Logo O POVO+
Transplantes no Ceará
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Transplantes no Ceará

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Um fato histórico alcançado em prol da vida. Mais de 300 transplantes de medula óssea foram realizados no Estado entre 2008 e início de 2017. Esta foi a conquista comemorada pelo Governo do Ceará em solenidade realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O governador Camilo Santana participou do evento e recebeu homenagem pelo trabalho desempenhado na Saúde Pública.


Segundo o chefe do Executivo, os resultados apresentados pelo corpo de profissionais do Hemoce e do Hospital Universitário são merecedores de todas as condecorações.”Esse é um momento da sociedade mostrar o reconhecimento do trabalho que o Hemoce tem feito, em parceria com o Walter Cantídio, com os transplantes que são realizados aqui no Estado. Estamos salvando vidas. O Hemoce nos encanta pela estrutura, tecnologia, pelo zelo e pelo amor que as pessoas têm aqui. É uma instituição pública que serve ao povo cearense e pessoas do País, é referência no Brasil inteiro”, disse o governador, ali acompanhado pelo secretário de Saúde, Henrique Javi, e pela diretora do Hemoce, Luciana Carlos.

[FOTO1]

PEOPLE LUXO


SÔNINHA Pinheiro entrega segunda-feira,24, mais uma edição da Revista People Luxo. A revista, que ela prepara com carinho e competência, multiplicando os leitores e amigos, é super atraente e soma-se ao projeto de publicações especiais do O POVO. A festa de lançamento está marcada para às 19 horas, no cenário do L’Ô Eventos.


HOMEM DE AÇO


OCUPANDO a relação de líderes na comunidade universitária internacional, o reitor Henry Campos acaba de regressar da Tunísia, onde participou de uma reunião da cúpula que cuida da responsabilidade social dos cursos de saúde, nas universidades do mundo. Mal chegou, seguiu para Brasília, onde junto ao MEC é presidente da comissão de Expansão das Escolas Médicas. E mantendo sempre sua simplicidade, própria dos sábios, Henry aceitou abrir o ano letivo do curso de Medicina da Universidade de Caicó, no Rio Grande do Norte.


GRECIANNY Cordeiro, escritora e promotora de Justiça, lançou seu novo livro na Bienal Internacional do Livro exatamente no dia que trocava de idade. Presidente da Academia Metropolitana de Letras, Amlef, ela foi cercada pelos companheiros, recebendo inclusive rosas de Gonzaga Mota (foto) agora dedicado à sua livraria do escritor cearense.


TRE HOMENAGEIA


A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na sessão da última segunda-feira, 17, presidida pelo desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, homenageou o advogado Leonardo Carvalho, que tomará posse como desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. O advogado Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho, há 20 anos, iniciou a sua atuação na advocacia eleitoral no TRE-CE. Atualmente, ele é o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.


O presidente do TRF da 5ª Região, des. Federal Manoel de Oliveira Erhardt convida para a posse do dr. Leonardo Henrique próximo dia 24, às 17 horas, no Salão do Pleno daquela corte, em Recife.


A ASSOCIAÇÃO...


... DE EX-ALUNOS do Colégio da Imaculada Conceição realiza segunda feira, dia 24, às 15 horas no CIC a celebração da Páscoa que será dirigida por dom Aldo Pagotto. Palestra, missa e ceia pascal. No momento do ofertório todos entregarão alimentos para os idosos assistidos pela Aecic.


ACREDITANDO no potencial profissional da neta, Iracema Nobre, presidente do Ethernus, trouxe a bonita Yasmin para compor a equipe da empresa. E já fez o teste. Viajou para a Feira Internacional de Empresas Funerárias, realizada em Nashville, no Tennessee, EUA, e deixou Yasmin no comando.


MAIS UMA VERSÃO...


...DO PRÊMIO RioMar Mulher/2017 concentrou as atenções do presidente João Carlos Paes Mendonça e, sua amada mulher, Auxiliadora. Destacando feitos e testemunho de atuação, em suas diversas áreas de trabalho, subiram ao palco para receber troféu e aplausos: Socorro França, secretária de Justiça do Estado, homenageada na categoria Justiça e Cidadania; Emmir Nogueira, fundadora da Comunidade Shalon, Trabalho Social; Neila Fontenele, jornalista do O POVO, Comunicação. Também agraciadas: dona Iolanda Queiroz (in memoriam) como personalidade inesquecível; Águeda Muniz, Política e Gestão Pública; Maria Lúcia Negrão, Moda; Dora Andrade, Arte e Cultura; Gorete Arruda, Negócios; Ana Maria Cavalcante, Medicina e Saúde; Fátima Veras, reitora da Unifor, Educação; e Jaqueline Fiúza, Design e Arquitetura.


Paula Queiroz, Socorro França e Stela Rolim


Auxiliadora Paes Mendonça, Marcelo Filho e Neila Fontenele


Anamaria Cavalcante Silva


Fatima Veras


Lêda Maria Souto e João Carlos Paes Mendonça


Águeda Muniz


Maria Lúcia Negrão


ELES E ELAS


POETAS e contistas convidados para participar do suplemento do O POVO Mãe, beleza e poesia, homenageando as mães em seu 14 de maio. Trabalhos para o e-mail: lmfsouto1@gmail.com. Informações: 99986.8689. Prazo de envio até dia 24 de abril.


VIRGÍNIA e Tarcísio Moraes mais felizes. Ganharão a primeira netinha que se chamará Bárbara, herdeira de Débora e Tarcisinho que já tem Alexandre e Artur.


ENTRE PALÁCIOS, mesquitas, desertos e igrejas cristãs, Tane Albuquerque e o amado Francisco de Matos Brito descobriram as belezas do mundo árabe. Visitaram a Armênia, Geórgia e Israel, terminando a excursão em Dubai.


SOMNIS


“VENHA participar deste sonho com a gente”. Assim dizia o convite comemorativo ao 1º Ano de funcionamento da Somnis (Rua Nunes Valente, 1430), a clínica de saúde do fisioterapeuta Meudo dos Santos Filho. E o sonho ali festejado ganhava a luminosidade do entusiasmo do seu realizador e de toda a equipe de profissionais que desenvolvem técnicas e teorias, alimentando esperanças de mais saúde e jovialidade a muitas pessoas. A música garantiu a alegria, e o discurso de Meudo trouxe aos convidados toda a revelação de quem apaixonadamente sabe envolver sua vida de trabalho e sucesso.


Equipe Somnis


Cibelle Pontes


Joao Fiuza


DIA 25 TEM...


...AO MEIO-DIA almoço de Páscoa, reunindo as integrantes do grupo Mulheres Pensantes, no Ideal Clube. O palestrante será Bruno Marques Fremdling Farias, administrador e diretor da Academia Brasileira de Ciências Comportamentais. Ele falará sobre um dos temas mais importantes para o momento, “Resiliência, vença a si mesmo”, destacando o que diferencia nossa capacidade de superar desafios e regular a intensidade de nossos impulsos.


...ÀS 16 HORAS, reunião da Academia Cearense de Cultura, presidida por Matusahila Santiago.


....NOITE festiva do grupo As Azuis com jantar anfitrionado por Maria Vanda Sá no restaurante L’Entrecôte de Paris.


A PARTIDA...


...DA MATRIARCA Hilda Botelho Ramos para a Casa do Pai teve momentos de emoção e relembranças. A missa de corpo presente, no salão de orações do Ethernus, recebeu o repertório religioso apresentado pelo Coral Vozes do Outono, regido pela maestrina Célia Cortez que sozinha interpretou, lindamente, Ave Maria de Gounod. Marta, Jozilda e Wilson, os filhos, passaram para todos a dor da saudade envolvida nas mais fortes recordações, ressaltando a imagem de uma mãe orientando a todos para um processo de educação que os fez beber a água do bem, dos estudos, do trabalho e da união. Foi de Josilda a saudação que vislumbrou a face e o coração da mãe querida, emocionando a todos. “Na grande caminhada de 97 anos, houve pedras e tropeços, porém não a impediram de continuar caminhando firme, porque existiram outras que ajudaram a prosseguir rapidamente”... A Missa de 7º Dia de dona Hilda será segunda, 24, às 19h30min, na Igreja do Pequeno Grande.


MOLDURAS


VEREADOR José Barbosa Porto foi o autor do requerimento para a sessão solene em homenagem ao Dia do Exército, 24, às 15 horas, no Plenário da Casa.


A COMEMORAÇÃO do Dia do Jornalista acontecerá dia 27, às 19h30min, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. Presidente Salmito Filho e o vereador Evaldo Costa lideram.


JOSÉ REINERS Terron veio lançar em Fortaleza, seu livro Noite dentro da noite. Dia 24, segunda-feira, na Livraria Cultura. Joca é casado com Bel, a irmã querida do governador Camilo Santana.


EM SUA bonita chácara nos arredores de Brasília, o empresário José Lírio Ponte Aguiar recepcionou com um jantar o amigo Cid Gomes que se fazia acompanhar de Julinho Ventura e outros cearenses. Assuntos políticos ocuparam a sobremesa.


GAL COSTA abrirá as belezas de maio com show dia 6, no Ideal Clube.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?