Logo O POVO+
Oitavo farol do mundo
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Oitavo farol do mundo

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O NOVO FAROL do Mucuripe tem mais de 120 metros de altura, alcançando o destaque do primeiro maior da América Latina e o 8º do mundo. Sua inauguração acontecerá dentro do programa comemorativo aos 160 anos da Capitania dos Portos, que tem hoje em seu comando o capitão-de-mar-e-guerra Leonardo Salema Cabral. A Cidade só teve três faróis em sua história. Um está no centro histórico, o segundo ainda em funcionamento e o terceiro a ser inaugurado.

[FOTO1]

FOTOGRAFIA TEM MUSEU

EMPRESÁRIO Sílvio Frota selecionou 300 imagens de sua coleção e presenteia hoje, a Cidade, com a instalação do Museu da Fotografia (Rua Frederico Borges, 545 - Varjota). Este é o segundo encontrado no Brasil, o primeiro está em Curitiba. Sílvio mostra toda a importância do registro fotográfico como instrumento de documentação das fases históricas , das mudanças da sociedade, das diferenças e semelhanças entre os povos e outras dissertações visuais de grande importância.

O PRÉDIO, de três andares, concebido pelo arquiteto Marcus Novais, tem trabalhos de importantes: Cartier-Bresson, Evandro Teixeira e Yuri Firmeza. O terceiro piso é reservado para profissionais do Norte e Nordeste concentrando obras de Chico Albuquerque, Mário Cravo Neto, Gentil Barreira e outros. Neste sábado das 12 às 17 horas o Museu da Fotografia tem suas portas abertas.


CEARENSE GANHA...


...MEDALHA do Mérito Judiciário Militar, grau de distinção, concedido pelo Superior Tribunal Militar. O agraciado é o advogado e ex-professor da UFC, Meton Vasconcelos. A solenidade está agendada para o próximo dia 30, na sede do Clube do Exército, em Brasília. Na lista dos demais agraciados constam o juiz federal Sérgio Moro; o vice-almirante Freire Aguiar; a ministra do STJ Laurita Vaz. Meton, entre as muitas missões, foi o presidente nacional da Sociedade Amigos da Marinha, tem 56 anos de formado em Direito, pela Universidade Federal do Ceará e é um dos mais destacados líderes de Rotary International, onde já desenvolveu grandes e inúmeras missões.


PRESIDENTE...

...DA UBER NO BRASIL, Guilherme Telles, chega a Fortaleza, próximo dia 17, para participar de encontro agendado pelo Lide Ceará , muito bem comandada pela atuante Emília Buarque.


ONTEM, o programa idealizado por meio do Lide Mulher, sempre trazendo a Fortaleza lideranças femininas, realizou almoço-debate com a presidente do Grupo Sabin, Janete Vaz, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.


Entre os assuntos focados: estrutura da empresa, como atuar e gerir nas boas práticas e a projeção da Sabin.


IMPERDÍVEL


PARA QUEM deseja um programa lindo de domingo, marque o Theatro José de Alencar. Às 17 horas, Felipe Adjafre e Milton Nunes garantem uma linda programação musical, dominada pelo romantismo. A entrada custa apenas R$ 10, mais um quilo de alimento.


MAIS MULHER


ANNE FREIRE Alcântara, formada em Psicologia, faz mestrado em Buenos Aires. Sua tese versa sobre “Mulher: Mãe e Filha”, terá entre suas avaliações belos poemas da sogra Beatriz Alcântara. Defesa está marcada para o próximo janeiro.


CALIFÓRNIA


O DINAMISMO do novo governador de Rotary International, Distrito 4490, Eduardo Augusto Campos (na foto com a amada Leninha) permite que semana passada ele estivesse nos Estados Unidos, em Assembleia Internacional da entidade e hoje esteja no Crato. Naquela bela cidade do Cariri participa, este fim de semana, da reunião de Interclubes, reunindo mais 300 rotarianos. Na programação, palestra do governador Camilo Santana, às 8h30min de hoje.


Eduardo e Leninha, aquarianos que são, quando em Beverly Hills comemorando a troca de idade


CASANTES


Noivos dominados pela alegria


Noivos com a família dele. Pais Nazareno e Herbenni e o irmão Lucas


Família da noiva


SÃO MUITAS as recordações do bonito casamento de Matheus, filho querido de Herbenni e Nazareno Oliveira, e Juliana, herdeira de Maria Salete e William Ibiapina. Cerimônia religiosa, oficializada por padre Eugênio, foi na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes e recepção aos convidados nos salões bonitos do Lulla’s Athenée.


ACADEMIA CEARENSE...


...DE DIREITO presidida por Roberto Victor Pereira Ribeiro, se instala dia 15, às 19h30min, no Theatro José de Alencar. Governador Camilo Santana e prefeito Roberto Cláudio garantiram presenças. Na programação, posse e diplomação de 36 acadêmicos, mais 16 sócios correspondentes e de seis sócios honorários. Os sócios correspondentes Jorge Miranda e Eduardo Vera-Cruz Pinto virão de Portugal e o jurista Raul Cervini, do Uruguai.


SÓ CARINHO


1NA CIDADE, acolhida pelo filho Carlos e a nora Celina, além dos netos cearenses, Pelusa Larocca. Noite da última quarta-feira, os amigos fiéis Miriam e Francisco Garcez, Suely e Vandocy Romero, Yolanda e Meton Vasconcelos, Lêda Maria e Francisco Souto, Ana Luiza Costa Lima e o cônsul de Belize, Airton Teixeira, se reuniram com ela, em jantar no Ideal Clube, lembrando passagens saborosas do querido Carlos Larocca, hoje entre os anjos do céu.


2TAMBÉM DE Buenos Aires para conhecer os mares verdes do Ceará os médicos César Daniel Zavatti e Maria Laura Galliano Palacios. Ele é o diretor do Hospital Naval Puerto Belgrano e do Hospital Eva Peron. Em ambos o casal exerce a medicina como missão, testemunho de amor ao próximo e assistência. São hóspedes de Diana Sobral.


QUARESMA


O CRISTÃO merece assumir, neste período da Quaresma, a preparação para a Páscoa realizando cada dia uma ação concreta de caridade, compaixão e ajuda ao próximo. Peçamos a intercessão materna da Virgem Maria, a primeira que, diante da grandeza da misericórdia divina que lhe foi concedida gratuitamente, reconheceu a sua pequenez confessando-se a humilde serva do Senhor, como lembra o papa Francisco. Nas livrarias Paulinas tem um calendário com sugestões diárias para se viver este período.


HISTÓRICOS


LÚCIO ALCÂNTARA recebeu dos amigos aplausos na solenidade marcando os 130 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará e sua posse na presidência da Casa. Ao lado da amada, que ganhou frase de amor no discurso: “Saúdo minha família em nome de Beatriz, ao mesmo tempo âncora e vela do barco em que singro os mares da minha vida”.


ENTRE AS presenças, governador Camilo Santana, gen. Estevan Cals Gaspar de Oliveira, Fernanda e Roberto Pessoa, Artur Bruno, Fernando Ximenes, Ednilo Soàrez e Fany; Terezita e Ubiratan Aguiar, Guida e Oto de Sá Cavalcante, Osmar Diógenes, Irene Mota, Liberal de Castro, Juarez Leitão. Mais Anne e Léo Alcântara, Luiziane Esteves e Seridião Montenegro, Célia Lustosa, Paulo Elpídio de Menezes, Ângela Gutiérrez, Elba e Ari Ramalho, Cybelle Pontes, Anne e Suzana Ribeiro,

Jane e Sérgio Juaçaba, Bárbara e Eymard Freire.


Governador Camilo com o ex e com atual presidente do instituto


Família do novo presidente


Lúcia Alcântara


Amigo português, sociólogo e alfarrabista Luiz Gomes


SABORES E AMORES


CATARINA Cavalcante da Nóbrega fez a comemoração do Dia da Mulher entre buquês de carinho para um grupo de convidadas, selecionadas pelo sucesso em suas missões profissionais. Em parceria com a plataforma digital People/O POVO, ela reuniu, fim de tarde de ontem, todas no seu restaurante L’Entrecôte de Paris.


E O CENÁRIO era dos mais belos. Mesas postas projetadas para um tradicional chá inglês, apresentando os lançamentos do menu Bistrô D’Europe, direcionados para sessões matinais e vespertinas, que nós mulheres sentíamos falta em Fortaleza.


O GRUPO DE anfitriãs: Cassandra Cavalcante, Carol Bezerra, Lêda Maria Souto, Vanessa Queirós, Raquel Macedo, Lilian Porto, Cláudia Periquito, Roberta Fonteles e Carol Belchior levaram suas amigas, atraídas pela nova opção de ter um cenário novo para encontros e bate-papos, transformados em comunicação de afeto.


PECADOS E POESIA


A SEDUÇÃO e os Pecados Femininos dominarão a palestra que reunirá o Grupo Mulheres Pensantes, dia 28, ao meio-dia, no Ideal Clube.


O MELHOR de uma comemoração é reviver o romantismo. Assim, O POVO encerrará março com o lançamento do suplemento Mulher, Beleza & Poesia, editado pela colunista. Os grandes poetas e contistas estarão entre as palavras que transbordam sobre as veias do coração apaixonado ou do amor familiar. Patrocinadores acatam a ideia, garantindo o suplemento encartado na edição do dia.


VIDA ETERNA


PORQUE A esperança verdadeira crê em algo mais que essa vida, algo transcendente! Uma vida num céu de glória que Deus prepara para seus filhos amados é que enviamos ao gen. Théo Basto e Regina nosso pesar pela partida de sua filha querida Eliane.


MESMO alimento pela rica esperança de vida eterna transmitimos para Alessandra Aragão e filhos pela chegada de sua mãezinha Auri Bezerra, ao paraíso.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?