Consórcio Harmonia


DOSANDO O TEMPO


BETO STUDART, presidente da Fiec e empresário robusto atinge a idade de 7.1. Ontem ganhou homenagem na Federação e terminou cantando Frank Sinatra para os amigos. Hoje, na sua Fazenda Chica Doce, cerca-se dos familiares, mas amanhã já encerra os festejos porque vai estudar. Sim, em seu jatinho segue para Miami, com o diretor Ricardo Cavalcante (Fiec) para um curso na Universidade da Flórida sobre modernidade e avanços empresariais.


BARBARA...


...BUSGAIB lança mais um livro: Aprendendo, Evoluindo, dia 9, às 19h30min no Ideal Clube. A apresentação do livro será feita pelo médico Roberto Caldas e da autora pelo dr. José Valdo Silva. Dedicada aos estudos e pesquisas sobre a evolução do ser humano e suas emoções, Barbara tornará a noite um momento especial para ampliar os conhecimentos e fomentar as amizades.


NOVO PADRE


O MOVIMENTO religioso do Ceará presenciará em breve um fato notável. Famoso escritor, pesquisador e devoto de Nossa Senhora deixará sua vida de leigo para tornar-se “pároco da aldeia”. Um novo padre, uma troca de indumentária e de atividades. Suas amigas, que são muitas, acreditam que vão ter orações fortes interpretadas por ele, agora bem mais perto da divindade.


FOI QUANDO...


TANE ALBUQUERQUE descobriu o mundo árabe, visitando a Armênia, Geórgia e Israel. Na foto entre as crianças de uma escola israelita.


CÉLIA MARIA...


...OU CELINHA Pinheiro de todas as flores e plantas acaba de receber os elogios pelo jardim vertical que projetou e realizou no Ilmar Buffet. Marcus Vinicius, o proprietário, diz que deu uma sugestão desafiadora para ela e agora contempla o cenário que não só embeleza o espaço mas atrai os desejosos de fazer festa em um belo espaço.


GRAÇA RORIZ...


...FONTELES lança dia 10 seu quarto livro, fruto do seu mestrado em Ciência da Religião. Título: O Sagrado no Olhar Feminino. Será no cenário da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Apresentará a autora e sua obra Maria Lúcia Vasconcelos, ex-secretária de educação de SP e ex-reitora daquela universidade. O marido de Graça, educador, professor e escritor Manassés Fontelles maior incentivador dos projetos dela.


MÃE, BELEZA E...


...POESIA já na gráfica. O suplemento ano a ano é o porta-voz dos poetas para homenagear aquela que dá continuidade à criação de Deus e é capaz de destruir o abandono da tarde para os filhos sofridos, elevando sempre o amor em suas cores e emoções.


CIRCULARÁ encartado com a edição do O POVO recheado de belas palavras e ilustrações, tendo a linda capa assinada pela artista Coca Torquato. Entre os participantes da publicação estão Beatriz Alcântara, Luciano Maia, Paulo Elpídio de Menezes Neto, Gilmaíse e Paulo Eduardo, Grecianny Cordeiro, Rita Araújo, Mônica Tassigny, Angélica Sampaio e Dimas Macedo.


ROBERTO CLÁUDIO FOI SEVERO

É DESAFIADOR tornar a saúde um serviço que atenda a real expectativa da população em cada um dos nossos municípios, visto que a saúde é o mais demandado entre todos esses serviços, obrigando os municípios brasileiros a fazer um investimento em torno de 24% de seus recursos globais, afirmou o prefeito Roberto Cláudio para a plateia participante do IV Encontro dos Municípios acontecendo em Brasília. O tema gerou debates e uma reflexão do ministro da Saúde, Ricardo Barros, cobrado para dar soluções a esta questão e também da necessidade urgente de um projeto de financiamento para o setor.


JOIAS DE MARIA LÚCIA


CHEGOU A Fortaleza a mineirinha querida Maria Lúcia Barbosa, designer de joias, já conhecida no Ceará pelas muitas oficinas que ofereceu a grupos de artesãos do Ceará, quando Renata Jereissati, primeira-dama, desenvolveu projetos valiosos com Maria Lúcia. Sua programação aqui, além de matar saudades de filho, netos e nora, levou os amigos para o Bazar de Joalheria Contemporânea. Maria Lúcia e Sávio Barbosa vão para o “Meu Quintal Café” (Rua José Vilar, 1240), onde Marcília Tavares e Ethel Whitehurst receberam muitos último dia 4. Só encantos.


DIA 9 SERÁ...


...ABENÇOADO. A Comunidade Católica Nova Evangelização está convidando os cristãos para o encontro “Maria, Mãe, Mulher, Família e Luz”. Terá palestra, testemunho de cura com o fundador da Comunidade Terapêutica Caminho da Luz; avaliação do papel da mulher na sociedade; homenagens a Maria, Mãe das Mães e encerramento com o cantor Paulo José fazendo sua louvação com “Jesus, Luz do Mundo”. Tudo muito belo e santificador. Local: Barbra’s Eden.


BAZAR


A FUNDAÇÃO do Rim agenda para o período de 26 a 28, no Hotel Gran Marquise o Bazar do Bem, para os assistidos pela Fundação do Rim. Vamos abrir os armários e selecionar roupas, calçados, objetos de casa e outras coisas mais para doação.


MOLDURAS


CHICO PESSOA na Boite do Iate Clube, sexta-feira, dia 12.


REUNIÃO DA Academia Metropolitana de Letras, no Espaço da Palavra, da Faculdade Farias Brito, Presidente Fernanda Quinderé quer palenejar o aniversário da entidade.


BEATRIZ e Lúcio Alcântara seguiram para o Rio de Janeiro. Lá, todo o mês de maio é a data escolhida para o casal vivenciar os shows, exposições de arte, passeios a pé por Copacabana e encontrar velhos amigos. Aos sábados o programa é restrito a livraria Travessa, lotada pela intelectualidade carioca.


GABRIELA Castro está em Portugal. Acompanha grupo feminino da família em visitas aos lugares belos e atraentes da terra de Camões.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?