Logo O POVO+
Entre a ruína e a saudade
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Entre a ruína e a saudade


O que é uma cidade? É o que vemos? É onde moramos? Eu me faço essas perguntas quase todos os dias, antes ou depois de sair de bicicleta para uma volta rápida. Meu caminho é uma reta com poucas digressões. Pedalo e espero que a inércia cumpra sua parte. Aqui e ali, aperto bruscamente o freio. Quase caio. Um carro parado na faixa. Um ambulante. Um pedestre que atravessa sem olhar para os lados. Entulho. Podas de árvore. Desvios de rota.


Extraio uma moral. Mesmo a reta é tortuosa. Penso na ruína da cidade e na cidade-ruína. Lembro das fotos que vi no dia anterior. São imagens de jovens perdidos num passado que era a promessa de outro tempo. Esse tempo chegou. Leio em algum lugar: “A nostalgia é uma utopia às avessas”. Continuo pedalando. Outra série de perguntas vem a cada esquina: do que tenho saudade? De quem? Por quê? Um carro avança sobre a faixa e recua. Cede passagem. Cruzo lentamente, gozando o momento – alguém interrompeu o seu trajeto para que o meu se realizasse. A cidade é um acordo, é uma relação. É preciso vivê-la como troca amorosa. Às vezes, falha. Às vezes, funciona.


Extraio uma nova moral: a saudade é a nova ética do presente. Vivemos mergulhados no tempo descontinuado, um tempo sem tempo. O acúmulo sempre foi uma das definições para cultura. O que acumulamos hoje? Acumulamos saudade do que não vivemos. Escolhemos a palavra desapego como novo fetiche, mas do que desapegamos? Livros, roupas, emprego, carro. Acho que desapegar-se é um apego sem medo. Saudade, então, é não ter medo do que esse tempo sempre-agora traz pra gente.


Vejo a imagem do prefeito borrifando tinta num muro. O muro é colorido. A tinta usada pelo gestor, que não gosta de ser confundido com político, é cinza. Tento imaginar de que maneira conseguiria explicar pra minha filha por que alguém iria querer descolorir um muro e cobri-lo de cinza. É como se pedisse que jogasse fora todos os lápis de cor e ficasse apenas com um. Não encontro resposta. Rio do nome do programa que batiza o cinza no muro: “Cidade Linda”. Agachado, sorridente enquanto posa para fotos, o prefeito é novo, mas surpreendentemente velho.


Na cultura moderna, a metáfora da ruína encontra paralelo apenas com a do zumbi. Corpo morto-vivo, no limiar de se tornar passado, mas com um pé no presente. Ruína tem similaridade com esse organismo dúplice, a meio caminho de duas condições opostas – vida e morte. É a emergência no presente de um passado que assombra, mas que também seduz. As fotos do prefeito-dublê atraem cada vez mais admiradores. São ruína antes de se tornarem futuro.


Cidade é uma saudade. Somos incapazes de palmilhar um quarteirão sem a presença do que falta. Não à toa, morar tem vizinhança sonora com namorar. O português é uma língua cheia de desvios. Tanto que inventou uma saudade apenas para si. O sentimento intraduzível é talvez o mais rico. Não se diz saudade noutro idioma. Etimologicamente, quem sabe as duas palavras até se afastem. Mas é no som que elas se traem: cidade/saudade, morar/namorar. Das cidades do interior do Ceará, do que mais sinto falta é das placas na entrada e na saída: “sejam bem-vindos” e “aqui fica uma saudade”. São cidades com início e fim. Cidades cujos desvios precisam ser inventados.


Diferente de Fortaleza, essa geografia que se confunde com o mar e o sertão. Plana, é uma cidade sem contornos, indiscernível, feita ao gosto de cada um. Hostil e acolhedora. Forasteiro ou nativo, cada morador vive uma cidade diferente. Também experimenta uma saudade diferente. Disso extraio uma última moral, que se materializa em forma de nova série de perguntas.


Qual é a cidade que você namora? De qual tem saudade? Por qual perde o fôlego? Em qual gosta de estar? Onde costuma se demorar?

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?