Logo O POVO+
Pelas artes
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Pelas artes

NULL (Foto: )
Foto: NULL

FINALMENTE, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio adquiriu a Casa de Barão de Camocim, onde recentemente aconteceu a Casa Cor. Passado por intensa reforma, o imóvel abrigará uma Escola de Artes Visuais e uma Biblioteca Pública, garantindo assim coisa melhor para o Centro da Cidade hoje castigado pela invasão de camelôs e desocupados. O projeto faz parte da Vila das Artes, onde crianças, jovens e adultos dispõem de inúmeras atividades voltadas para a educação, a história e a aprendizagem de boas atividades.


VOLTANDO ESPERANÇA$

[FOTO1] 

NADA DE dizer que já se vão as andorinhas. O Ceará passa a percorrer novas passarelas de negócios, agraciado com dois grandes empreendimentos. A administração do Aeroporto Internacional Pinto Martins pelos alemães e do Porto do Pecem, pelo holandeses. Há um otimismo cintilante no olho do governador Camilo Santana, assim como muito entusiasmo no grupo de empresários que o acompanhou a Roterdã.

 

ÚLTIMO quinta-feira o governador Camilo Santana realizou em Frankfurt, na Alemanha, a primeira reunião com a diretoria da Fraport AG, multinacional alemã que venceu o leilão para operar o Pinto Martins. “Foi um encontro importante para conhecermos as ideias da empresa. Eles estão muito empolgados com o Ceará. Lado a lado com o governador, figuravam Stefan Schulte e o vice-presidente Christoph Nanke, mais o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart.


ABOLIÇÃO: MEDALHA


A CERIMÔNIA de entrega da Medalha da Abolição, maior comenda do governo, acontecerá às 17 horas de hoje, no Centro de Eventos do Ceará. Será concedida à educadora e discípula de Paulo Freire, Luiza de Teodoro Vieira; ao médico psicanalista e escritor, Valton de Miranda Leitão; ao artista e estudioso de nossa arte popular Francisco Alemberg de Souza Lima (Alemberg Quindins). Mais aos ex-governadores Ciro Ferreira Gomes e Carlos Francisco Ribeiro Jereissati e ao ministro do Supero Tribunal de Justiça, desembargador Napoleão Nunes Maia.


A BUSCA DE NOVA VIDA


Equipe de administração de Fortaleza tem Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal e Ferruccio Feitosa, secretário executivo da Regional II, preparados para ousar e trabalhar em projetos que possam melhorar a vida da cidade


FORTALEZA possui atualmente cerca de 4,5 mil pessoas em situação de rua, sendo o desemprego, o uso de drogas ilícitas e a quebra do vínculo familiar as principais causas do quadro. Para assegurar os direitos sociais dessa população, o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PDT), elaborou projeto que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua em Fortaleza. Dentre as principais propostas estão a contagem oficial dessa população, acesso a benefícios previdenciários e assistenciais, além da oferta de serviços.


“É GRANDE a população em situação de rua em nossa cidade que vive de forma precária, em condições de vulnerabilidade que põem risco a sua saúde física e mental. Essa situação é um reflexo do cenário de exclusão social, problema histórico do nosso país”, afirma Salmito. Ouvindo os lojistas, bancários e outras categorias que trabalham no Centro, eles integram uma torcida organizada, desejando ver a situação resolvida. Afinal, as praças de Fortaleza, principalmente, passaram a ser moradia, dormitório e tablado para a prática de vícios, badernas e ameaças pelos desocupados e marginais.


NIREZ E SUA HISTÓRIA


HOJE, às 16 horas, o jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, profere palestra na Caixa Cultural Fortaleza. Em pauta, sua trajetória e o acervo da exposição Arquivo Nirez, que pode ser visitada no local até o dia 16 de abril. A palestra será no foyer superior, com acesso gratuito.


PELAS CRIANÇAS


PENSAR a infância e levar instrumentos que possam contribuir na formação e felicidade dessas crianças tem projeto seguro e caminhante. Com o intuito de construir com os gestores municipais políticas para fortalecer a infância e garantir os direitos das crianças, o Governo do Ceará, através do Programa Mais Infância Ceará, promoverá o “Seminário Internacional Mais Infância Ceará: Criança é Prioridade”, nos dias 30 e 31 de março, a partir de 8 horas, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O público-alvo são prefeitos, primeiras-damas e secretários de Educação, Saúde e Assistência Social do Estado e dos municípios, além de profissionais e entidades que realizam trabalhos em prol da infância.


A PRIMEIRA-DAMA do Estado e idealizadora do Mais Infância Ceará, Onélia Leite de Santana, acredita que a infância é um período primordial para o desenvolvimento humano. “As crianças devem ser estimuladas em diversos aspectos. Os primeiros anos de uma criança apresentam uma janela única de oportunidades. Tivemos uma renovação de mais de 70% dos gestores municipais no Ceará, queremos a parceria deles para construir políticas e ações que favoreçam o desenvolvimento integral da criança”, ressaltou.


O SEMINÁRIO é realizado pelo Governo do Ceará através do Gabinete do Governador e da Secretaria da Educação, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin) e também pelo Banco Mundial. Nos dois dias de evento serão expostas iniciativas de sucesso da infância realizadas no Chile e no Peru, além de contar com a presença de nomes de referência na área como palestrantes das Universidades de Harvard, de Rice, ambas nos EUA, de São Paulo (USP), de Brasília (UNB), da Federal do Ceará (UFC), e de instituições ligadas à infância.


LIA FRANCO BRAGA...


... ARTISTA, educadora e estudiosa nas áreas de dança e teatro, convidando para o evento de lançamento do seu livro Onde o Corpo é Jogo: Uma Mediação Lúdica na Educação Infantil. O livro é fruto da sua monografia (2014) do Curso de Graduação em Licenciatura em Teatro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/IFCE. Este estudo teve como objeto verificar a possibilidade do corpo se tornar jogo na Educação Infantil. O lançamento será realizado no dia 28, às 19 horas na Adufc – Associação dos Docentes da UFC (Av. da Universidade, 2346).


VITÓRIA


Última quinta-feira, 23, o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) participou da reunião que resultou na posse do novo reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Anastácio Queiroz. O ato ocorreu na Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, com a presença do secretário Paulo Monteiro Barone, e do coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino, Weber Gomes de Souza.

Ex-secretário de Saúde no Governo Tasso, Anastácio é médico e compõe quadro docente da UFC há mais de 40 anos.


MULHERES REUNIDAS


DIRECIONANDO as mensagens da Quaresma e avaliando posicionamentos diante da vida, e principalmente do próximo, o Grupo Mulheres Pensantes vai ter sua reunião mensal centralizada em reflexões valiosas. O encontro está agendado para terça-feira, dia 28, ao meio-dia, no Ideal Clube. Programa inclui também o almoço e a confraternização recheada de muita alegria.


PARA encerrar o mês de março dedicado a nós, receberemos o suplemento Mulher, Beleza & Poesia, editado pela colunista e publicado na edição do O POVO, do dia 28 de março. Os grandes poetas e contistas estarão realizando uma homenagem de amor entre palavras encantadoras. Uma publicação que entusiasma os patrocinadores, presentes em algo que sabe valorizar o trabalho, o talento e a amorosidade feminina.


TEM


EM MAIO a presidente da Alfe, Selma Cabral realizará com a colaboração de muitos o Fórum Social de Direitos Humanos ampliando a discussão sobre o papel da sociedade na prática da justiça social e da cidadania.


ESTA manhã, no Palácio da Luz, Régis Frota comanda a reunião da Academia Cearense de Cinema, reunindo estudiosos.


CHICO PESSOA, cantando todas as noites de domingo no restaurante Sirigado, da Av. Barão de Studart.


MARCELO...

SAFADI REÚNE muitos dia 28 às 8h30min no auditório do Sebrae para falar sobre “Identidade e marketing no turismo”. Ele é superintendente executivo de assuntos metropolitanos de Goiás.


MIAU, MIAU


O CANGAIAS Coletivo Teatral encerra temporada de seu espetáculo infantil Miau! neste domingo, 25, às 10 horas, no Teatro Carlos Câmara. A peça, que tem direção de Luís Carlos Shinoda e roteiro de Yuri Yamamoto, fala da inusitada estória de um garoto que foi adotado por um gato. A entrada é gratuita, e o teatro fica na Rua Senador Pompeu, 454, Centro. Em cena, o público acompanha a trama onde o felino adotou o menino ao encontra-lo abandonado nas ruas, ainda bebê, e mostra os dois compartilhando diversas aventuras. A encenação sem falas buscou referências estéticas fortes do cinema de Charlie Chaplin e dos desenhos animados da década de 1940.


FÉRIAS


Bem acompanhados Maria e Walter Torquato escolheram os cenários da Alemanha, Suíça e Itália para desfrutar de merecidas férias. Aqui eles em Roma.


A filha Sofia e o genro Júlio César estavam juntos


DESAFIOS DA NOVA GESTÃO IBEF


Antônio Roque de Albuquerque, Roberto Sérgio Ferreira e Raul dos Santos Neto


TOMOU posse última quarta-feira, 22, o novo presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef Ceará), Raul dos Santos Neto, que sucede o ex-presidente Antônio Roque de Albuquerque. O evento ocorreu no auditório da Fiec e contou com palestra da presidente da Adece (Agência do Desenvolvimento do Ceará), Nicolle Barbosa.


DE ACORDO com o Presidente, Raul dos Santos, os próximos passos para o Biênio 2017/2019 são: imediata criação do Ibef Mulher com evento de lançamento já agendado para 26 de abril, maior aproximação dos meios acadêmicos, agenda conjunta com o setor público, discussão de temas envolvendo sustentabilidade e agregando novos associados.


NOVA IDADE


Morgana Bezerra (na foto com o marido José Correia) ganhou festejos pelo seu aniversário da diretoria, superintendentes e colegas da Unimed Fortaleza, onde é dinâmica secretária do médico João Borges

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?