Logo O POVO+
Fortaleza mostra...
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Fortaleza mostra...


..SUA GRANDE Bienal Internacional do Livro, desde ontem, prolongando-se até o dia 23, no Centro de Eventos. Ali escritores, autores de livros ali lançados e professores estarão reunidos, possibilitando diálogos e troca de ideias com a multidão de jovens e crianças, lotando os espaços. Cabe ao educador, mestre em História e escritor Fabiano Piúba, secretário da Cultura, a organização e dinamização da programação que terá também a presença de 52 escritores convidados como: Lira Neto (curador), Affonso Romano de Sant’Anna, Ignácio Loyola Brandão, Marina Colasanti e Valter Hugo Mãe.


DIA 18, ÀS 19 HORAS tem a reunião dos bibliófilos comandada pelo presidente da associação nacional, José Augusto Bezerra. Haverá uma mesa redonda debatendo As Cartas e a vida de Florbela Espanca. Beatriz Alcântara, Pádua Lopes e Augusto Bezerra guiarão o debate.

 

LANÇANDO

GRECCIANY Cordeiro faz palestra e lança na Bienal do Livro, dia 17, às 18 horas, Espaço Natércia Campos, seu mais novo produto Tráfico de Mulheres (uma exploração disfarçada de oportunidades).

LOURDINHA Leite Barbosa, dia 19, às 18 horas, seu livro Barão de Camocim: um história real tecida com os fios da imaginação.

 

O 37º FESTIVAL DA MODA...

...FORTALEZA acontecerá de 24 a 28 no Maraponga Mar Moda. Com o lema “A Moda que te Move”, o evento mais uma vez concentrará lojistas, compradores das regiões Norte/Nordeste, corretores e artistas. Na programação, palestras de Márcio Correia, Catarina Cavalcante e Eveline Benevides, todos da equipe do Senac. Mais, desfiles e entrega de coleções. Mana e Manoel Holanda, criadores do evento, acionam toda a sua equipe para garantir o sucesso dos negócios e dos lançamentos.

 

A ORDEM DO MÉRITO...

...JUDICIÁRIO Militar foi entregue em bonita cerimônia, no cenário do Clube do Exército, em Brasília, para um grupo de personalidades, entre elas o juiz federal da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, professor universitário e mestre em Direito Processual Sérgio Fernando Moro e ao advogado cearense Meton César de Vasconcelos. A comenda criada pelo Superior Tribunal Militar, entidade hoje presidida pelo cearense e advogado José Coelho Ferreira foi designada também para Laurita Hilário Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça; a Renato Rodrigues de Aguiar Freire, comandante do 3º Distrito Naval, e mais oito vice-almirantes da Marinha do Brasil.

METON VASCONCELOS recebeu sua comenda das mãos do comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Cleonilson Nicário Silva, também ministro do Superior Tribunal Militar. Juiz Sérgio Moro permaneceu toda a solenidade sereno, revelando seu perfil de simplicidade e de um homem avesso aos holofotes. Ao ser condecorado recebeu fortes aplausos como reconhecimento ao trabalho que faz em prol de um Brasil mais sério, via o combate amplo e permanente contra a corrupção. Depois da solenidade todos os agraciados e convidados se reuniram em coquetel.


Meton Vasconcelos recebendo a honraria das mãos do comandante e ministro do STM, Cleonilson Nicário Silva


Comandante do 3º Distrito Naval, Aguiar Freire, Yolanda e Meton Vasconcelos


ACONTECEU...

...ÚLTIMO dia 12, às 19 horas, no auditório do shopping, a solenidade de entrega do Prêmio RioMar Mulher/2017. Neste ano, o presidente João Carlos Paes Mendonça e sua amada mulher, Auxiliadora, chamaram ao palco Socorro França, secretária de Justiça do Estado, homenageada na categoria Justiça e Cidadania; Emmir Nogueira, fundadora da Comunidade Shalon, Trabalho Social; Neila Fontenele, jornalista do Grupo de Comunicação O POVO, Comunicação. Também agraciadas: dona Iolanda Queiroz (in memoriam) como personalidade inesquecível; Águeda Muniz, Política e Gestão Pública; Maria Lúcia Negrão, Moda; Dora Andrade, Arte e Cultura; Gorete Arruda, na categoria negócios; Ana Maria Cavalcante, Medicina e Saúde; Fátima Veras, reitora da Unifor, Educação; e Jaqueline Fiúza, design e arquitetura.

 

PÁSCOA

SEDE PASSANTES. Este tema da passagem é o tema da Páscoa. A passagem de um modo de vida a outro modo de vida. É a abertura do coração humano para o coração divino. Hoje, a partir da vigília pascal que envolve o sábado já a caminho do Domingo da Ressurreição do Senhor, temos que aprofundar nossa reflexão sobre o que impede nosso testemunho de amor e de perdão. Não podemos esquecer de ser luz, carregando dentro de nós apenas o bem. De alcançarmos a paz para fazer morada em nosso coração. Reunamos a família entre as alegrias, mas também entre as orações de paz e a partilha da caridade aos que sofrem. FELIZ PÁSCOA!

 

Leda Maria, Max Perlingeiro e Angela Grando


Lino Vilaventura


Edir Rolim


O MUNDO DOS SONHO

CÍCERO DIAS o artista plástico nascido em Pernambuco, em 1907, cedo foi atraído pelo clima artístico de Paris e lá se foi passando a morar e conviver com os mestres e escolas, ampliando e aperfeiçoando seu processo criativo. Até o dia 5 de maio, suas criações iluminam a Galeria MultiArte (Rua Barbosa de Freitas, 1727). Graças ao seu trabalho, poderemos passear no mundo dos sonhos, convivendo com as tradições e originalidades nordestinas que formam seu imaginário brasileiro. Apreciar cada trabalho revigora, revela um processo poético, insinua visões mágicas e torna próxima a fluidez do imaginário, comum somente aos grandes artistas.

MAX PERLINGEIRO traz Cícero Dias, pela segunda vez, ao Ceará, mas foi desta vez que conhecemos o artista e suas obras. E nos apaixonamos. Encontrá-los é festejar as cores. É acompanhar o artista acasalando a água, a terra e o fogo, vezes acolhendo o novo, outras renovando símbolos antigos, embalando mulheres, homens e costumes. Harmonizando a natureza. Acompanhamos Cícero Dias em sua folia de formas, de mergulhos na pintura, entre sombras e pontos de luz. Entre Paris, Bruxelas e outras terras, agrupando-as lado a lado com o Brasil. Seu, nosso país que neste momento precisamos apreciar no cotidiano de Cícero Dias, já que enfrentamos a negritude da tristeza e do pessimismo. Merci, Max Perlingeiro. Merci Ângela Grando que nos falou lindamente do artista, levando-nos a entender melhor sua arte de pernambucano arretado e iluminado.


O CARINHO ENVOLVEU...

...UMA POETA que sabe escrever sobre a pureza do ser humano e da natureza, mais a linguagem dos sonhos, de visões que percorrem noite e dia, e de seus sentimentos. Era noite de sábado e ela, Liz Rodrigues de Sá Cavalcante entregou, às margens da Lagoa de Messejana, seu novo livro: Além do Amor. Ela e o pai querido Tales mantinham a alegria pela reunião de amigos e conclusão de mais um livro da autora que vive de abastecer seu universo literário.

 

Liz, Talles e Jaqueline de Sá Cavalcante


Mino Castelo Branco


Raquel Hernanis e Letícia Gontijo


MAIS, MAIS

NA LITERATURA, terça-feira, dia 18, na Casa de Juvenal Galeno, a escritora Giselda Medeiros comanda o lançamento de publicação da Ajeb, Policromias. O programa registrará também uma homenagem póstuma a jornalista Geraldina Amaral, um das fundadoras da associação.

TICIANA Rolim e Edson Queiroz Neto reuniram em sua casa, as famílias para o batizado da herdeira Júlia. A neném ganhou como padrinhos André Rolim com Paulinha e Raquel Furtado. A presença do avô paterno, Airton Queiroz completou a alegria da manhã.


DIAS 5 E 6 DE MAIO, no teatro Dragão do Mar um espetáculo muito especial. Dez casais da sociedade participam do Simplesmente Tango. A música e a dança que apaixonam as grandes plateias ganham seus momentos. Entre as bailarinas está Mônica Távora, sempre maravilhosa.


DELLANE SAMPAIO desenvolverá no seu hotel/SPA Santuário das Águias programação especial para os dias da Semana Santa. O local foi organizado para receber aqueles que desejam mais silêncio, serenidade e clima para oração, meditação e bons encontros. No restaurante, cardápio de boas indicações e carta de vinhos de primeira.


MOLDURAS

MARIA VITAL, professora e procuradora da República, regressando de Barcelona, Espanha. Integrou o grupo de palestrantes do XIX Congresso Internacional e XXII Congresso Iberoamericano de Derecho Romano. Apresentou para os participantes trabalho sobre Direitos das Sucessões no Brasil

NEYSSE e José Maria Andrade levaram filhos e netos para a SS em hotel de Guaramiranga.


NO MÊS DE ABRIL, três desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) brindam a nova idade. O desembargador Mário Parente Teófilo Neto, coordenador do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública, iniciou a lista das comemorações, dia 4. Amanhã, dia 16, é dia de abraçar o des. Inácio de Alencar Cortez Neto, coordenador do Grupo de Auxílio ao Descongestionamento de Processos do Interior e segunda-feira homenagens vão para a des. Iracema Martins do Vale, presidente da 3ª Câmara de Direito Público, e ex-presidente da Casa.


De tão querida que é, Rocaia Coelho Dutra ganhou comemoração da turma da Fiec, dia de seu aniversário. Tudo foi pincelado de alegrias, afeto e admiração a ela e ao seu desempenho profissional

 
Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?