Logo O POVO+
Pensando em projeto para 2017? Que tal uma ajudinha?
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Pensando em projeto para 2017? Que tal uma ajudinha?

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Vou abrir um Restaurante! Eu não: você. Caro leitor, ficou encantado com aquele barzinho da esquina, lotado, cheio de gente bonita, música boa, bocados de comidas deliciosos e caros? Estes caras estão ganhando tubos de dinheiro...E o japonês, bom demais da conta, (alando nela, meio salgada)? Oh! Dinheiro mole! Vou abrir o meu... Antes de prestar serviço de consultoria para clientes que querem ingressar no ramo de restaurante, costumamos fazer um breafing com os futuros restaurateurs, que vai mais ou menos como descrevo abaixo. ABRIR UM RESTAURANTE PARA QUEM É DO RAMO É UM DESAFIO. IMAGINA PARA QUEM NÃO É! Estamos há dois meses da data prevista de inauguração. Nos próximos 60 dias, vamos trabalhar firme para chegar lá! Dois dias antes de inaugurar, você já estará bem cansado da correria destes dias. Arquiteto, obra, fornecedores, prestadores de serviço atrasados, orçamento levemente estourado. Sua namorada ou companheira (que tem um excelente emprego e não pretende mudar de vida e que inicialmente acho a ideia %u201Clegal%u201D) já está com outra cara, pois ela dormiu mais com o restaurante que com você nestes últimos dias.

Vem a inauguração. Sucesso total, acertou no alvo, quase todo mundo veio e adorou.  

O primeiro dia costuma iniciar com uma lista de compras, outra de atitudes a serem tomadas para corrigir pequenos defeitos, outra com as anotações de conversas com os funcionários que não atenderam a contento, outra com os contatos dos amigos que não compareceram e precisam conhecer...tranquilo: afinal, você deitou às 3 horas da manhã e dormiu até as 8 horas!! Depois da reunião com os funcionários, um já desistiu e o outro faltou. Vem o primeiro expediente de fim de semana que consagra o seu ingresso no meio da turma que trabalha quando os outros não. Seu círculo de amizade, que é fiel, vai lhe visitar!!! Natal, Ano novo, Páscoa e feriados do nosso sortido calendário...isso não lhe pertence mais.  

Depois de dois meses de dinâmica sustentada e inarráveis episódios de faltas de produtos, energia, gás, funcionários e outras alegrias, você esta com a bateria quase lá embaixo, cansado como só você sabe. A consultoria foi boa, o restaurante já está apresentando bons resultados e daí vem a ideia genial de contratar um gerente, que não contratou no início para baixar custos. Ele é gente boa, de confiança, mas não se iluda... nada como a presença do dono para deixar o cliente fidelizado. Não suma. O seu negócio pode sumir do mapa junto...afinal, ele tem a sua cara. DUAS DICAS PARA DAR CERTO: Antes de tudo, faça um plano de negócios, uma vez que ele vai absorver todos os passos e dados financeiros para montar o seu negócio. Com ele, você vai enxergar o que o seu projeto vai custar antes de inaugurar e quanto você vai gastar para mantê-lo de pé. Isto feito, poderá fazer a sua previsão de faturamento e ver se o seu negócio tem futuro. A outra dica é contratar uma nutricionista para navegar sempre dentro do que a RDC 216 manda - ela está na internet.  

O salário que você pagará para esta profissional ser o anjo da guarda da segurança alimentar do seu restaurante não tem preço. Dormir com a certeza de que os clientes que consumiram seu alimento estão dormindo bem também. Precisa de ajuda? Mande um email. Temos uma equipe bem criativa.

 

Por Bernard Twiard

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?