PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Alerta vermes!

2017-07-01 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
Muito comum em seres humanos, os vermes também podem afetar a saúde dos pets. Poucos tutores sabem, mas esse mal está se tornando cada vez mais comum e pode até matar o animal de estimação.


A solução para evitar que os bichinhos sejam infectados por vermes é simples e prática: a vermifugação. Segundo o médico veterinário Igor Ferreira Santos, em entrevista ao site G1, o tipo mais comum de contaminação entre os pets é o contato com as fezes de outros animais. A alimentação e onde os animais vivem também podem ser alvo para a propagação do verme.
 

O veterinário alerta que ao aparecerem os primeiros sintomas o tutor deve procurar um especialista no assunto para tratar o animal. Assim, o bichinho pode dizer adeus à doença sem sofrimentos. 

[FOTO2] 

‘’Estes sintomas são, geralmente, o emagrecimento rápido e a indigestão dos animais’’, conta Igo.
 

Após detectada a doença, o tratamento varia de acordo com a gravidade e a quantidade de vermes encontrados no pet. Para prevenir, é importante que o peludo tome a primeira dose da vermifugação logo nos 15 primeiros dias de vida. ‘’A vermifugação ataca diretamente o verme adulto, não atingindo os ovos. Então devemos ficar atentos, pois mesmo sendo comuns, os vermes não deixam de ser perigosos e a evolução é rápida, podendo causar a morte”, explica o profissional.
 


TIPOS DE VERMES
A lombrigas são os vermes mais comuns entre os peludos e não afetam apenas os filhotes. Se não tratada a tempo, uma infestação grave pode causar a morte por obstrução intestinal. O verme chicote, mais encontrado em cães, são parasitas difíceis de analisar. Para esse mal, o principal sintoma é a perda de peso crônica.
 

Já a tênia se manifesta quando cães e gatos ingerem pulgas. Essa contaminação pode ser destruída com vermífugos comuns. Por último, mas não menos importante, destacamos os ancilostomos. Esses vermes são muito pequenos, finos e se prendem a parede do intestino delgado para sugar o sangue dos tecidos.
 

Para todos os casos, vale procurar um especialista no assunto. Assim, o pet pode ser tratado da forma certa e se livrar dos vermes sem grandes problemas. 

TAGS