Logo O POVO+
Jacarecanga é moda
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Jacarecanga é moda

NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O MAR passa pertinho. A Escola de Aprendizes é vizinha. A Igreja dos Navegantes garante sua bênção e sua história. Neste cenário está agora localizado o maior shopping de moda popular do Ceará, o Fashion Philomeno Gomes, pronto para abrigar lojistas, pequenos empresários e compradores. Sua inauguração recebeu a bênção de Deus através do Pe.Clairton Alexandrino, ali proferindo também mensagens de esperança e prosperidade. Depois, a plateia comemorou embalada pela sanfona e o conjunto de Waldonys. Tudo ali é festa e garantia de bons negócios, longe do “inferno da José Avelino”, disse um lojista.


SÃO 4.500 lojas. Mais de três mil já instaladas. Além de áreas para restaurantes e serviços. Conferindo tudo na manhã festiva de abertura estavam seus empreendedores André Pontes - acompanhado dos pais queridos Denise e José Carlos Pontes, mais da amada Lina, das avós Cybele e Guiomar e da sogra Mônica Almeida,- e Francisco Philomeno Neto também cercado da família.



André com a mãe Denise e a vovó Cybele Pontes


Sara Philomeno e Walkimar Santos


Mônica Almeida com a filha Lina


É HORA DE SABER

DJALMA Pinto, advogado, escritor e especialista em Direito Eleitoral esteve em Lisboa defendendo sua tese de mestrado: “Vida Pregressa e elegibilidade no Brasil- como impedir o acesso de infratores no Poder Político”. Um tema atualíssimo que bem deveria levar os estudiosos a apresentá-lo na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e universidades, onde há fome de conhecimentos.

 

JARDIM ORIENTAL

SECRETÁRIO Ferrúcio Feitosa está conseguindo salvar parte do belo jardim localizado na Avenida Beira Mar, esquina com a Rua José Napoleão, onde anos atrás ele foi erguido em homenagem à família Fujita, pioneira dos japoneses chegando ao Ceará. Serviço de limpeza e iluminação vêm sendo realizados por funcionários da SER II combatendo o abandono a que estava jogado. Agora, espera-se segurança e jardinagem, inclusive podação das árvores. Para quem não sabe, ali está o segundo ponto mais visitado de Fortaleza pelos turistas, e espaço de fotografias e filmagens de concludentes de cursos, noivos, aniversariantes e grupos infantis. Mas, o desprezo vinha dominando toda a área projetada como das mais belas.

OUTRA ESPERANÇA de vermos o Jardim Japonês reconstruído chega agora. “Estamos empenhados em revitalizar os espaços públicos valorizando sua localidade e deixando a cidade mais bonita. Queremos com isso dar condições de uma vida com mais qualidade. Queremos que a comunidade possa usufruir e desfrutar desses espaços” garante Régis Tavares, superintendente da UrbFor, totalmente empenhado nesse projeto, iniciado em algumas praças.


ESCRITORES

Poetas e contistas vão mostrar seus tesouros. São convidados para participar do suplemento do O POVO “Mãe, beleza e poesia”, homenageando as mães em 14 de maio. Trabalhos para o e-mail: lmfsouto1@gmail.com. Informações: 9.9986.8689. Prazo de envio até dia 2/5.

 

DIA 4 DE MAIO

CHEGOU a Fortaleza Maria Lúcia Barbosa, designer de joias, já conhecida no Ceará pelas muitas oficinas aos artesãos. Em sua programação aqui, levará os amigos para o Bazar de Joalheria Contemporânea. Maria Lúcia e Sávio Barbosa vão para o “Meu Quintal Café” (Rua José Vilar, 1240), onde Marcília Tavares e Ethel Whitehurst organizam.

 

PEOPLE LUXO

A NOITE DE lançamento da People Luxo, mais uma publicação do O POVO, reuniu no acolhedor espaço do L’Ô 142, os amigos de Soninha Pinheiro, editora da revista. Entre a saborosa cozinha e a organização do espaço pelos anfitriões Cecília e Agustin Herrero, as boas conversas rolaram. Soninha em um vestido vermelho pimenta vivenciou mais um de seus momentos de felicidade, dividindo com Cida Parente, Adailma Mendes

e Andrea Araújo o êxito do trabalho.


Soninha Pinheiro e Graça Dias Branco da Escóssia


Onélia Santana e Marisa Benevides


Adriana e Lucilia Loureiro


Marildes e Lauro Lopes


Cecília e Agustin Herrero


Marcília Tavares e Ethel Whitehurst


Cida Parente, Aristófanes e Vânia Canamary


FAMILIAS E SABORES

O DOMINGO no restaurante D’Abelle Bistrô vem se tornando o cenário perfeito para a comemoração do almoço familiar. Reina entre o cardápio e as bebidinhas a alegria e a confraternização. Amanhã, tudo está prontinho. Passando por lá, em outros domingos, Carol e o prefeito Roberto Cláudio com toda a família. Em outras mesas Adriana e Otávio Queiroz com os filhos; Letícia e Ricardo Studart com os herdeiros e amigos.

 

ANIVERSÁRIO

DIA 2 DE MAIO, Auricélia, sempre cultivando rosas e jasmins enraizados na alegria e na amizade, estará cercada de amigas do Grupo As Anjas e Consórcio Harmonia. Ali é o início da longa programação de aniversário que inclui dia 3 a turma da Alfe e do Consórcio Ivonilde; dia 4, Grupo Girasol e Sagrada Família; dia 5, a turma do Lions Iracema; dia 6, encontro das tias e demais mulheres da família; e dia 8, celebração de uma Missa de Ação de Graças, seguindo-se viagem ao Chile na companhia dos filhos, noras e irmãos.

TODOS OS programas serão recheados de seu testemunho de entusiasmo pela vida, e finaliza com chegada dia 24 em Portugal. Já no dia 27, ela e Deusmar Queirós (foto) pedirão a bênção à Virgem de Fátima, no grande santuário, pela chegada de mais um aniversário do amado marido.


AS PRAIAS E RIOS...

...MAIS as dunas e as pequenas vilas de pescadores estão compondo o livro Praias do Sol, lançado na Galeria BSPAR. O autor é o fotógrafo, escritor e cineasta, José Inácio Parente, um cearense que ainda jovem trocou o cenário para morar no Sul do País. Caminhante e pesquisador, o livro é fruto da pesquisa e da sua luminosidade poética para explorar o litoral nordestino, produzindo 12 mil registros. Quando do lançamento noite de quinta-feira, 27, todos os convidados puderam ouvir o Quarteto de Cordas da Casa Vovó Dedé.

 

DIA DO EXÉRCITO...

...TEVE COMEMORAÇÃO na Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador José Barbosa Porto foi o autor do requerimento concedendo medalha e diploma ao comandante da 10ª Região Militar, Gen. Stevan Theóphilo Gaspar de Oliveira, ambos na foto.

 

MOLDURAS

RÉGIS FROTA comanda, a partir das 9 horas de hoje, reunião da Academia de Cinema, no Espaço da Palavra, da Faculdade Farias Brito. O programa será marcado por uma palestra de Ary Bezerra Leite sobre a arte dos apaixonados.

JOSÉ LUÍS Lira está em Brasília. Participa, hoje, do evento em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, Centenário das Aparições, “Valores Cristãos e o Encanto da Fé”. Integra a lista de palestrantes formada por dom Bertrand de Orleans e Bragança, ministro Ivens Gandra Martins Filho, Mons. André Sampaio e José Carlos Sepúlveda da Fonseca. Lira falará sobre a canonização dos pastorinhos de Fátima.


DIA 5, NO anfiteatro do Centro Dragão do Mar, uma noite inesquecível: “Simplesmente Tango”. O ritmo e o romantismo dominarão o grupo de casais que vai se apresentar. Mônica Távora está entre os componentes levando sua beleza e leveza.


CATARINA Cavalcante abriu o salão íntimo de seu restaurante L’Entrecote de Paris para o jantar mensal do Grupo Azul, garantindo o requinte, os sabores e a música para as 12 amigas que juntas curtem melhor a vida e os amores. Maria Vanda Sá foi a anfitriã.


A SOCIEDADE Amigas do Livro deu posse a três novas: Denise Montenegro, Leninha Campos e Zuleide Menezes.


GAL COSTA abrirá as belezas de maio com show mostrando os sucessos de seus 50 anos de domínio da canção romântica.

 

Dia 6, no Ideal Clube. Eden Promoções.


FOI ONTEM que Carolina, a filha querida de Neuma Figueiredo e Esdrinhas, apresentou sua coleção de joias em prata e algumas peças em ouro. Tudo muito criativo e bonito.


ADEUS

PROFESSOR Roberto Carvalho Rocha depois de uma vida dedicada ao processo educacional formando gerações, hoje solidificando seu Colégio e a Unichristus, encerrou sua missão na terra deixando belas recordações para Maria Lúcia, filhos e netos.

LOURDINHA, Eliana e Cristiane. Estevam, Marcos e Ricardo vivenciam a dor da saudade da mãezinha Terezinha Soares Emygdio de Castro. Ela partiu aos 91 anos para a Casa do Pai firmando entre a família e os amigos a marca de sua serenidade e sabedoria.


A EDUCADORA Lirisse Porto que exerceu a defesa da cultura popular por onde trabalhou, partiu aos 98 anos.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?