Logo O POVO+
O futuro é agora
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

O futuro é agora


POUCOS SABEM, mas estão sendo acionadas Rotas Estratégicas Setoriais visando oferecer novos ritmos para a dança do desenvolvimento no Ceará. A Fiec aciona e elas são uma das marcas da gestão do presidente Beto Studart. Através desse projeto, foram selecionados 13 segmentos econômicos com potencial de crescimento nos próximos anos. O trabalho consiste em estudar cada um desses, analisando seus gargalos e mostrando os caminhos de prosperidade para superá-los e fortalecê-los. Um aspecto inovador nesse trabalho é que as discussões geram depois um verdadeiro mapa de tarefas a serem executadas pelos participantes, todos perfilados de conhecimento, otimismo e coragem. O projeto faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria e, dias 10 e 11, o segmento estudado e debatido será o Meio Ambiente. Na fila: Energia, Eletrometalmecânico, Saúde, Água, Comunicação, Turismo e outros.


SEMANA SANTA DA CATEDRAL


AMANHÃ – DOMINGO DE RAMOS


Às 8 horas, Bênção dos Ramos e Procissão (saída da Igreja de Cristo Rei) à Catedral Metropolitana. Missa Solene presidida por dom José Antonio Aparecido Tosi. Missas: 10h, 12h, 18h30 e 20h.


DIA 13 – QUINTA-FEIRA SANTA


Às 8 horas, Missa da Unidade (Santos Óleos) presidida por dom José Antonio Aparecido, concelebrada pelo padre Clairton e por todo o clero. Às 18h30min, Missa da Ceia do Senhor (lava-pés).


DIA 14 – SEXTA-FEIRA SANTA


Às 9 horas, Celebração das Horas com dom José Antonio


Às 15 horas, Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto.


DIA 15 – SÁBADO SANTO


Às 9 horas, Celebração das Horas com Dom José Antonio.


Às 20 horas, Solene Vigília Pascal.


DOMINGO DA RESSURREIÇÃO


Às 10h e 12 horas – Missas. Às 18h30, Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio.


CEARÁ: ENTRE SUPREMAS ESCOLHAS


DESEMBARGADOR Francisco José Gomes (na foto com o governador Camilo Santana), integrante do quadro do TRT-7ª Região, foi nomeado para o cargo de gestor nacional do Programa Trabalho Seguro. Em Brasília ele permanecerá ao lado dos ministros Ives Gandra, Maria Helena e Doralice Arantes, além de desembargadores e juízes assessores. Novas luzes e missões para o cearense que trilha sua carreira profissional marcada pelo sucesso.


LEONARDO Henrique de Carvalho toma posse no cargo de desembargador federal, do Tribunal Regional Federal, 5ª Região, próximo dia 24, às 17 horas. Papais Auxiliadora e Sabino Henrique testemunham as virtudes e as vitórias profissionais do herdeiro, enquanto os muitos amigos revelam sua admiração e carinho.


ÚLTIMA segunda-feira, o Tribunal Regional Federal, 5ª Região, empossou a sua nova mesa diretora. Entre seus integrantes o desembargador federal Cid Marconi, escolhido vice-presidente daquela Corte.


SONS DA LAGOA


A CLARA beleza da lagoa e do pôr do sol une-se à sonoridade das músicas e faz acontecer um espetáculo raro e especial. O projeto Clássicos na Lagoa apresentou, ontem, o Siara Quarteto, grupo formado por dois violinistas, um violista e um violoncelista. Antigos integrantes do principal quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), eles interpretaram músicos eruditos europeus como Mozart, clássicos nordestinos como Luiz Gonzaga, além dos grandes compositores do tango, Astor Piazzolla e Carlos Gardel. O projeto busca disseminar a música erudita com apresentações nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às 17 horas, nas margens da lagoa do Porangabuçu. Impulsionada pelo médico Cabeto Martins Rodrigues, esta programação se solidifica e reúne apaixonados pela música e pelo belo.


MORAR BEM


O ÚNICO desejo que não muda é aquele de morar bem em sua própria casa. Neste abril, a Bspar Incorporações faz uma promoção tentadora para o empreendimento Renata Condomínio Parque, localizado no bairro Guararapes. Os apartamentos tem plantas de 98m² e 118m². A área de lazer é completa: Campo society, street basketball, skate, sala das artes, playground, piscinas, sauna/relax, espaço gourmet, salão de festas, boate, espaço kids, salão de jogos e outras coisas mais. A oferta da empresa traz parcelas com valores reduzidos, a partir de R$ 2.900, somente para os clientes que adquirirem unidades até o dia 30. Relacionando as vitórias da BSpar o diretor Fábio Albuquerque destaca “nos últimos dois anos, entregamos mais de 1000 unidades”.


FISIOTERAPEUTA...


MEUDO Filho levou seus pacientes e amigos para a comemoração, ontem, do 1º ano de sua Somnis, clínica especializada em cuidados e curas para a “melhor idade” via a utilização do gyrotonic, método de condicionamento físico, inovador.


ALIANÇAS


Foi na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, na Maraponga, que Carolina e João Paulo, filhos queridos de Lourdênia e Hélio Feitosa Alves e Maria das Graças e Carlos Alberto Marinho, celebraram seu casamento, oficializado pelo frei Roberto. Depois, os noivos reuniram os convidados em jantar no Sobreiro Restaurante.


FESTEJANDO


Fernanda Marinho de Andrade ao lado da filha Maria Fernanda, que comemorou seus 15 anos com festa bonita no Barbra's Éden. Ela recebeu mais carinho dos pais Fernanda e Manuel Gonçalves, e da turma do 1º ano do Colégio Farias Brito, onde estuda.


BIENAL: DIA 14


SÃO MUITAS as atrações. São milhares de publicações festejando a arte e a literatura. De 14 a 23, no Centro de Eventos, o programa é um só: XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Ministério da Cultura. No calendário visitação e atrações como contação de histórias, conversas com o autor, espetáculos teatrais, shows musicais, “workshops”, “batalhas épicas”, oficinas de fanzine e muito mais. Só aplausos!


PORQUE ELA É...


...UMA ESCRITORA que conhece o afeto, a alegria, a pureza do ser humano e da natureza, mais a linguagem que registra as estações do tempo e seus sentimentos, vamos ter esta noite mais um presente. Liz Rodrigues de Sá Cavalcante, entrega entre a luminosidade das estrelas e a dança das águas da Lagoa de Messejana, seu novo livro: Além do Amor. Ela e o pai querido, Tales, estarão cercados da família e dos amigos para o lançamento que terá apresentação do escritor Carlos Augusto Viana, integrante da Academia Cearense de Letras.


ELES E ELAS


AMANHÃ, é o dia da comemoração dos 88 anos do coronel e professor Austregésilo Rodrigues, o amado de Darcila e pai querido de Rejane Cláudia, Francila Vânia, Wládia e Najla. Os amigos convidados vão para a casa de campo, do aniversariante, para os festejos.


DELLANE Sampaio desenvolverá no seu hotel/SPA Santuário das Águias programação especial para os dias da Semana Santa. Este fim de semana ali acontece o evento Turismo Saudável, treino que acolhe mais de 100 pessoas para marchas e corridas. Luciana Ribeiro Paiva que comanda sua Stark Assessoria Esportiva, vibrando com a parceria com Delane.


MARIA José Emygdio leva segunda feira, 10, a Páscoa para o cenário da Inventos. Tudo projetado pelo seu talento.


FÁTIMA Duarte, aniversariante, ganhou festival de comemorações. O último foi noite de ontem arregimentado pela Alfe, onde foi a danadíssima presidente, com um robusto mapa de realizações.


APERFEIÇOANDO a beleza e saúde dos cabelos com Sandra Pereira e sua equipe: Denise Montenegro, Erilan Carlos, Eugênia Camarão, Tereza Cirino Gurgel, Cláudia Quental, Mariana Feitosa, Ivone Marques, Ingrid Gerding e Irisman Cidade.


UMA SAUDADE


AMIGOS e familiares estarão reunidos, segunda feira, às 20 horas, na Paróquia de Lourdes, na Missa de 7º Dia pela partida de Paulo Bezerra para a Casa do Pai. Entre todos reina uma profunda saudade daquele que soube plantar seus dias com as sementes do entusiasmo, trabalho e muita dedicação. Refletindo sempre seu amor à família torna agora, com sua despedida repentina, horas mais longas de recordações para a amada Zenaide e os filhos Rita de Cássia e Max.


PENSANTES


INESQUECÍVEL e completo foram os dois encontros acontecidos no Ideal Clube, último dia 28. À luz do cristianismo, a reunião do grupo Mulheres Pensantes foi marcada pela reflexão do pe. Edmilson Menezes sobre a Quaresma. Segundo, o lançamento do suplemento Mulher, Beleza e Poesia, editado pela colunista, encerrando as homenagens do O POVO à todas nós.

Sempre ativas


Pe. Edmilson Menezes


Auricélia Queiros


Marca de entusiasmo


Ex-alunas Dorotéias


Joice Cavalcante e Wilma Patrício


Vânia Rocha


Sempre unidas


NÃO TEM IDADE


OLAVO Ximenes escolheu apresentar em palestra as novas técnicas para manter a face e o corpo saudáveis sem invasão cirúrgica. Levou, para ouvir, profissionais de saúde, lá no mesmo espaço de atendimento, onde desenvolve com êxito os microagulhamentos, associados à eletroacupuntura. “Esse é o cuidado que o ser humano busca para alcançar a sua beleza em vários aspectos”, ressalta.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?