Logo O POVO+
Dia dos Pais pelo mundo
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Dia dos Pais pelo mundo


Surpreendentemente, as datas da celebração do Dia dos Pais não são as mesmas em todos os lugares. Os costumes e as tradições diferem de um país para outro. Com o primeiro registro do Dias do Pais encontrado nas ruínas da Babilônia, prova-se que ele é celebrado há muitos séculos. A data começou a ser instituída no Brasil em 1953.


Clubes, escolas e sociedades culturais no Reino Unido, Irlanda, Austrália e na África do Sul organizam festas e encontros, oferecendo a oportunidade de celebrar a data, enfatizando a importância do papel do Pai no desenvolvimento da família e da sociedade como um todo.


Na Tailândia, a data do Dia dos Pais muda dependendo da data de nascimento do atual rei e crianças e netos presenteiam os pais com flores e doces.


Na Espanha, como em muitos países cristãos, o Dia dos Pais é celebrado no dia de São José, 19 de março. No estilo tradicional espanhol, o dia culmina com uma grande refeição familiar com a marca da rica gastronomia regional.


No Nepal, a celebração do pai tem ritual sério, sem alimentos evidenciados, que inclui a realização de uma cerimônia para pais recém-falecidos, mostrando respeito por aqueles que ainda estão por perto.


Na Austrália, a reunião de café da manhã para as famílias é o pilar das celebrações do Dia dos Pais. Na África do Sul, as famílias saem para fazer um piquenique e pescar.


Na Holanda, café da manhã na cama e um belo jantar familiar. A comemoração acontece no primeiro dia da primavera de setembro.


O estado de Victoria, no sudoeste da Austrália, leva a paternidade especialmente a sério, coroando, todo ano, 32 “pais do ano” de seus 32 municípios e festejando na mesa com as famílias destes reis por uma dia...


Na Alemanha, a festa é no Dia da Ascensão Cristã, 40 dias após a Páscoa, e é referido como “Dia dos Homens” ou “Dia dos Cavalheiros”.

Beber cerveja e vinho e demonstrações de força e masculinidade vão até puxar vagões de trem...


Já na Romênia, a celebração de Dia dos Pais é recente: o país da Europa Oriental tornou-se a última nação da UE a ter seu próprio dia para os pais em 2010. Uma lei foi aprovada para tornar o feriado oficial após o lobby por um corpo chamado Alliance Fighting Discrimination Against Fathers, que, realmente existe por lá.


Na China, o Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto, porque a data 8/8, prontamente pronunciada “ba-ba” em mandarim, parece similar à palavra de “pai”. Em cidades maiores como Taiwan e Hong Kong, o feriado é semelhante à versão oriental do feriado, tornando-se um dia popular para presentes e saídas para jantar.


Na Índia o dia ganhou força junto com a crescente influência ocidental no País, bem como propaganda de cartões e outras empresas centradas no feriado. O dia do pai indiano é muito mais popular nas áreas urbanas, onde o piquenique reina..


Dica para quem fazer bonito no jantar, sem saber cozinhar, compre uma pizza congelada simples de mussarela e personalize ela para o seu Pai com tudo que ele gosta! Como sugestão: mini-tomates cortados no meio, bolinhos de mussarela fresca, fatias de presunto cru tipo Parma ou espanhol, folhas de manjericão, azeitonas pretas sem caroço e uma boa porção de amor no preparo. Vai dar certo!

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?