Logo O POVO+
Champagne contra Alzheimer
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Champagne contra Alzheimer

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
O cardiologista e gourmet que gentilmente me atende, além de um profissional ímpar, é uma pessoa maravilhosa. Ele confirmou os benefícios do bom vinho tinto tomado com moderação, uma taça por dia, pequena e, agora, quando o que narro nesta coluna estiver confirmado, vai poder recomendar o champagne! Longa vida ao dr. Cabeto!!!
 

Um estudo realizado pela Universidade de Reading (Reino Unido)  determinou que é benéfico degustar três copos de champanhe semanalmente para melhorar a memória, reduzir o risco de doença de Alzheimer ou demência. Os pesquisadores estão convencidos dos efeitos benéficos, os resultados apoiam o que outros disseram, sem estudos, como John Mortimer, um escritor britânico, autor, dramaturgo e advogado, que tomava uma taça de champanhe todas as manhãs e afirmava que este foi um dos segredos para desfrutar de uma vida mais longa. Obviamente, este argumento é simpático, mas o que realmente importa são os resultados de uma pesquisa.
 

Os pesquisadores explicam que com o conhecimento dos benefícios de saúde do vinho, é lógico que o champanhe deve ter efeitos semelhantes, portanto, decidiu-se realizar uma pesquisa para determinar estes benefícios. Muitos estudos descobriram que o consumo moderado de vinho melhora a saúde do coração, diminui a pressão arterial e vários fatores associados com doenças cardiovasculares, isso é graças aos flavonoides (metabolitos secundários das plantas), que são compostos orgânicos que as plantas produzem, não são essenciais para a sobrevivência, mas que para os seres humanos proporcionam uma proteção contra danos oxidativos causados pelos radicais livres.
 

No caso do champanhe, a melhoria da memória é proporcionada pelo ácido fenólico, um composto orgânico presente em muitas espécies de plantas, também um metabolismo vegetal secundário.
 

A pesquisa foi realizada com roedores, o primeiro grupo recebeu como complemento à sua dieta uma dose de champanhe diária, por um período de seis semanas, um segundo grupo foi alimentado com uma dieta normal. Em testes de labirinto avaliaram a memória que tinham roedores, seguindo o caminho para alcançar a meta, tendo como recompensa um alimento.
 

Segundo os pesquisadores, os roedores que não haviam tomado o suplemento de champanhe obtiveram uma taxa de sucesso de 50%, no entanto, aqueles que receberam o suplemento, a taxa de sucesso foi de 70%. Paralelamente a estes testes, também foram realizadas biópsias do cérebro para medir o nível das proteínas envolvidas na memória de curto prazo. Especialistas explicam que os resultados foram espetaculares. O consumo de champanhe em ratos foi associado a um aumento de 200% das proteínas que são importantes para a memória eficaz, isto aconteceu em um período de seis semanas. Os pesquisadores explicam que estes dados podem ser extrapolados para seres humanos, embora, neste caso, o período de tempo para alcançar a melhoria da memória deverá se estender por cerca de três anos.
 

Os resultados são muito interessantes, demonstram pela primeira vez que o consumo moderado de champanhe influencia o funcionamento cognitivo. O próximo passo será a realização de um estudo com um grupo de pessoas acima de 65 anos, bebendo champanhe moderadamente durante três anos, não tenho detalhes sobre os procedimentos de execução.
 

Um porta-voz da Sociedade do Reino Unido para o Alzheimer afirmou que é um estudo interessante, mas que será necessário realizar os testes com seres humanos e realmente encontrar uma relação com um risco reduzido de demência ou Alzheimer. Acho que seria também interessante saber se a pesquisa é independente ou financiada pela indústria do champagne.... Lembrando, o vinho tinto é uma taça pequena por dia ou , quando confirmado, uma taça de champagne por dia!!

 

Por Bernard Twardy

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?