Logo O POVO+
O sexto poder?
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

O sexto poder?

NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Em toda sociedade democrática e com regime presidencialista, os três poderes principais são Legislativo, Executivo e Judiciário. O quarto poder seria a mídia de massa que, atuando de forma positiva ou não, exerce influência tanto nas pessoas quanto na sociedade denunciando, investigando e levando a conhecimento público atos em geral, notícias, ilegalidades e cotidiano, em diversos setores, principalmente político.

[QUOTE1]

O termo quarto poder ficou bem massificado no Brasil em função do filme de Costa Gravas estrelado por Dustin Hoffman, que levava esse nome. O “quinto poder” é um termo controverso, cuja pretensão foi de ampliar a caracterização de um sistema de separação de poderes conforme Montesquieu - famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais - que prega a distinção e igualdade dos poderes. Existindo tal poder de caráter não oficial, os candidatos ao quinto poder são as religiões e a internet.


Por fim, podemos observar então a gastronomia como o sexto poder, entretanto com a mesma liberdade de classificar qualquer um dos poderes anteriores e com a mesma capacidade de reconhecimento e influência apenas naqueles que se permitem. Com poder de coesão social, habitualidade e abrangência superior às religiões, a gastronomia e os meios que a cercam se candidata ao sexto poder.


Maior que a religião por que come-se todos os dias, normalmente mais de uma vez e alimenta tanto quanto a religião, cada uma a seu modo. Sua disseminação alavancada pelo poder da internet move economias, hábitos e decisões de vida.

Nunca duvide de sua capacidade. Cassius Regis Coelho, 43 anos, foi acometido por esse poder.


Após 20 anos atuando como contador, sócio de um dos maiores e mais respeitados escritórios de contabilidade de nosso Estado, tendo sido presidente do Conselho Regional de Contabilidade, poderíamos dizer até que Cassius havia chegado ao topo da profissão. Não sabemos se, após alcançar todos os desafios primeiros, ele se viu buscando um maior ou um novo, mas ele se desligou completamente do antigo trabalho e se jogou na nova empreitada.


Então, empoderado, há dois anos, resolveu transformar essa realidade e observou na gastronomia essa possibilidade de guinada. Fez vários cursos na área de preparo de alimentos como de pizza, pães, formação de cozinheiro, formação de padeiro, passando por escolas de Fortaleza e de fora do Estado foi contaminado pelos levedos da panificação e encontrou aí a paixão que buscava.


Mas nessa paixão Cassius não encontrou apenas felicidade e relata que houve mais lágrimas que sorrisos, o que segundo ele já era esperado. “Nunca fui enganado pela mídia. Nunca tive visão romântica. Empreender, na prática, é diferente do que se lê sobre ela na teoria e eu não esperava tanta dificuldade. O preço que se paga é alto e o pior é ser visto pelo estado como um contraventor.

Todo esse desgaste e energia empregada acabam sendo pagos pelo consumidor”.


Porém, o sonho e desejo de mudança foram maiores e a gastronomia exercendo todo seu encanto ainda amealhou a esposa, Daniele Coelho, 40 anos, surpreendida por um desligamento do ramo de laboratórios onde atuava. Num regime de complementaridade entre racionalidade e emoção, o mesmo que uniu o casal até aqui, traçaram agora um novo caminho no negócio que permaneceu embrionário por esses dois anos, funcionando de casa e recebendo encomendas.


Agora, partem para um local de produção fora de casa, ainda sem atendimento ao público, mas com uma cozinha muito bem estruturada. O sonho continua e quem quiser compartilhar com Cassius e Daniele um pouco desses ideais e ver como a gastronomia os encheu de coragem para essa empreitada dá uma olhada no perfil @graodalinoartesanal. Eu desejo muito sucesso e muito poder!!!

Por Rodrigo Viriato
Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?