Logo O POVO+
Bienal: Só duas horas?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Bienal: Só duas horas?


O EVENTO é valioso e tem que atrair multidões. A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Ministério da Cultura, acontecerá de 14 a 23 de abril no Centro de Eventos do Ceará. O perfil do público é infantil e juvenil, sendo oferecidas, na ampla programação da Bienal, atrações como contação de histórias, conversa com o autor, espetáculos teatrais, shows musicais, workshops, “batalhas épicas”, oficinas de fanzine e muito mais. Até aí, só aplausos. Mas, o regulamento estabelece que “cada grupo de 20 estudantes precisará estar no local acompanhado por um professor e a permanência no local é de, no máximo, duas horas”. Aqui advogamos: em duas horas é impossível a criança e o jovem curtir a feira e abastecer-se de informações, folheados dos livros e participação nas muitas atividades. Vale avaliar, estimado Fabiano Piúba, secretário da Cultura?

 

AÇÕES LONGE DOS SALÕES


TAMBÉM a programação da Bienal sairá dos três pavilhões do Centro de Eventos e vai para os moradores de rua, comunidades indígenas e uma unidade penitenciária. Autores e outros escritores levarão livros para essa clientela ler e comentar. Para participar do evento e fazer palestra, vai estar em Fortaleza, convidado do evento, Valter Hugo Mãe, angolano, e um dos maiores escritores do mercado internacional do livro.


RIOMAR MULHER


O AUDITÓRIO do shopping voltará a ficar lotado quando da solenidade dia 12, às 19 horas, do Prêmio RioMar Mulher/2017. Neste ano, o presidente João Carlos Paes Mendonça e, sua amada mulher, Auxiliadora, chamarão ao palco Socorro França, secretária de Justiça do Estado, homenageada na categoria Justiça e Cidadania; Emmir Nogueira, fundadora da Comunidade Shalon, será homenageada na categoria trabalho social; Neila Fontenele, jornalista, homenageada na categoria comunicação; Gorete Arruda, empresária, homenageada na categoria negócios; e Ana Maria Cavalcante, médica, homenageada na categoria Medicina e Saúde.

 

PRESIDENTE...


...SULIVAM Mota, e a vice-Glória Marinho (Iprede), fecharam parceria com o Instituto Experimentes para o atendimento das crianças assistidas pela entidade. Assim, os pequenos que estão em situação de risco poderão ter acesso ao programa pedagógico aliado à neurociência do Instituto, de maneira gratuita.


PGE: 40 ANOS


OS FUNCIONÁRIOS avaliam carências, vitórias e inovações. Sim, a Procuradoria Geral do Estado completa 40 anos de existência. Através de requerimento do deputado estadual Heitor Férrer (PSB), a Assembleia Legislativa realizou última quinta-feira, 30, sessão solene marcando a história. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e na ocasião, foi homenageado o atual procurador-geral do Estado Juvêncio Vasconcelos Viana.


PARA HEITOR, a criação da PGE representou significativo avanço na administração pública cearense e hoje o órgão exerce um papel essencial no aprimoramento do controle interno e na defesa dos interesses da sociedade cearense. Foi seu primeiro procurador geral Aloísio Cavalcante, seguindo-se Claudino Sales, Moacir Albuquerque, Ernani Barreira Porto, Djalma Pinto, Sílvio Braz. Seguiram-se três integrantes da Casa: Pedro Henrique Saraiva Leão, Fernando Ximenes e Raul Araújo Filho. A lista prosseguiu com Wagner Barreira Filho, Fernando Antônio Costa Oliveira e agora com Juvêncio Vasconcelos Viana, funcionário da PGE.


SENADOR Cristovam Buarque esteve em Recife. Encontrou com o des. Sérgio Torres Teixeira, do TRT- 5ª. Região e seu pai o cônsul de Belize, José Airton Teixeira, que foram ao lançamento de seu livro em uma livraria do Recife. Como amigos há mais de 50 anos, aproveitaram o momento para trocar ideias e notícias. Na fervura o momento político, onde Airton Teixeira acredita ser Cristovam um nome de respeito e credibilidade para assumir os destinos do Brasil


PARA INAUGURAR...


...A GALERIA de Arte do Iate Clube de Fortaleza, dirigida por Totonho Laprovitera, ali será apresentada a exposição individual do médico Geraldo Sérgio. Denominada A Arte de Sorrir, a linguagem do médico e pintor advém do sentimento de sua alma. Com precisa habilidade, conta Laprovitera, ele lança sua mão certeira e compõe uma obra rica de senso estético e conteúdo narrativo. Com a plasticidade de artista e cirurgião, prossegue, Geraldo Sérgio vai mostrar nesta exposição que a beleza da vida está em muito no sorriso das pessoas. De 6 a 9 de abril.


DOR, NEM PENSAR


FISIOTERAPEUTA Igor Cavalcante, um especialista, destaca que as principais doenças de joelho - ligamento do cruzado anterior, menisco, artrose, entorse, tendinite e condromalácia - já têm, em seu Instituto Trata - Joelho e Quadril, tratamento moderníssimo espelhado no fisioterapeuta dr. Thiago Fukuda que dá um basta ao viver com dor.


UMA MEDALHA E COMPROMISSOS


A SOLENIDADE de entrega da Medalha da Abolição, a personalidades selecionadas como participantes e colaboradoras à história do Ceará, permitiu o domínio das palavras gratidão e compromisso. O empresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati afirmou: “voltar a Fortaleza e ter esta honra é motivo de grande satisfação Receber esta homenagem nos faz realizados”.


FRANCISCO Alemberg de Souza Lima, o Alemberg Quindins, fundador da Fundação Casa Grande garantiu: “esta comenda não está sendo dada só para mim, mas para um projeto que valoriza o protagonismo juvenil e para toda a meninada beneficiada por ele, fazendo com que as crianças tenham um objetivo definido: valorizar a arte e a cultura”.


A PROFESSORA Luíza de Teodoro Vieira, ausente, enviou um recado. “Fui chamada este ano para representar as professoras neste momento e sinto-me muito honrada por isso, pois o prêmio é uma forma de valorizar os profissionais do magistério e a responsabilidade que temos em levar a educação para as pessoas”.


O EX-PREFEITO de Fortaleza e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, também foi agraciado. “Sou muito agradecido por esta honraria. E assim como os demais agraciados, recebo esta homenagem com muita responsabilidade de que ainda preciso fazer muito por este Estado e pelo povo brasileiro”. Após a entrega da Medalha, o governador fez um balanço positivo das políticas públicas executadas.


“TEM SIDO o zelo e o empenho na gestão dos recursos públicos que colocaram o nosso Estado como o mais transparente do Brasil, segundo ranking do Ministério Público Federal. Essas vitórias são resultado de homens e mulheres, cearenses aguerridos das mais diversas áreas, que têm dado sua inestimável contribuição para o nosso Estado”, afirmou.


Onélia e o governador Camilo com a vice Izolda Cela


Graça da Escóssia e a mamãe Consuelo Dias Branco


Mano Alencar, Leônidas Cristino e Fernando Ximenes


Valton Miranda e Eudoro Santana


Maria Célia F. Gomes, Lara Fujita e Lêda Maria Souto


Carol e Roberto Cláudio Bezerra; Gizelle e Ciro F. Gomes

 

NAURA FRANCO mais feliz que nunca, celebrará seu casamento com G. Philip Cox e vai residir na Inglaterra. Entre as despedidas, ganhou encontro carinhoso do Grupo Ousadia. Este grupo, nos anos 1970, marcou a história da moda no Ceará, realizando eventos e negócios, via criações e produções na área da confecção. Aqui, parte dessa turma que hoje vivencia o sucesso e as alegrias. Em pé, Ethel Whitehurst, Lêda Maria Souto, Rejane Holanda, Marly Batista e Gláucia Mota. Sentadas: Mazé Moreira, Tatiana Lins e Naura


ELAS


COMPLETO em sua programação e objetivos os dois encontros acontecidos no Ideal Clube, último dia 28. Primeiro a reunião

do grupo Mulheres Pensantes, marcado pela reflexão do pe. Edmilson Menezes, sobre a Quaresma. Segundo o lançamento do suplemento Mulher, Beleza e Poesia, encerrando as homenagens do O POVO.

 

Todos os detalhes e presenças desses eventos, na próxima edição da coluna, 8 de abril.

 

MÉDICA Rosângela De Francesco voltando de viagem sentimental. Visitou Jerusalém, Belém, Ramala, Nazaré e Petra, onde ficou na companhia do primo Mauro Brasil De Holanda, embaixador do Brasil naquele país. Depois, com a amiga Daniela Gentil, foi a Lisboa e ao Marrocos.


FOI NO cenário do restaurante do Ideal Clube, último domingo, a comemoração da troca de idade da médica Lúcia Alcântara.


TEREZINHA Rolim recepcionou em seu endereço, as muitas amigas, com direito a festival de piadas, a maioria interpretadas por ela, com muito humor.

 

ESTÁ na cidade uma das diretoras dos produtos Dolven. Vem firmar parceria com a Associação Cristã Feminina, no comando Hilka Tigre e Fátima Sanford, para treinamento com crianças em idade escolar.


JOYCE Cavalcante, presidente da Rede de Escritoras Brasileiras, Rebra veio participar do lançamento do caderno de literatura, Mulher, Beleza e Poesia. Classificou a publicação como valiosa na divulgação do escritor cearense e no tratamento afetivo a todas nós.


ELES


POETA Luciano Maia vai autografar neste abril, no Iate Clube, seu último livro Os Longes, já lançado no Ideal Clube em concorrida noite de autógrafos. Lá estiveram:


Amarílio Cavalcante e o poeta


Carlos Augusto Viana, Ricardo Guilherme e Romeu Duarte


Luciano e Ana Maria entre as Amigas do Livro


DOMINGO TEM ARMANDINHO


AMANHÃ tem um programa que traz aquele capaz de manter envolta de beleza suas relações sonoras. O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secult, recebe amanhã o show de um dos mais representativos e aplaudidos músicos brasileiros: o guitarrista e compositor baiano Armandinho. Ele traz a Fortaleza o espetáculo Guitarra Baiana, destacando o timbre indisfarçável do instrumento inventado e consagrado por ele, com um repertório que promove um grande passeio por sua vasta história musical. É possível aplaudir desde clássicos populares, como o Bolero de Ravel, à Ária da Corda Sol de Bach, à Marcha Turca de Mozart, até os populares mais clássicos, como Brasileirinho e Noites cariocas, temas eternos do melhor repertório do choro.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?