Logo O POVO+
O melhor restaurante de 2017
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

O melhor restaurante de 2017

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1][FOTO2] 

Estive online durante toda a manhã da última quarta-feira, aguardando, ansioso, pelo anúncio dos vencedores da lista de 50 melhores restaurantes do mundo. A premiação é a mais esperada do ano no mundo da alta gastronomia. A cerimônia aconteceu em Melboune (Australia) e o grande vencedor de 2017 foi o Eleven Madison Park, de Nova York, cuja cozinha é comandada pelo chef suíço Daniel Humm.
 

Apesar deste resultado ser um pouco surpreendente, se formos analisar a trajetória desse restaurante, que estava em 12º lugar em 2012 - ano em que o brasileiro D.O.M. chegou a quarto lugar -, e nos anos subsequentes se manteve entre os cinco melhores, podemos perceber um resultado justo, que premia um trabalho consistente.
 

O Eleven ostenta 3 Estrelas Michelin. Parabéns aos americanos! O título retorna aos Estados Unidos, depois dos títulos do chef Thomas Keller, do The French Laundry, em 2003 e 2004. Parabéns aos peruanos, que ficaram com o quinto lugar (restaurante Central) e o oitavo lugar (retsurante Maido). Acho que o título pode vir brevemente para a nossa América do Sul. Parabéns aos espanhóis, que emplacaram três entre os dez melhores!
 

Lembro que, em 2016, o vencedor foi o Osteria Francescana de Modena, Italia, do chef Massimo Bottura, que conquistou pela primeira vez o cobiçado título, depois de um segundo lugar em 2015 e de dois terceiros lugares em 2013 e 2014. O restaurante brasileiro D.O.M., de Alex Atala, tem ocupado ótimas posições nos últimos anos e chegou a ocupar a 4ª posição em 2012. Nos anos subsequentes ele ocupou a sexta, sétima e nona posição e, finalmente, em 2016, ele ficou com a 11ª posição. Agora acaba de ser anunciado na 16ª posição e continua sendo o único brasileiro na lista. Que um dia o Brasil consiga estar no topo do “Oscar” da gastronomia. 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?