Logo O POVO+
O chef que cozinha para o governador e seus convidados
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

O chef que cozinha para o governador e seus convidados

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O seu nome é José Filho e hoje, aos 25 anos, ele é o chef de cozinha do Palácio da Abolição – responsável pela alimentação diária do governador e de sua equipe, além de elaborar e executar os banquetes para receber as visitas oficiais, algumas internacionais.
 

Nascido em solo alencarino e com descendência indígena, o chef José Filho Alves se aventurou na gastronomia desde a infância, quando introduzia insumos em suas brincadeiras. O estreito vínculo com sua avó, a matriarca da família, dona Terezinha, despertou a vontade de transformar a brincadeira de criança em seu ofício para toda a vida.
 

Aos dezenove anos se matriculou no curso de Gestão Financeira, pois assim como hoje, o jovem que opta por cursar Gastronomia está bastante suscetível a críticas. Já no primeiro dia letivo, desistiu do curso e optou por seguir seu coração.
 

Passou a trabalhar em dois empregos a fim de custear sua graduação em Gastronomia, pois sua família não apoiou sua opção profissional. Mas esta sua necessidade de trabalhar acabou se tornando um trampolim para o seu futuro profissional, pois José Filho adquiriu a vivência necessária para solidificar a sua formação profissional. José sempre sonhou alto e também fez a Pós-Graduação em Gastronomia. No final de 2015 convidamos José para chefiar a cozinha do restaurante-conceito Ceará à Mesa, que foi montado na Casa Cor. O sucesso absoluto desse restaurante que lotou durante os seus 45 dias foi uma ótima experiência e serviu de vitrine para esse jovem cozinheiro que, logo após o evento, foi convidado para assumir a cozinha do Palácio da Abolição, onde está há mais de um ano.
 

Gosto muito dos pratos criados por José Filho, pois ele consegue aplicar as  melhores técnicas disponíveis no mundo, utilizando insumos cearenses. Hoje sou um de seus clientes, pois José faz também serviço de Catering (banquetes residenciais ou empresariais).
Sinto muito orgulho desse jovem, pois fui um de seus professores a Fanor DeVry.

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?