Logo O POVO+
O sumiço da cruz
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

O sumiço da cruz


FOI UMA ação de ateus, revolta, inveja ou vandalismo? A pergunta fica no ar, mas uma coisa é certa. Padre Neto, quando vigário da Catedral Metropolitana de Fortaleza, conseguiu nos anos 1990 que o artista Sérvulo Esmeraldo criasse e produzisse uma grande e bonita cruz de madeira para o templo. A peça foi colocada lá e, logo que o religioso deixou o cargo para assumir a Paróquia de São Vicente, a cruz foi retirada e jogada, garante o padre, no riacho Pajeú.


MESMO ferida pela ação perversa, a cruz sangrando aos olhos de alguém sensível foi retirada das águas. Agora a colunista sabe que ela está no município do mesmo nome, Cruz. Bem acolhida está, mas quando da celebração da missa de 7º dia de Sérvulo Esmeraldo (seu autor), padre Neto galopou palavras ásperas e contou a história, conclamando Dodora Guimarães (esposa do artista), os fiéis para ir buscar a cruz, prometendo achar um lugar na sua igreja para colocá-la.


PARA PRESIDIÁRIOS


O CEARÁ mantém um dos mais eficientes programas de capacitação profissional para ocupar as horas dos presidiários, mostrando a luminosidade para reconstruir suas vidas e suas esperanças. Através da Secretaria de Justiça, hoje bem comandada pela dra. Socorro França, são 20 projetos voltados para emprego e renda como o Fabricando Oportunidades, centralizado na confecção de artesanato para abastecer feiras e exposições; o Projeto Querer, em parceria com o Senac e Sebrae, voltado para o empreendedorismo, incentivando o preso ao assumir sua liberdade colocar o seu próprio negócio. Tem ainda Mãos que Constroem, voltado para o encaminhamento de egressos ao mercado de trabalho e outros. Também, para incentivar a arte e manter um clima de leveza, comunicação e bem estar que a arte permite, a Sejus tem programas maravilhosos na área da cultura. Registramos as preferências pelo curso de violão e pinturas em tela, onde se descobrem talentosos artistas.

ONÉLIA E OS EDUCADORES


MAIS de 500 professores e técnicos de Educação Infantil das redes públicas de ensino municipal e estadual participaram, última segunda-feira, 6, do primeiro dia de formação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). O encontro prosseguiu até ontem aqui em Fortaleza. “Este encontro é essencial para aprofundar os conhecimentos dos educadores em temas sobre as relações família e criança, desenvolvimento e aprendizagem. A visita à família é o esqueleto do programa, que acompanha as crianças de 0 a 3 anos que não estão na escola ou na creche, mas que precisam desse monitoramento. Os educadores são peças fundamentais para mostrar aos pais a importância do brincar e da leitura para o fortalecimento do desenvolvimento infantil e familiar”, pontuou a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, dedicadíssima ao projeto.


MOLDURAS


O ANO começa bem para Reinaldo Salmito (foto). Ele está em Portugal concluindo a primeira fase do mestrado em Administração Pública, na Universidade de Lisboa, um dos cursos mais completos para quem trabalha e mantém um compromisso com a modernidade e avanço dos projetos na área do serviço público.


NA PRAÇA da Imprensa a noite começa com a prática de Tai Chi organizada pelo professor Marcelo Zen , integrante do Núcleo Chen de Fortaleza. Naquele cenário bonito, uma das práticas de bem estar e saúde agrupa pessoas de todas as idades, sempre às terça e quintas-feiras a partir das 18h30min. Nota 1000.


NOVOS PRESIDENTES


EX-GOVERNADOR e intelectual Lúcio Alcântara eleito para ser o presidente do Instituto Histórico do Ceará, cuja última gestão foi bem administrada pelo escritor e educador Ednilo Soàrez.


ESTUDIOSO e pesquisador Régis Frota criou e já assumiu a presidência da nova Academia Cearense de Cinema. Agrupando muitos, ele foi o convidado da Academia Fortalezense de Letras para palestrar, na última quarta-feira, 8, no Espaço da Literatura da Faculdade Farias Brito. A história do cinema cearense foi contada e algumas curiosidades também reveladas.


ITÁLIA DE PORTAS ABERTAS


ESTE ANO portas serão abertas para os empresários italianos adentrarem ao Ceará. A vice-governadora Izolda Cela recebeu, nesta quarta-feira, 8, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, o cônsul da Itália no Nordeste, Gabor de Zagon, e o cônsul honorário em Fortaleza, Roberto Misici, para tratar de parceria econômica comercial e cultural entre os países.


NA REUNIÃO, que contou com a participação de secretários de Estado e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foram apresentados os setores econômicos mais atrativos do Estado.


A LÍDER


A POSSE de Fátima Duarte para presidir a BPW- Fortaleza trouxe a presidente nacional Eunice Cruz e reuniu autoridades, líderes classistas e muitos amigos, além do grupo que fundou e o que mantém a associação fortalecida. Destaque maior foi o discurso do presidente da CDL, Severino Neto, valorizando a BPW e exaltando a nova presidente: “Fátima Duarte é o sorriso feito ação, a criatividade feita encanto, a determinação feita liderança nata, própria da mulher que cedo partiu para a luta do trabalho, inaugurando nos anos 1980 sua primeira loja Tentacion...” Já as palavras da presidente eleita mostraram os objetivos da entidade, seu compromisso de vencer desafios, manter a unidade entre todas integrantes procurando novos caminhos e enfrentando a onda de entraves da economia. Depois da solenidade, um coquetel firmando o entusiasmo de todos para a nova gestão.


Severino Neto, presidente da CDL, entre Fátima Duarte e Priscila Cavalcante


Secretária Agueda Muniz


Selma Cabral/Alfe


Presidente nacional da BPW Eunice Cruz entre integrantes da entidade cearense e a presidente Fátima Duarte


Cléia Petrelli, Eliane Pimentel, Lêda Maria Souto, fundadoras da BPW com a nova presidente


IDADE NOVA


BEATRIZ Alcântara ganhou nova idade, último dia 9. A primeira homenagem aconteceu na reunião da Academia Fortalezense de Letras, quarta-feira, onde ela integra o grupo de fundadores.


KARINA, sempre ao lado do maridão, Maurício Sampaio, marcou a comemoração de seu aniversário para o próximo dia 17, meio-dia, no Ventorini Buffet.


QUINTA FEIRA duas maravilhosas mulheres ganharam nova idade. Silvana, a amada de Adauto Bezerra, e Gabriela Castro que cercou-se das amigas em almoço animado, articulado por Maria Vanda Sá e Zeneida Rangel.


HOJE, no Bocca Bistrô, início da noite, aniversariante Teresa Maslowa Bezerra receberá com Gil, grupo de amigos.


DESEMBARGADORA Edite Bringel terá seu niver comemorado, terça-feira, 17. Maria Vanda Sá cuida com carinho. Já Graça Ferreira, ex-presidente da Alfe e BPW ganhará mais abraços segunda-feira.


METAS E DEDICAÇÃO


O INSTITUTO Municipal de Pesquisas e Recursos Humanos -Imparh tem agora Fábio Braga, formado em Direito e ex-vereador, pronto a desempenhar projetos e metas, capazes de fortalecer e dinamizar mais a entidade. Já começa bem. Ali existe o projeto Gente de Valor, direcionado a atender os aposentados e pessoas da melhor idade em atividades culturais e de lazer. Presidente Fábio, apoiando programa, planeja baile de carnaval marcado pela execução de marchinhas antigas e reunindo 400 idosos. Sabe-se que a Banda da 10ª Região Militar será cedida pelo comandante gen. Theophilo para garantir a animação.


PALÁCIO DA LUZ


Presidente José Augusto Bezerra encerrou sua gestão realizando a reinauguração do Palácio da Luz, abrigando sua Academia Cearense de Letras, já mostrando seus 120 anos de existência.


Beto Studart e Ana; Onélia e Camilo Santana


Presidentes Augusto Bezerra e Zezinho Albuquerque


Prefeito Roberto Cláudio agraciado


Presidente do BNB Marcos Holanda


Lúcio Alcântara e Beatriz


José Augusto Bezerra, Consuêlo Dias Branco e Geraldo Luciano


É CARNAVAL


MEIO-DIA de hoje, no Náutico, a Alfe, comandada por Selma Cabral, e a BPW, por Fátima Duarte, levam suas associadas, famílias e convidados para o IntegraFolia. O objetivo é um só: manter altíssima a temperatura carnavalesca envolvendo a todos.


O BAILE de Carnaval Pais e Filhos movimentará a partir das 17 horas, de hoje, gerações que vão ao Ideal Clube para vivenciar o clima de animação mantido anualmente. Presidente Amarílio Cavalcante escolheu a Banda Brasa 6.


PRESIDENTE Jorge Medeiros prepara o Náutico para o animadíssimo Carnaval da Saudade. Dia 18, a noite se erguerá com o repertório das músicas dos antigos carnavais. Dali até ao amanhecer, a banda Caribbean Kings unirá quase 3 mil convidados à folia.


AMORES


MATHEUS e Juliana, filhos queridos de Herbenni e Nazareno de Oliveira e de Salete e William Ibiapina consagram seu amor, dia 18, em cerimônia na Paróquia de Lourdes, celebrada pelo pe. Eugênio. Nagib Al Cario assina o repertório musical, firmando a beleza e religiosidade do casamento. Depois os noivos recepcionarão os convidados no cenário do Lulla’s Plazá decorado lindamente por Raphaela de Morais e Junior.


UBIRATAN Aguiar marcará sua posse na presidência da Academia Cearense de Letras, dia 16, com discurso poético, para avivar a linguagem de uma noite para ele de total felicidade. Amigos de Brasília se unirão aos muitos do Ceará, já envolvidos com a alegria da família em lista liderada pela amada Terezita.questionamento, três mulheres, artistas anônimas, Cidinha Fonseca, Fátima Azevedo e Fátima Gomes, trazem à baila a sua produção pictórica, mediada pelas suas experiências de vida e sua visão de mundo.


VIDA DE CERVEJEIRO


ESTE é um bate-papo atraindo aqueles que curtem e conhecem as cervejas artesanais. Semana passada no Lounge Manhattan, o jornalista Clóvis Holanda, editor do caderno Comes & Bebes, do O POVO, levou grupo para debater o tema e provar dos lançamentos. Ao seu lado nos debates, Carol Zilles, beer sommelier e professora do Senac; João Filho e Wellington Alves, cervejeiro-chefe da 5 Elementos Cervejaria Artesanal.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?