Logo O POVO+
Mares do Ceará
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Mares do Ceará

EXPERIÊNCIA educacional e intercâmbio cultural trazem ao Ceará um navio norueguês, marcando sua chegada para hoje, e gerando atração para os estudiosos e para os curiosos em ver a formação completa de jovens. Atracará no Porto do Mucuripe: o Sørlandet é o tall-ship mais antigo do mundo ainda em operação. Ao longo dos últimos anos, o navio-escola acolheu mais de 10 mil estudantes, proporcionando-lhes uma educação marinha completa, ensinando-os a serem navegadores, engenheiros e marinheiros. Ainda nos últimos anos, tornou-se uma plataforma para programas de educação de ensino médio. O navio abriga a A%2bWorld Academy, uma escola internacional única. Durante um ano, navega pelo mundo, realizando paradas em alguns países selecionados, de modo a enriquecer a experiência educacional e o intercâmbio cultural. Oferece, assim, aos seus alunos oportunidade de aprenderem os costumes, história e modos de vida locais, proporcionando uma intensa interação com a região que visitam. O navio-escola é gerenciado pela Sørlandet Foundation (www.sorlandet.org), uma organização não- governamental.


UFC NO GOVERNO

NA CERTEZA de que teria um secretário competente, trabalhador e com livre trânsito em Brasília o governador Camilo Santana trouxe para sua equipe o ex-reitor da UFC, Jesualdo Farias, também nascido no Cariri, protegido pelo Padim Ciço, juazeirense que é, enfrentando cedo a Capital onde veio para estudar e trabalhar. Titular da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, Jesualdo ganhou em sua posse reconhecimento do governador: “Tenho alegria pelo fortalecimento da aproximação do governo com a universidade. Pelo fato de o Jesualdo ter sido reitor da Universidade Federal do Ceará, será para nós muito importante no sentido de aproximar a academia, otimizando e conseguindo a condução de projetos e ações ligadas aos recursos hídricos e melhorias nas estradas e, também, nas pactuações com todos os municípios do Ceará”.


EM PRONUNCIAMENTO, Jesualdo Farias agradeceu ao governador Camilo Santana, reconheceu ser sua pasta destaque na execução de políticas que atingem diretamente a vida da população e ressaltou a necessidade de apoio de todas as secretarias e órgãos do Estado para dinamizar as ações do Executivo em curso.

 

E PARA quem tentava unir sua escolha a uma representação partidária, Jesuado foi taxativo: “eu sei que as secretarias são, na maioria das vezes, ocupadas por partidos políticos, e eu não tenho nenhum partido. Assumo o compromisso de trabalhar para todos os partidos, todos os prefeitos e todas as pessoas que desejam do Governo do Estado do Ceará alguma solução para melhorar a qualidade de vida das pessoas, das cidades”, afirmou o secretário.


CARMEN LÚCIA...

...A PRESIDENTE corajosa e séria do STF esteve última quarta-feira reunida com um grupo das Mulheres do Brasil. Annette de Castro coordenadora do Ceará esteve lá. A pauta principal foi o apoio da ministra para a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), um modelo de sistema carcerário alternativo que precisa de compreensão e adesões. Sabe-se que Carmen Lúcia ver com bons olhos.

 

ACREDITANDO QUE...

...O TRABALHO expressa dignidade, prazer de viver e alegria da família, a secretária de Justiça, Socorro França (na foto com a dinâmica assessora Janaína Farias) se empenha, com sua equipe especializada em programas de capacitação profissional para os presidiários oferecendo cursos, treinamentos e atividades culturais. São mais de 20 projetos voltados para emprego e renda, empreendedorismo e descobertas de potencialidades. Abre caminhos para o combate à ociosidade nos presídios, fonte de maus pensamentos e ações.

 

AS CORES DE MARIAS

A EXPOSIÇÃO Marias será inaugurada no dia 8 de março de 2017 (Dia Internacional da Mulher), no Espaço Cultural dos Correios, no Centro de Fortaleza. A mostra discutirá a questão das mulheres artistas em Fortaleza e a trajetória singular de cada uma delas, em busca de espaço dentro do circuito artístico da C idade. O evento poderá proporcionar uma reflexão sobre a questão de gênero nas artes visuais em Fortaleza e incentivar outras artistas cearenses a percorrer sua trajetória em busca do reconhecimento artístico. Buscando respostas para esse questionamento, três mulheres, artistas anônimas, Cidinha Fonseca, Fátima Azevedo e Fátima Gomes, trazem à baila a sua produção pictórica, mediada pelas suas experiências de vida e sua visão de mundo.

 

NIVER ALCIMOR...

...ROCHA foi bem comemorado, entre relembranças de 60 anos de alegrias e conquistas, vividos em redor da família e dos amigos. A animação foi garantida com o grupo de samba Carlinhos Palhano, presente do amigo Castelo Camurça, ao aniversariante. O bolo saboroso do Bom Bocado, mais o cardápio variado dos chefs do Ideal, ressaltaram o apetite dos presentes.

 

MATRIARCA Síria Asfor Rocha, ao lado dos filhos e netos, mantinha a elegância e a alegria. Fabíola, em um lindo conjunto lembrando a moda londrina, acompanhava os sons da felicidade, dançando e dizendo segredinhos ao marido. O presidente da casa, Amarílio Cavalcante, ao lado da amada Sâmia, acompanhava o clima festivo dominante.

Alcimor Rocha e família com a mãezinha Síria

Armando Campos e Sílvia

Paulos Ponte e Bandeira

Maria e Jeff Peixoto

Márcia Hortêncio e Lêda

Sâmia e Amarílio

 

É CARNAVAL

PRESIDENTE Jorge Medeiros faz, esta noite no Náutico, a comemoração dos 50 anos do animadíssimo Carnaval da Saudade. Blocos se preparam para o reinado da folia, vivenciado em uma só noite. Caribbean Kings levará as mais lindas músicas, não esquecendo as marchinhas que fazem a história do Carnaval. Garante o presidente que ficará na memória de todos os presentes a vibração dessa festa, inesquecível.


Das 22 horas até o amanhecer, mais de três mil convidados serão dominados pela alegria momina.


RACINE E BRANCA...

...MOURÃO realizarão linda festa comemorativa às suas bodas de prata. Na Igreja do Pequeno Grande, noite do dia 17, acontece a cerimônia religiosa com a benção de Deus e de seus filhos Anik, Thiago e Analiz. Depois, a celebração de amor prossegue no La Maison Buffet, em dois cenários diferentes para colorir de beleza toda a programação, mantida em segredo para deixar cada amigo deslumbrado com tanto encantamento.

 

CASANTES

CAROLINE e João Paulo, filhos queridos de Lourdênia e Hélio Feitosa Alves e de Maria das Graças e Carlos Alberto Marinho, oficializam seu casamento, próximo dia 22, na Paróquia Santos Antônio de Pádua, em celebração conduzida pelo frei Roberto. Depois, os noivos recebem os convidados no Sobreiro Restaurante. Cerimonial é de Paula Cavalcante, filmagem de Aurora Silveira Hertz e fotografias de João Batista.

 

CHIC

DITO MACHADO e Ana Cláudia Canamary brindaram a sociedade com famoso Baile de Máscaras. No Salão Cidade, do La Maison, gente bonita circulou, dançou e provou que há espaço para o chic nesse reinado da folia. Planejando com tempo é possível as mulheres prepararem bonitos adornos e roupas.

Dito Machado, Ana Cláudia e Tiago Holanda

Adrisio Câmara e Cristiane Lima

Clóvis Holanda e Anelise

Tereza Távora, Elenir Liberato e Rosângela De Francesco

Vânia e Aristófanes Canamary


TARCÍSIO FÉLIX...

...50 ANOS de pintura. A bela exposição desse artista, agora apoiado por José Guedes para contar sua história e mostrar suas criações, começou na Casa D’Alva, dia 16, garantindo toda a beleza para quem aprecia a arte e o talento.

 

FACE E CORPO

PROF. DR. OLAVO Ximenes Júnior elaborou sua agenda para o primeiro trimestre do ano alertando homens e mulheres para os cuidados estéticos e reparadores. Nesse período de Carnaval, a procura é maior para os tratamentos eficazes como: o laser/light therapy; o ultrafocado - ondas de estímulos, indicado para tratamento corporal com redução de medidas, gordura localizada e celulite, mais o tratamento facial, reduzindo linhas de expressão e o Dermaroller, próprio para a renovação do tecido danificado da pele.

 

ELAS E ELES

VALÉRIA Câmara cuidando do bonito enxoval dos primeiros netos, Maria e Germano Filho, herdeiros de Rafaella e Germano. Vovô Antônio Câmara constrói a mais linda torre de esperanças e muito amor.

 

DESEMBARGADORA Edite Bringel ganhou abraços afetuosos de grupo amigo. Era seu natalício e lá estavam Maria Vanda Sá, Zeneida Rangel, Idelária Pinheiro, Graça e Querubina Bringel, Ester Lins Cavalcante, Irene Mota, Maria Esteves, Gisela Costa e a colunista. Completando o momento chegou a filha bonita da aniversariante Lígia.

 

CALENDÁRIO marca nova idade para Auridéia Gualberto, dia 20. Freitas Cordeiro e Narcélio Miranda, 21; Arinete Timbó e Aracy Justa, 22 e o médico Flávio Leitão Filho, 24.

 

EMPRESÁRIO Fernando Linhares, que tem em seu quarto uma das lindas imagens de Nossa Senhora de Fátima, em tamanho natural, celebrou seu casamento com Ana Paula Coutinho.

 

Por Lêda Maria

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?